Buscar

ED Pensamento Social Guilherme M

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estudo Dirigido
Disciplina: Pensamento Social I
Aluno: Guilherme Machado de Souza Pereira
1. A) Qual é o objeto da pesquisa de Marx?
O objeto de análise de Marx é a sociedade civil burguesa, que detém os meios de produção capitalistas e, dessa forma, utiliza de sua posição para obter lucro ao explorar a classe trabalhadora estrategicamente alienada, que é exposta à más condições de trabalho, a troco de salários que não representam uma fração justa ao que ela produziu.
B) Qual é o objetivo da pesquisa de Marx? 
Marx buscava conscientizar o proletariado sobre sua condição, a fim de extinguir o capitalismo e implementar um novo sistema econômico igualitário, através de uma revolução política - gerando a queda do sistema capitalista; econômica - proibindo a propriedade privada; e social - através da eliminação das classes sociais. Partindo, assim, ao socialismo científico, que exerceria papel de transição para o comunismo.
C) No método em Marx, como se dá a relação do sujeito pesquisador com seu objeto?
Para Marx, o sujeito pesquisador deve pensar o objeto a partir de seu aspecto mais simples para chegar ao mais complexo, buscando extrair suas categorias construtivas, a fim de reproduzir o movimento real que o cerca. Ou seja, nesse processo o pesquisador deve fazer uma decomposição extensiva do objeto, a fim de obter todos aspectos constitutivos fundamentais que o cercam. Partindo, em seguida, ao processo de reconstrução do objeto estudado, levando em consideração todas as singularidades que caracterizam sua manifestação real.
2) Disserte, brevemente, sobre o que significa dizer que a teoria marxiana é materialista, histórica e dialética.
Marx procura compreender a sociedade e suas expressões, a partir de um estudo organizado e sistemático. Nesse cenário, a teoria marxista afirma que a sociedade sofre constantes transformações em conjunto com a evolução humana, resultando em novos contextos históricos. Dessa forma, a relação entre matéria e sociedade dá origem ao mundo real, que sempre está a sofrer mutações. Logo, a dialética assume papel fundamental na busca por compreender a nova realidade que se formara.
A partir disso, Karl Marx busca assimilar as consequências das formas de produção da vida material na sociedade capitalista. As relações que cercam o trabalho se expressam, na sociedade moderna, através da contradição de classes entre a burguesia - donos dos meios de produção; e o proletariado - vende sua força de trabalho e sofre exploração da classe dominante. Nesse caso, a principal mudança na estrutura social ocorreria quando a classe dos trabalhadores criasse consciência da exploração burguesa. Tornando-se, assim, o principal ponto de análise e mudança na sociedade contemporânea.
3) Podemos afirmar que a abordagem marxiana é importante para uma análise da realidade contemporânea? Explique.
Apesar das mudanças determinadas pelo capitalismo monopolista, sem dúvida as análises de Marx se fazem importantes na contemporaneidade, visto que continuamos vivendo em meio à realidade capitalista, uma vez que a burguesia segue a usufruir da “mais-valia”, mantendo, desta forma, as bases da estrutura social estudada por Karl Marx no século XIX. A teoria marxista se torna uma ferramenta importante na compreensão da estrutura social e, principalmente, estimula a criação de uma consciência de classe, que busca unir o proletariado contra os abusos da máquina produtiva capitalista, a fim de revolucionar o corpo social, constituindo, assim, uma sociedade mais justa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando