Buscar

Teste de Conhecimento - Aula 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Pergunta: 
A pauta existe por quê? 
		
	
	C O agendamento determina a valorização de determinadas temáticas e uso de estratégias comunicativas
	
	B A pauta nas empresas jornalísticas não sofre nenhuma interferência de poder
	 
	D A pauta existe porque a imprensa deve ser seletiva ao noticiar os fatos
	
	E Agenda midiática refere-se às atividades do governo
	
	A pauta é sinônimo de agendamento.
	Respondido em 02/06/2020 09:44:12
	
Explicação:
Como são muitos os assuntos que podem ser noticiados,  a pauta é que  seleciona, a priori, o que vai ser divulgado. 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	. Os pontos de interesse à promoção de notícia jornalística, são:
		
	
	Acontecimentos e criação de fatos, podendo inclusive não ser verdadeiramente correto.
	
	Intenção quanto ao fato, pois o acontecimento pouco importa na narração jornalística.
	 
	Intencionalidade por trás de acontecimentos; pseudo-acontecimentos; e criação de fatos políticos.
	
	Intencionalidade por trás de acontecimentos; e pseudo-acontecimentos; pois a criação de fatos políticos interessa somente em época de eleição.
	
	Intenção e fatos somente, pois o acontecimento é matéria de jornalismo americanizado.
	Respondido em 02/06/2020 09:44:47
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	É correto afirmar quanto a Teoria do Agendamento: (A) O conceito de agendamento apareceu pela primeira vez em um estudo de McCombs e Shaw, EUA (1972). (B) Análise dos efeitos da mídia no eleitorado durante campanhas políticas. (C) Agendamento: valorização de determinadas temáticas e uso de estratégias comunicativas. (D) Walter Lippmann (1922): "os mass mídia são a principal ligação entre os acontecimentos no mundo e as imagens desses acontecimentos em nossa mente" (E) Cohen (1963): "a imprensa pode, na maior parte das vezes, não conseguir dizer às pessoas como pensar, mas tem, no entanto, uma capacidade espantosa para dizer aos seus próprios leitores sobre o que pensar". Assinalar a questão correta:
		
	
	Somente as questões B, C e D estão corretas,
	 
	Somente as questões A, B e C estão corretas.
	
	Todas estão corretas, exceto a B.
	
	Todas estão corretas, inclusive a B.
	
	Somente as questões A.C e D estão corretas,
	Respondido em 02/06/2020 09:45:25
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A imagem que a mídia constrói da realidade é resultado de uma atividade profissional de mediação vinculada a uma organização que se dedica basicamente a interpretar a realidade social e mediar os que fazem parte do espaço público. Que teoria estabelece que a mídia valoriza determinadas temáticas e uso de estratégias comunicativas?
		
	
	Teoria das materialidades
	
	Teoria da comunicação
	
	Teoria hipodérmica
	
	Teoria dos usos e gratificações
	 
	Agendamento
	Respondido em 02/06/2020 09:46:31
	
Explicação: O conceito de agendamento apareceu pela primeira vez em um estudo de   McCombs e Shaw, EUA (1972) a partir de uma análise dos efeitos da mídia no eleitorado durante campanhas políticas americanas da época e prega a valorização de determinadas temáticas e uso de estratégias comunicativas.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O trabalho jornalístico no segmento do Terceiro setor, ocupa interesses recíprocos, que dentre eles, registra: os promotores de notícias, indivíduos que identificam uma ocorrência como especial; e os news assemblers, além dos consumidores de notícias. Assim, compreende como certo:
		
	
	os news assemblers são os jornalistas que transformam os acontecimentos públicos através de publicação ou radiodifusão; assim como os consumidores de notícias, são jornalistas formados que assistem a determinadas ocorrências disponibilizadas pelos meios de comunicação.
	 
	os news assemblers são os jornalistas que transformam um perceptível conjunto de ocorrências promovidas em acontecimentos públicos através de publicação ou radiodifusão; assim como os consumidores de notícias, são aqueles que assistem a determinadas ocorrências disponibilizadas pelos meios de comunicação.
	
	os news assemblers não são jornalistas, mas transformam um perceptível conjunto de ocorrências promovidas em acontecimentos públicos através de publicação ou radiodifusão; assim como os consumidores de notícias, são aqueles que assistem a determinadas ocorrências disponibilizadas pelos meios de comunicação.
	
	os news assemblers e os consumidores de noticias são aqueles que propõem a agenda política (governos, ONGs, movimentos, população) e que estão envolvidos no campo político.
	
	os news assemblers e consumidores de noticias, são indivíduos que identificam uma ocorrência como especial.
	Respondido em 02/06/2020 09:46:49
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O estudo do Agendamento é compreendido como o entendimento e aplicabilidade dos conceitos: agenda midiática, agenda publica e agenda das políticas publicas. Que por sua vez, tais conceitos são:
		
	 
	agenda midiática: estudos do conteúdo dos mass mídia; agenda pública: estudos que conceituam a relativa importância dos diversos acontecimentos e assuntos por parte de membros do público; e agenda das políticas governamentais: estudo das agendas das entidades governamentais.
	
	agenda midiática e agenda pública, compreende como sendo os estudos que conceituam a relativa importância dos diversos acontecimentos e assuntos por parte de membros do público; e agenda das políticas governamentais: estudo das agendas das entidades governamentais.
	
	agenda midiática: estudos do conteúdo dos mass mídia; agenda pública: estudos que conceituam a relativa importância dos diversos acontecimentos e assuntos por parte de membros do público; e agenda das políticas governamentais: estudo das agendas das entidades privadas que se preocupam com responsabilidade social.
	
	agenda midiática tem o mesmo conceito que as demais, e compreende como exclusivamente ao campo jornalístico, quanto à elaboração da informação, principalmente quanto assessoria de imprensa.
	
	agenda midiática: estudos do conteúdo dos mass mídia; agenda pública e agenda das políticas governamentais, são iguais, pois compreende como estudo das agendas das entidades governamentais.
	Respondido em 02/06/2020 09:47:25
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O processo de agendamento é um processo interativo. A influência da agenda pública sobre a agenda da mídia é um processo gradual através do qual, a longo prazo, se criam?
		
	
	Critérios de audiência
	
	Critérios de espetáculo
	
	Critérios de publicidade
	
	Critérios tecnológicos
	 
	Critérios de noticiabilidade
	Respondido em 02/06/2020 09:48:11
	
Explicação: Como explicado no site sinalizado na aula 7 o processo de agendamento pode ser descrito como um processo interativo. A influência da agenda pública sobre a agenda da mídia é um processo gradual através do qual, a longo prazo, se criam critérios de noticiabilidade, enquanto a influência da agenda da mídia sobre a agenda pública é direta e imediata, principalmente quando envolve questões que o público não tem uma experiência direta.  
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No processo de produção jornalístico existem três atores envolvidos: os promotores de notícias (aqueles que propõem a agenda política), os News assemblers (profissionais especializados responsáveis em difundir notícias) e os consumidores de notícias. Dentre os promotores da notícia estão: governos, ONGs, movimentos sociais, população. Identifique quais desses promotores tem mais dificuldade em ter seus temas difundidos nas mídias noticiosas e as razões para a ausência dessas pautas na mídia:
		
	 
	ONGs e movimentos sociais porque defendem causas e bandeiras, perspectivas e projetos de sociedade que estão em desacordo com os interesses dos conglomerados de mídia.
	
	Os movimentos sociais porque defendem questões muito específicas, que não tem possibilidade de alterar as rotinas sociais.
	
	Os governos federal, estadual emunicipal porque a mídia noticiosa, hoje, só se ocupa de amenidades e entretenimento.
	
	As ONGs porque suas ações sociais são geralmente de alcance comunitário e local e, portanto, pouco relevantes para a sociedade como um todo.
	
	Os movimentos sociais e partidos políticos devido à atuação violenta, desorganizada que traz exemplo negativo para a vida social que está fundamentada pela paz, pela ordem e pelo progresso.

Continue navegando