Buscar

RESUMO SOBRE FINANÇAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO SOBRE FINANÇAS
O termo finanças vem do francês finance e está relacionado à ciência da gestão do dinheiro.
No mundo contemporâneo, as finanças são entendidas como um conjunto de relações econômicas necessário para atingir objetivos que dependem de dinheiro para serem alcançados.
Na linguagem do dia a dia, as finanças são entendidas como o estudo da circulação do dinheiro entre as pessoas, as empresas ou os entes públicos.
Em termos simplificados, as finanças são um ramo da economia que se dedica a avaliar como são obtidos e geridos os recursos financeiros.
Quando alguém se dedica às finanças, entende-se que essa pessoa vai se dedicar ao estudo dos gastos financeiros e da gestão dos recursos, desde as fontes de renda até os investimentos.
Agora, vamos nos aprofundar em alguns termos mais específicos.
Finanças Comportamentais
Em seu livro Finanças comportamentais (editora Actual, 2012), o autor Júlio Fernando Lobão pontua que as “finanças comportamentais propõem uma visão mais realista das decisões tomadas pelos investidores e outros agentes econômicos”.
Ele explica que, “em vez de adotar uma visão idealizada da realidade, própria das finanças tradicionais, procura-se estudar o como e o porquê dos agentes econômicos se comportarem da forma como efetivamente o fazem”.
Esse tipo de conhecimento é essencial para entender as raízes por trás de problemas financeiros como o consumo excessivo, o descontrole entre receitas e despesas, a falta de dinheiro ou o endividamento constante.
Mais do que entender os números que evidenciam esses problemas, o estudo das finanças comportamentais busca entender o tipo de ações que gera esses problemas.
Finanças Experimentais
O ramo das finanças experimentais é uma ciência da teoria financeira que procura estabelecer condições de mercado e de ambiente que sejam experimentais e proporcionem um cenário que possa ser analisado cientificamente.
Essa área é estudado por quem se dedica às finanças com interesse acadêmico.
Com essa análise experimental, é possível medir o comportamento de variáveis como os agentes envolvidos nas transações financeiras e os mecanismos de estabelecimento de preços.
Os pesquisadores de finanças experimentais fazem simulações de negócio ou criam situações de mercado artificiais para medir os resultados e captar informações que possam ser utilizadas no aprofundamento desse campo de conhecimento.
Assim, podem produzir conhecimento importante não apenas para compreender fenômenos de consumo e gasto, mas também para oferecer respostas que facilitem a gestão dos recursos por empresas e pessoas.

Continue navegando