Buscar

Embargos de terceiros

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AO JUÍZO DE DIREITO DA XX VARA DE FALÊNCIAS DA COMARCA DE CARUARU/PE 
Distribuída por dependência nos autos nº 111222333
	José Flávio Silva, brasileiro, casado, motorista, RG nº 123456, CPF nº 78945612, residente e domiciliado à Rua dos Limoeiros, nº 11, bairro Cohab, Caruaru/PE, vem à presença de Vossa Excelência, por seu advogado infra assinado, propor:
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
Nos autos de falência, com fulcro no artigo 674 do Código de Processo Civil
	Em face de ESTRADA A FORA LTDA, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ nº 012345678, com sede na Rua Trancoso, nº 22, bairro Nassau, Caruaru/PE, que se processa por este MM Juízo (processo nº 111222333), pelos fatos e fundamentos a seguir expostos. 
I – DOS FATOS
	Ocorre que, pela arrecadação de bens do embargado falido, com fulcro no artigo 108 da Lei de Falências, o administrador judicial devidamente nomeado incluiu na relação dos bens pertencentes à massa falida, o automóvel particular do embargante, de modelo Mercedes Sprinter, placa ABC1234. 
	Todavia, o automóvel não é propriedade do embargado, mas do embargante, mediante provas (doc. anexo) juntados ao processo, estando em poder do embargado por autorização do embargante para a realização de algumas viagens. 
	Como o bem não pertence à firma falida, faz-se necessária a devolução ao seu legítimo proprietário. 
II – DOS DIREITOS
	O Código de Processo Civil de 2015 expressa sobre os embargos de terceiro, como: 
Art. 674. Quem, não sendo parte no processo, sofrer constrição ou ameaça de constrição sobre bens que possua ou sobre os quais tenha direito incompatível com o ato constritivo, poderá requerer seu desfazimento ou sua inibição por meio de embargos de terceiro.
§ 1º Os embargos podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor.
	Como expresso anteriormente, o automóvel pertence ao embargante, conforme os documentos acostados no processo, sofrendo constrição sobre o seu bem. Mediante artigo 677 do NCPC:
Art. 677. Na petição inicial, o embargante fará a prova sumária de sua posse ou de seu domínio e da qualidade de terceiro, oferecendo documentos e rol de testemunhas.
	Nos termos da jurisprudência do STJ, é possível ao credor a oposição de embargos de terceiro para resguardar o bem alienado fiduciariamente, que foi objeto de restrição judicial. 
CIVIL E PROCESSUAL. RECURSO ESPECIAL. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA. SEQUESTRO. EMBARGOS DE TERCEIRO. CREDOR FIDUCIÁRIO. POSSIBILIDADE. PRECEDENTES.
I. Nos termos da jurisprudência do STJ, é possível ao credor a oposição de embargos de terceiro para resguardar o bem alienado fiduciariamente, que foi objeto de restrição judicial (sequestro). Precedentes. 
II. Recurso especial conhecido e provido.
	Assim perfeitamente demonstrada a legitimidade e procedência dos argumentos aqui trazidos. 
III – DOS PEDIDOS:
	Diante dos fatos expostos, requer:
a) A citação do síndico que representa a massa falida para contestar, querendo, os presentes embargos de terceiro, com fulcro no artigo 677, §3º do NCPC;
b) O recebimento dos presentes embargos de terceiro, com fulcro no artigo 674 do NCPC;
c) A total procedência da ação para julgar procedentes os pedidos formulados nesta ação, extinguindo-se a apreensão em debate e , por conseguinte, desfazendo-se a ordem de constrição (art. 674, caput, NCPC) confirmando a liminar requerida e concedida;
d) A condenação do embargado ao pagamento de honorários advocatícios e de sucumbência nos parâmetros previstos no artigo 82, §2º c/c artigo 85, §2º do NCPC. 
Protesta o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial depoimento pessoal, prova documental, prova pericial e oitiva de testemunhas. 
Dá-se a causa o valor de R$ xxx
Caruaru/PE, 16 de novembro de 2020
Advogado e OAB.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando