Buscar

APOL 1 PSICOLINGUISTICA

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Psicolinguística
Considere o seguinte fragmento de texto:
“[...] a teoria gerativa de Chomsky para a aquisição de L1 [língua materna] foi o ponto de partida para o modelo do monitor proposto por Stephen Krashen para explicar a aquisição de segunda língua”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto na íntegra, ele está disponível em: GODOY, E.; DIAS, L. S. Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2014. p. 149.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem quanto às hipóteses que fundamentaram o modelo de aquisição de uma segunda língua proposto por Krashen, relacione cada uma das hipóteses listadas a seguir às suas respectivas características.
1. Hipótese do Monitor
2. Hipótese da Ordem Natural
3. Hipótese do Insumo
4. Hipótese do Filtro Afetivo
( ) O sistema adquirido será responsável pelo uso fluente da língua, enquanto o sistema aprendido apenas corrigirá e aprimorará o que aquele produziu.
( ) É necessário que o aprendiz esteja relaxado e motivado, sem ansiedade nem estresse.
( ) A aquisição só acontece quando o aprendiz recebe o que Krashen chama de i + 1 (mensagem compreensível acrescida de mensagem nova.
( ) Baseia-se na ideia de que,durante a aquisição da linguagem, todos os aprendizes de L2 seguem uma sequência parecida com a aquisição de L1.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4
	
	B
	1 – 3 – 4 – 2
	
	C
	4 – 3 – 1 – 2
	
	D
	4 – 2 – 3 – 1
	
	E
	1 – 4 – 3 – 2
Questão 2/10 - Psicolinguística
Leia o seguinte fragmento de texto:
“[...] publicações mais recentes sinalizam a necessidade de inclusão, no quadro dos problemas abordados pela Psicolinguística, de temas como a comunicação intercultural, entre outros”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto na íntegra, ele está disponível em: GODOY, E.; DIAS, L. S. Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2014. p. 22.
De acordo com o livro-basePsicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, com as diversas possibilidades de abordagem, a Psicolinguística tem se tornado mais:
	
	A
	filosófica.
	
	B
	mística.
	
	C
	alegórica.
	
	D
	eclética.
	
	E
	literária.
Questão 3/10 - Psicolinguística
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A ideia de continuum, proposta por Marcuschi, traz uma perspectiva mais abrangente para o estudo das relações entre a fala e a escrita, pois permite considerar o fato de que há muitos textos escritos que se aproximam mais ao polo da fala".
Após esta avaliação, caso queira ler este texto na íntegra, ele está disponível em: GODOY, E.; DIAS, L. S. Psicolinguística em foco. Curitiba: InterSaberes, 2014. p. 110.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, marque a alternativa que aponta um texto escrito usualmente mais próximo ao polo da fala que ao da escrita:
	
	A
	artigo científico.
	
	B
	soneto clássico.
	
	C
	Procuração.
	
	D
	bilhete pessoal.
	
	E
	contrato imobiliário.
Questão 4/10 - Psicolinguística
Leia o seguinte trecho de texto:
“A década de 80 [1980] foi marcada pelos trabalhos de O'Malley, Chamot e seus colaboradores sobre as estratégias de aprendizagem. Para eles, as estratégias de aprendizagem podem ser agrupadas em 3 grandes categorias”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto na íntegra, ele está disponível em: VENTURI, M. A. Tópicos de aquisição e ensino de Língua Estrangeira. São Paulo: Humanitas, 2008. p. 125.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, os três tipos de estratégias importantes para a aprendizagem de uma língua estrangeira, segundo otterall e Reinders, citando O'Malley e Chamot, são:
	
	A
	afirmativas, neutras e negativas
	
	B
	paliativas, locais e internacionais
	
	C
	primárias, secundárias e terciárias
	
	D
	cognitivas, metacognitivas e sociais/afetivas.
	
	E
	masculinas, femininas e neutras.
Questão 5/10 - Psicolinguística
Considere a seguinte citação:
“Dois tipos de estratégias regem o comportamento do leitor - as estratégias cognitivas (automáticas, inconscientes, leitura rápida e eficiente) e as estratégias metacognitivas, que regem os comportamentos conscientes do leitor e que permitem a desautomatização e controle das estratégias cognitivas para autorregulamento da compreensão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIETRARÓIA, C. M. C. Percursos de Leitura. São Paulo: Annablume, 1997. p. 287.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem sobre as estratégias metacognitivas na aprendizagem de língua estrangeira, analise as proposições abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. (  ) Com as estratégias metacognitivas, os alunos regulam sua aprendizagem.
II. (  ) Avaliar a própria aprendizagem é uma estratégia metacognitiva.
III. (  ) As estratégias metacognitivas são estratégias diretas.
IV. (  ) Diminuir a ansiedade é uma estratégia metacognitiva.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – V – V
	
	E
	F – V – F – V
Questão 6/10 - Psicolinguística
Atente para o seguinte excerto de texto: 
“A afasia é um distúrbio que se caracteriza pela perda parcial ou total da linguagem, em consequência de uma lesão cerebral, na maioria das vezes resultante de um acidente vascular cerebral. O estudo da afasia, com base nos princípios teóricos e metodológicos da medicina ou da linguística tradicional, tem centrado sua investigação na patologia propriamente dita ou no indivíduo afásico, em sua avaliação de linguagem e reabilitação”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: SANTOS, M. M. C. dos. Afasia: A ausência da fala no outro. Dissertação. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2001. p. 51.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, marque a alternativa que contém denominações de distinções mais sutis do fenômeno da afasia.
	
	A
	esquizofrenia e sintomatologia.
	
	B
	fonologia e semântica.
	
	C
	paranoia e hipoatividade.
	
	D
	afasia global e alexia.
	
	E
	autismo e dislexia.
 
Questão 7/10 - Psicolinguística
Leia a seguinte passagem de texto: 
“Os professores não são totalmente indiferentes à dislexia [...]. 70% dos professores sabem que, com o tratamento adequado, indivíduos com dislexia podem ser tão competentes quanto aqueles que não apresentam o distúrbio; 68% dos professores sabem que alunos com dislexia não apresentam déficit de inteligência (retardo mental) e 55% sabem que a dislexia afeta o rendimento escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: MEDEIROS, M. C. G. O que os professores conhecem sobre dislexia. São Paulo: SESI-SP, 2012. p. 96,97.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem sobre distúrbios e dificuldades de aprendizagem, é correto afirmar que a dislexia:
	
	A
	Depende do grau de instrução do indivíduo.
	
	B
	Depende da inteligência do indivíduo.
	
	C
	Depende das oportunidades socioculturais do indivíduo.
	
	D
	Consiste em uma dificuldade para ler.
	
	E
	Consiste em uma dificuldade para memorizar datas.
Questão 8/10 - Psicolinguística
Atente para a seguinte citação:
“[A] oralidade antecede a escrita. Não é apenas através dos olhos que se aprende uma língua, mas também através da audição, em situações de comunicação”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto na íntegra, ele está disponível em: LOPES, M. C. Compreensão oral em língua inglesa. Curitiba: IESDE, 2012. p. 10.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem sobre as abordagens inatistas e suas explicaçõesda aquisição da linguagem, analise as seguintes asserções: 
I. Evidenciam que os falantes de uma língua natural produzem infinitas sequências de sentenças a partir de recursos finitos.
II. Consideram que o ambiente serve apenas como um desencadeador do dispositivo da aquisição da linguagem.
III. A aquisição da linguagem seria o processo de descoberta das regras da língua materna pela criança.
IV. A aquisição da linguagem teria como base e fator fundamental a interação entre crianças e adultos.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, II e IV
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	II e III
	
	E
	III e IV
Questão 9/10 - Psicolinguística
Considere o seguinte fragmento de texto:
“[Existe um] estado ou condição de quem não só sabe escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vive, conjugando-as com as práticas sociais de interação oral, [indo] além da literalidade dos textos [de forma a] interpretá-los em relação a outros textos e discursos.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: SOARES, M. Português. São Paulo: Moderna, 1999. p. 3.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, o fragmento de texto acima define o conceito de:
	
	A
	alfabetização.
	
	B
	desempenho escrito.
	
	C
	competência de leitura.
	
	D
	letramento.
	
	E
	bilinguismo.
Questão 10/10 - Psicolinguística
Leia a seguinte informação:
“68% dos professores sabem que alunos com dislexia não apresentam déficit de inteligência (retardo mental) e 55% sabem que a dislexia afeta o rendimento escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto na íntegra, ele está disponível em: MEDEIROS, M. C. G. O que os professores conhecem sobre dislexia. São Paulo: SESI-SP, 2012. p. 97.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem sobre a dislexia, marque a afirmativa correta:
	
	A
	Depende do grau de instrução do indivíduo.
	
	B
	Depende da inteligência do indivíduo.
	
	C
	Depende das oportunidades socioculturais do indivíduo.
	
	D
	Consiste em uma dificuldade para ler.
	
	E
	Consiste, mais precisamente, em uma dificuldade para falar.

Continue navegando