Buscar

AP3 Geografia da Indústria(gabarito)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AP3
1) De acordo com o que foi estudado no semestre sobre o processo de industrialização, responda: (vale 8,0 pontos).
a) Indique dois fatores que contribuíram para que a Inglaterra tenha experimentado a "solidão do pioneiro" no processo de Revolução Industrial.
R: A adoção de ideias políticas de um liberalismo econômico; disponibilidade e uso prévio do carvão mineral em substituição do carvão vegetal que já estava esgotado; A ação do Estado ao aprovar o decreto da Lei dos Cercamentos de Terras gerando êxodo rural e engrossando a quantidade de mão de obra disponível; aumento da produção alimentícia provocando aumento da população pela maior disponibilidade de alimentos; e crescente mercado interno.
b) No começo da industrialização, século XVIII e XIX, nos países em que esse processo aconteceu, onde predominantemente se localizavam as indústrias? E que fatores explicavam esta localização? 
R: As indústrias se localizavam em cidades que já existiam e em cidades que foram formadas a partir da instalação de indústrias. Os fatores que explicam: localização de matéria prima, perto das minas de carvão; localização perto de portos para escoamento de produção; importância da cidade como concentração de mão de obra.
c) Quais são os elementos principais que contribuem para a formação e caracterização de um tecnopolo?
R: Investimento estatal e privado em sistemas de engenharia de apoio, estradas, portos, aeroportos, de comunicações, de teleducação, de informática e robótica, entre outras, através de redes materiais e imateriais; instituto de pesquisa; proximidade a grandes centros.
d) Diferencie os polos industriais tradicionais dos polos tecnológicos atuais.
R: Os primeiros surgem em função dos fatores locacionais clássicos ou por ação do Estado em que não levam em conta o tipo de tecnologia utilizada pelas firmas, nem a forma como essas tecnologias são obtidas. No segundo caso, Comum a todos os polos tecnológicos e de modernização é a presença de diversos agentes representados pelo tripé governo-instituição de ensino e pesquisa, setor produtivo, em intensa interação. Trata-se de empreendimentos voltados para a realização de inovações tecnológicas com elevado grau de novidade para o mercado.
e) Quais os fatores principais que promoveram uma crise estrutural do capitalismo na segunda metade do século XX?
R: O avanço da luta de classes e do poder do operariado, nos países capitalistas desenvolvidos, perturbou seriamente o funcionamento do sistema capitalista; fatores provocaram a redução na taxa de lucro: a elevação dos preços das matérias primas, principalmente, do petróleo; acirramento da concorrência entre empresas, principalmente, entre os capitais americanos, alemães e japoneses.
f) Cite as principais iniciativas de reestruturação diante da crise capitalista?
R: A reestruturação da produção que teve como orientação a acumulação flexível e a adoção de novas formas de organização das empresas; mudanças institucionais no âmbito nacional e internacional com assunção do modelo de regulação neoliberal que trouxe subsídios ao processo de fragmentação da produção.
g) Cite as principais repercussões dessa reestruturação?
R: O processo de acumulação flexível em associação com a introdução ampliada de novos padrões de automação informatizada possibilitou a desconcentração espacial da produção tanto nacional como internacionalmente; as mudanças da estrutura produtiva provocaram intensa desvalorização da força de trabalho com desregulamentação dos direitos do trabalho, grande precarização e terceirização da força de trabalho, destruição dos sindicatos classistas. 
2) Indique se são verdadeiras ou falsas as proposições a seguir e justifique as que forem falsas. (Vale 2,0 pontos)
(a) Uma estratégia muito comum utilizada pelas empresas transnacionais para o controle dos mercados é a fusão ou compra de empresas concorrentes ou até de setores diferentes. (V)
(b) A partir da observação da distribuição das sedes das multinacionais no espaço terrestre, pode-se afirmar essas estão presentes homogeneamente em todos os hemisférios. (F)
(c) A instalação de empresas multinacionais em países emergentes é impulsionada pela mão de obra barata e pelos benefícios do governo local. (F)
(d) Entre os principais benefícios oferecidos pelos países emergentes às empresas multinacionais estão a doação de terrenos e isenção e/ou redução de impostos. (V)
Disciplina: Geografia da Indústria.
Professora: Vânia Regina
Aluno: _______________________________________
Data: ____/___/____. Matr.: ______________________

Continue navegando