Buscar

Avaliando Aprendizado 2

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO ADMINISTRATIVO I   
	Aluno(a): PATRICIA ALVES DE OLIVEIRA
	Matríc.: 201508973474
	Acertos: 0,4 de 0,5
	11/10/2020 (Finaliz.)
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Acerca dos atos administrativos, assinale a opção correta.
		
	
	Os atos administrativos são praticados apenas pela administração pública.
	 
	Os atos de caráter normativo, de decisão de recurso administrativo e os de matérias de competência exclusiva, nos termos da Lei n.º 9.784/1999, não são passíveis de delegação.
	
	Se o motivo que determina e justifica a prática do ato é inexistente ou é inválido, inválidos serão apenas os efeitos do ato e não o próprio ato em si.
	
	Os elementos do ato administrativo que se referem ao mérito são o objeto e a finalidade.
	Respondido em 11/10/2020 08:47:46
	
Compare com a sua resposta:
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Assinalar a alternativa correta.
		
	
	Uma vez preenchidos os requisitos juridicamente previstos para a sua prática, o ato administrativo é válido, independente de seu conteúdo moral.
	 
	O conteúdo do ato administrativo, também denominado objeto, é o que o alo dispõe, entendendo-se, portanto, como o resultado imediato produzido.
	
	A competência é irrenunciável, salvo os casos de delegação e avocação expressamente admitidos em regulamento específico.
	
	Pela revogação, se suprime um ato administrativo legal, mas inconveniente ao interesse público, extinguindo-se ex tunc todos os seus efeitos.
	
	A convalidação é o suprimento da invalidade, com efeitos para o futuro, decorrente de alo da Administração Ou do particular atingido pelo alo viciado.
	Respondido em 11/10/2020 08:52:02
	
Compare com a sua resposta:
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	.(OAB/RS) Diz o art. 94 da Constituição Federal: "Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribu¬nais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros, do Ministério Público, com mais de 10 (dez) anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de 10 (dez) anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pêlos órgãos de representação das respectivas classes. Parágrafo único: Recebidas as indicações, o tribunal forma¬rá lista tríplice, enviando-a ao Poder Executivo, que, nos 20 (vinte) dias subsequentes, escolherá um de seus integrantes para nomeação", Considerando a norma constitucional, para compor certo Tribunal Regional Federal, dentre os nomes A, B e C, o Pre¬sidente da República nomeou o indicado C. Inconformados com tal escolha, A e B ajuizaram ação em que alegam a ina¬dequação da opção feita e a consequente nulidade do ato de nomeação de C. Nesse sentido, de acordo com doutrina e jurisprudência dominantes, é correto afirmar que:
		
	
	por se tratar de exercício de poder vinculado, este ato só é passível de controle jurisdicional quanto ao chamado mérito administrativo;
	 
	por se tratar de exercício de poder discricionário, o controle juris¬dicional deve se restringir aos aspectos da legalidade e verificar se a Administração não ultrapassou os limites da discricionariedade.
	
	todo e qualquer ato praticado pela Administração Pública é pas¬sível de amplo e irrestrito controle jurisdicional;
	
	por se tratar de exercício do poder discricionário da Administra¬ção, este ato não é passível de qualquer espécie de controle jurisdicional;
	Respondido em 11/10/2020 08:53:18
	
Compare com a sua resposta:
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	( OAB) Em matéria de atos administrativos, marque a opção incorreta:
		
	
	O ato administrativo será eficaz quando estiver disponível para a produção de seus efeitos próprios, não estando dependente de qualquer evento posterior, como uma condição suspensiva, termo inicial ou ato controlador a cargo de outra autoridade.
	 
	O ato administrativo é considerado ato jurígeno, ou seja, manifestação que produz efeitos de direito, vale dizer, certificando, criando, extinguindo, transferindo, resguardando, ou de qualquer modo modificando direitos e obrigações.
	 
	No direito administrativo pátrio, a presunção de legitimidade dos atos administrativos é absoluta.
	
	Nem todo ato da administração pode ser considerado como ato administrativo. Como exemplo, temos os fatos administrativos que correspondem aos atos materiais da Administração como a construção de uma ponte.
	Respondido em 11/10/2020 08:55:46
	
Compare com a sua resposta:
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O Estado possui o poder de limitar ou restringir o uso da propriedade, de direitos e das atividades dos particulares em benefício do bem comum Tal faculdade reflete a utilização do poder:
		
	 
	de polícia, cujo exemplo é a atuação em prol da preservação da saúde;
	
	hierárquico, que significa justamente a possibilidade de a administração pública fazer uso da sua supremacia sobre os interesses privados;
	
	de polícia judiciária, cuja principal distinção do poder de polícia administrativa é o fato de que o primeiro incide sobre bens, direitos e atividades, enquanto o segundo incide sobre pessoas.
	
	regulamentar, uma vez que só é possível limitar a propriedade, os direitos e as atividades de particulares mediante a prévia publicação de decreto ou regulamento;
	
	disciplinar, o qual consiste no direito que possui a administração de ditar regras de conduta para que atos dos particulares não venham a afetar o interesse coletivo;

Continue navegando