Buscar

atividade 1.2 BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Completo: Nathalia Regina dos Santos
	RGM: 18874894
	Instituição: Universidade Cidade de São Paulo
	Data: 19/11/2020
	Curso: Licenciatura Plena em História
	Disciplina: Estagio Curricular Supervisionado em História no Ensino Médio
ATIVIDADE 1.2 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
Analise e comente (com suas próprias palavras) as propostas gerais e as competências gerais da educação básica e como essas são relevantes para a formação do estudante. Destaque uma das competências gerais da educação básica e depois comente como essa competência se articula com o itinerário formativo da sua área de atuação (Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicada). A sua análise deve conter, no mínimo, uma lauda (página).
Digite aqui seu texto:
A BNCC explana as escolas o que devem apresentar ao jovem, esse mundo de possibilidades infinitas como para investigação e intervenção. Os jovens tem seu protagonismo introduzidos todo o texto da BNCC do Ensino Médio.
Tendo em seu objetivo incentiva-los a assumir novas responsabilidades estimando o que já foi feito e acendendo possibilidades para o novo.
Obtemos tais resultados pela promoção da educação integral, que se refere aos aspectos cognitivos, físicos e socioemocionais, também no preparo básico para o trabalho, na formação de nossa sociedade mais inclusiva, justa e democrática, pelo comprometimento com a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem.
Estão inseridas nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas as disciplinas de História e Geografia, Filosofia, Sociologia. Sugere a abrangência e o importância das diferenças, o respeito as diferentes culturas e aos direitos humanos, combatendo qualquer forma de preconceito. 
Desenvolvendo capacidades de abstração e percepção, observação e memória, permitem o desenvolvimento de raciocínios complicados e um domínio sobre várias formas de linguagem, são parte dos objetivos da área. Compreendendo a importância da formação dos estudantes e a apresentação para os mesmos de tempo e espaço; territórios e fronteiras; cultura e ética indivíduas, natureza, política, sociedade e trabalho. 
Torna-se indispensável ao educador ajudar a inserir na vida do jovem, um senso crítico de percepção do mundo em que habita, refletir sobre economia, politica, meio ambiente, cultura e problemas sociais, é de grande valia para a formação do caráter ético e democrático. Também apresentar novas ciências e tecnologias, faz com que mais que uma pessoa, o jovem de torne cidadão, ciente de seus direitos e deveres.
A participação em debates públicos de forma crítica, respeitando diferentes posições expõe esse jovem a se pronunciar diante da sociedade. Além disso, auxilia as escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, autonomia consciência crítica e responsabilidade.
Introduzir a essa jornada a nova era da Cultura digital – Ajuda também no entendimento, na utilização e criação tecnologias digitais de forma que os alunos aprendam a cogitar sobre diversas práticas sociais para se informar. A escola e o educador desempenham um papel fundamental para as escolhas futuras desses jovens.
O objetivo apontado no texto da BNCC é para que a educação brasileira pública e privada, ande para uma formação humana integral e para a edificação de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Continue navegando