Buscar

Prova imuno

Prévia do material em texto

1- Quanto as características da imunidade inata e adaptativa, marque 1 para inata e 2 para adaptativa. 
(1) Reconhecem estruturas generalizadas de micro-organismos.
(1) Nenhuma memória.
(2) Especificas para antígenos.
(2) Possui memória.
(2) Seus componentes são linfócitos.
(1) Seus componentes são pele, complemento, fagócitos e NKs.
( X ) 1-1-2-2-2-1
( ) 1-1-1-2-2-2
( )1-2-1-2-2-1
( )1-2-1-1-1-2
2- Os anticorpos (Ac), também conhecidos como imunoglobulinas são glicoproteínas abundantes no plasma sanguíneo. Podem encontrar-se em forma solúvel no sangue ou noutros fluídos corporais dos vertebrados, ou podem estar inseridos na membrana plasmática, onde atuam como receptores nos linfócitos B. Dentre as imunoglobulinas, sabemos que existem 5 tipos diferentes e que possuem diferentes ações. Responda, respectivamente: (IgA) qual a classe de imunoglobulina importante para a proteção das mucosas dos tratos respiratórios, intestinal e geniturinário contra micro-organismos patogênicos; (IgM) qual imunoglobulina caracterizada por atravessar a placenta chegando até o feto (em tipos de placenta com menos camadas); (IgE) qual a classe de imunoglobulina importante em respostas alérgicas/anti-parasitárias. 
( ) IgD, IgG e IgM.
(x) IgA, IgG e IgE.
( ) IgG, IgD e IgM.
( ) IgM, IgD e IgA.
( )IgE, IgA e IgG.
3-Os anticorpos desempenham inúmeras funções importantes para o nosso organismo e são considerados essenciais no processo de vacinação quando induzem a resposta imunológica contra o antígeno. Escolha a alternativa que contenha funções dos anticorpos: 
( ) Lise de células, opsonização e ativação de resposta inflamatória.
(x) Neutralização, opsonização do antígeno, citotoxidade celular dependente de anticorpo
(ADCC), degranulação de mastócitos e basófilos; ativação do sistema complemento.
( ) Promover a produção de citocinas e promoção da proliferação celular.
( ) Promover a produção de citocinas e lise das células infectadas.
 
4- O sistema imunitário, sistema imunológico ou ainda sistema imune é um sistema de estruturas e processos biológicos que protegem o organismo contra doenças. De modo a funcionar corretamente, o sistema imunitário deve detectar uma imensa variedade de agentes, desde os vírus aos parasitas, e distingui-los do tecido saudável do próprio corpo. Assim, sabemos que existe a imunidade inata e adquirida. Sobre a imunidade INATA, julgue as afirmativas como falsas ou verdadeiras e assinale a alternativa correta:
 (F) A imunidade inata proporciona linha de defesa tardia contra micro-organismos enquanto a adaptativa a linha de defesa inicial. 
(F) A imunidade inata tem mecanismos de defesa celulares e bioquímicos que existem até mesmo antes da infecção e estão prontos para responder tardiamente a infecções.
 (V) Os principais componentes do sistema imunológico natural são : 1- barreiras físicas e químicas, como os epitélios e as substâncias químicas antimicrobianas produzidas nas superfícies epiteliais; 2- células fagocitárias (neutrófilo, macrófagos) células dendríticas e NK (Assassinas naturais); 3- proteínas do sangue incluindo membros do sistema complemento e outros mediadores da inflamação; 4- proteínas denominadas citocinas que regulam e coordenam muitas atividades das células da imunidade natural.
 (V)Os mecanismos da imunidade natural são específicos para estruturas que são comuns a grupos de micro-organismos relacionados e podem não distinguir diferenças discretas entre micro-organismos. *
( ) F-F-F-V
( ) V-F-F-V
(X) F-F-V-V
( ) V-F-F-F
5- Anticorpos são glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo. Essas glicoproteínas de defesa atuam de diferentes formas para evitar que uma partícula invasora cause danos à saúde. Elas podem ser encontradas no plasma, em compartimentos citoplasmáticos, na superfície de algumas células, no líquido intersticial e até mesmo no leite materno. Assim, os anticorpos possuem diferentes regiões de ligação. Qual parte do anticorpo é responsável por se ligar aos antígenos? *
( ) Cadeia pesada
( ) Fc (porção constante)
(x) Fab (porção variável)
( ) Cadeia leve
6-Os anticorpos (Ac) (também conhecidos como imunoglobulinas) são glicoproteínas abundantes no plasma sanguíneo. Podem encontrar-se em forma solúvel no sangue ou em outros fluídos corporais dos vertebrados, ou podem estar inseridos na membrana plasmática, onde atuam como receptores nos linfócitos B. Dentre as imunoglobulinas, sabemos que existem 5 tipos diferentes e que possuem diferentes ações. Descreva um pouco sobre cada um deste 5 tipos. 
R: 
 IgG: (subclasses IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4) menor imunoglobulina. É produzida no baço, linfonodos e medula óssea. A transmissão é transplacentária- * colostro. Sua estrutura típica de imunoglobulina-monomérica com 3 domínios constantes – cadeia pesada. 
Funções: aglutinação e opsonização (facilitam a fagocitose) dos antígenos; ativação do sistema complemento – resposta inflamatória. Resposta imune secundária
IgM: intravascular de tamanho elevado, raramente entram em tecidos graniduais. É produzida em órgãos linfoides secundários. Estrutura ligada ao linfócito B- monomérica- 4 dominios constantes. E de forma secretada- pentamérica (até 5/6 ligações). 
Funções: opsonização, neutralização viral, aglutinação e ativação do sistema complemento. Principal AC de resposta imune primária.
IgE: *alergia. Produzida nas mucosas. Estrutura típica de imunoglobulina- monomérica – 4 domínios constantes. Presentes em processos inflamatórios/ picadas de insetos. 
Funções: molécula sinalizada (presente na membrana de mastócitos e basófilos) – inflamação, reações de hipersensibilidade, resposta contra helmintos. 
IgD: É raramente encontrada/ não é muito estuda. Produzida na mucosa. Estrutura ligada ao linfócito B- monomérica (peso e domínios variáveis).
IgA: (subclasses IgA1 e IgA2) Produzida em mucosas de parede intestinal (transporte pelas células epiteliais para secreções externas), trato respiratório, sistema urinário, pele e glândulas mamárias – em órgãos linfoides secundários. Estrutura ligada ao linfócito B- monomérica- 3 domínios constantes. E estrutura de forma secretada- dimérica.
Funções: proteção contra invasão microbiana aos tratos intestinal, respiratório e urogenital, glândulas mamárias e olhos – aglutinação, neutralização viral, impede aderência de micróbios invasores ás mucosas. 
7- Em relação ao complexo de histocompatibilidade maior (MHC), diferencie a MHC I da MHC II (quanto a distribuição, apresentação e processamento). *
R: MHC I : presentes nas células nucleadas, linfócitos TCD8+ ( VAI PROMOVER A MORTE DA CELULA), apresentam antígenos intracelulares.
MHC II: presente somente nas células apresentadoras de antígenos – APCs ( dentríticas, macrófagos e linfocitos B) , linfócitos TCD4+ ( A CÉLULA NÃO VAI MORRER), apresentam antígenos extracelulares (bactérias extracelulares) .
8-O que significa dizer que a ligação Antígeno x Anticorpo pode apresentar reação cruzada? Cite uma vantagem e uma desvantagem para este evento 
R: é quando contém Ag diferentes com epítopos em comum ou semelhantes.
vantagem: imunização 
desvantagem: diagnósticos, nas doenças autoimunes contém o mesmo anticorpo de reconhecimento nos epítopos do antígenos e das céls do próprio hospedeiro. 
9 -As moléculas do sistema complemento são de extrema importância para o combate a micro-organismos e por vezes são indispensáveis. Desta forma, assinale a alternativa que contem as principais funções deste sistema: 
( ) Promover a produção de citocinas e lise das células infectadas
( ) Opsonização e promoção da proliferação celular, bem como da maturação dos linfócitos
( ) Promover a produção de citocinas e promoção da proliferação celular
(x) Lise de células, opsonização e ativação de resposta inflamatória
10- Em relação aos órgãos linfoides, a afirmativa CORRETA é: 
(x) os órgãos linfoides primários são a medula óssea, onde são gerados os linfócitos B e T, e o timo, onde os linfócitos T se desenvolvem;os órgãos linfoides secundários são os linfonodos, o baço e MALT (tecido linfóide associado à mucosa)
( ) os órgãos linfoides primários são a medula óssea, o timo e o baço, que produzem e amadurecem os linfócitos; os órgãos linfoides secundários são os linfonodos, MALT (tecido linfóide associado à mucosa) e o sistema imune mucoso;
( ) os órgãos linfoides primários são a medula óssea, onde são gerados os linfócitos B e o timo, onde são gerados os linfócitos T; os órgãos linfoides secundários são os linfonodos, o baço, o sistema imune cutâneo e o sistema imune associado às mucosas;
( ) o órgão linfoide primário é a medula óssea, onde são gerados os linfócitos B e T; os órgãos linfoides secundários são o timo, os linfonodos, o baço, sistema imune cutâneo e sistema imune associado às mucosas;
11-Os leucócitos séricos têm diferentes funções fisiológicas. A respeito desse tema, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
 1. Neutrófilos. 2. Eosinófilos. 3. Basófilos. 4. Linfócitos. 5. Monócitos.
(2) Participam da resposta imunológica inata, com atuação especial nas infecções parasitárias.
(3) São granulócitos presentes em reações alérgicas. 
(4) Participam da resposta imunológica adaptativa.
(1) Participam da resposta imunológica inata, sendo, geralmente, a primeira célula a chegar no local de infecção.
(5) São fagocíticos e apresentadores de antígenos aos linfócitos T. *
( ) 2 – 3 – 1 – 4 – 5.X 
( ) 4 – 2 – 5 – 1 – 3. X 
( ) 2 – 1 – 5 – 3 – 4. X 
( ) 2 – 3 – 5 – 1 – 4.X 
(X) 2 – 3 – 4 – 1 – 5.
12- Quanto à estrutura básica dos anticorpos, assinale a CORRETA: *
( ) Os anticorpos têm seis cadeias, entre leves e pesadas.
( ) Os anticorpos têm uma cadeia leve e uma cadeia pesada.
( ) Cada cadeia do anticorpo possui uma única região variável e nenhuma região constante.
( x ) Os anticorpos têm duas cadeias leves que possuem dois segmentos (um variável e um constante), e duas cadeias pesadas.
13- O sistema imunitário, sistema imunológico ou ainda sistema imune é um sistema de estruturas e processos biológicos que protegem o organismo contra doenças. De modo a funcionar corretamente, o sistema imunitário deve detectar uma imensa variedade de agentes, desde os vírus aos parasitas, e distingui-los do tecido saudável do próprio corpo. Assim, sabemos que existe a imunidade inata e adquirida. Qual a diferença entre elas? Quais os componentes de cada uma ? 
Imunidade Inata: presente antes da infecção, é a imunidade não-adaptativa, é a primeira linha de defesa, não depende de nenhum antígeno, já nasce com o individuo, sua ação é resposta imediata, período curto de indução, ativação e amplificação de mecanismos e memória imunológica ausente. 
Os componentes que já estão no organismo: pele, mucosas, saliva, células fagocíticas (neutrófilos, monócitos/fagócitos), células NK, proteínas do sistema complemento.
Imunidade Adaptativa : induzida especificamente durante a infecção, é a imunidade adquirida, estimulada pela exposição ao antígeno, altamente específica, produz memória imunológica. Seus componentes são: Linfócitos B e T. 
14- Quais são as vias de ativação do sistema complemento? 
(X) via clássica, alternativa e lectina
( ) via simples, complexa e lectina
( ) via simples, alternativa e lectina
( ) via clássica, complexa e lectina

Continue navegando