Buscar

Trabalho de História - Napoleão Bonaparte - Jonathas Alcântara

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO EDUCACIONAL CASIMIRO DE ABREU - CECAB
NAPOLEÃO BONAPARTE
MANAUS/AM - 2020
CENTRO EDUCACIONAL CASIMIRO DE ABREU - CECAB
NAPOLEÃO BONAPARTE
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial do (a) Professor (a) Andrews na disciplina de História.
MANAUS/AM - 2020
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO................................................................................................Pág. 04
2-NAPOLEÃO BONAPARTE......................................................................Pág. 05 à 06
3-VIDA MILITAR E ASCENSÃO POLÍTICA...............................................Pág. 06 à 07
4-A FASE DO CONSULADO.............................................................................Pág. 07 
5-O IMPÉRIO NAPOLEÔNICO...................................................................Pág 07 à 08 
6- FIM DO IMPÉRIO NAPOLEÔNICO.......................................................Pág. 09 à 10
3-CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................Pág. 11
4-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................Pág. 12
1-INTRODUÇÃO
Napoleão Bonaparte (1769-1821) foi um militar, líder político e imperador dos franceses. Instituiu o Império Napoleônico e conquistou um vasto território para a França. A ascensão de Bonaparte ao poder foi consequência direta da crise ocorrida na França no final do século XVIII. Naquele momento havia a busca por um regime de liberdade política e igualdade de direitos. Coube a Napoleão a tarefa de consolidar internamente e difundir externamente algumas das principais conquistas da Revolução Francesa (1789-1799).
A expansão territorial da “Era Napoleônica” teve como objetivo o fortalecimento do Estado francês. Desta maneira eram divulgadas ideias liberais que enfraqueciam seus adversários (em geral monarquias) e se criavam um grande mercado para os produtos do país. Napoleão Bonaparte nasceu em Ajaccio, capital da Córsega, ilha recém-adquirida pela França à República de Gênova, no dia 15 de agosto de 1769. Essas principais características, irei debater e fundamentar no decorrer deste trabalho...
2-NAPOLEÃO BONAPARTE
Napoleão Bonaparte foi uma das principais figuras da história humana e atuou entre o fim do séc. XVIII e início do XIX. Sua trajetória mudou os rumos do mundo ocidental.
Suas realizações, sobretudo durante a Era Napoleônica, inspiraram e ainda inspiram intensos debates históricos conceituais não somente relacionados a fenômenos da época em que viveu, mas a toda a contemporaneidade ocidental.
Nascido em 15 de agosto de 1769, em Ajaccio, cidade francesa da região de Córsega, no Mediterrâneo, Napoleão foi o segundo dos oito filhos de Carlos Bonaparte e Maria Letícia Ramolino, ambos de ascendência nobre.
Figura 01: Napoleão Bonaparte no início da Era Napoleônica
Fonte: google/imagem
Aos 15 anos de idade, ingressou na Academia Real Militar de Paris, dando início à sua carreira na área, e, ali, logo tornou-se subtenente de artilharia. Desde o começo de sua vida como militar demonstrou ter habilidades que o destacavam, e a eclosão da Revolução Francesa, em 1789, ofereceria o cenário ideal para que ele se tornasse a principal figura da política na França.
Durante a Revolução, Napoleão aproximou-se dos irmãos Augustin e Maximilien Robespierre, este último líder durante o Período do Terror. Por seu envolvimento com Robespierre, foi preso por um curto período, e já na fase posterior, a do Diretório, destacou-se definitivamente em meio à crise instaurada na França naquele momento do processo revolucionário.
3-VIDA MILITAR E ASCENSÃO POLÍTICA
Napoleão nasceu em 1769, em Ajaccio, uma cidade da Córsega Francesa. Era filho de um casal de aristocratas italianos, súditos da monarquia absolutista francesa. Como a maior parte dos jovens aristocratas europeus do século XVIII, Napoleão, após completar os estudos básicos, optou pela carreira militar e inscreveu-se na Escola Militar de Paris, onde estudou estratégias de guerra e especializou-se em artilharia. Quando estourou a Revolução Francesa, em 1789, Napoleão estava em Córsega, envolvido nos conflitos entre republicanos revolucionários e monarquistas até 1792, quando se posicionou explicitamente a favor da Convenção instalada pelos jacobinos (a ala mais radical dos revolucionários franceses), que ficou caracterizada pelo chamado “Terror Revolucionário”.
Em sua campanha militar na Itália, Napoleão, apesar de muito jovem, conseguiu tornar-se um dos mais destacados oficiais do exército francês. Entretanto, quando a fase do terror jacobino chegou ao fim em 1794, Napoleão, por estar associado a essa facção, foi preso. Sua prisão, no entanto, não demorou muito tempo, já que os responsáveis pelo fim da Convenção necessitavam do conhecimento militar de Napoleão para as campanhas militares a serem travadas no norte da África, em especial, no Egito.
Em 1798, Napoleão dirigiu-se com suas tropas para o Egito, onde a França combatia a aliança entre o Império Turco-Otomano, a Grã-Bretanha e os Mamelucos. A famosa Batalha das Pirâmides, citada no primeiro parágrafo deste texto, ocorreu durante essa fase. Na campanha do Egito, Napoleão notabilizou-se por capturar a cidade de Alexandria e por ter estimulado diversos estudos sobre a antiguidade egípcia, trazendo muitos antiquários da França para documentar o que era encontrado. É notória, entre esses achados, a Pedra de Rosetta, um bloco de pedra com inscrições em grego, hieróglifo e demótico que serviria para a decifração da escrita egípcia anos depois.
4-A FASE DO CONSULADO
Em 1799, começou uma nova fase da Revolução na França, o Consulado. Essa fase resultou de um golpe político arquitetado por membros da alta burguesia, alguns nobres e membros do exército que, junto a Napoleão, buscavam um governo forte e centralizador. O dia do golpe foi nomeado pelos estudiosos do tema como O 18 brumário (Brumário era um dos meses do ano, após a alteração do calendário durante a Revolução Francesa, e correspondia ao período de 22 de setembro a 31 de dezembro). Esse Golpe é considerado como o início da Era Napoleônica. No Consulado, o poder politico estava dividido entre três: além de Napoleão, ainda havia Roger Ducos e Emmanuel Sieyès. Essa estrutura durou até o ano de 1804, quando, por meio de um plebiscito, Napoleão conseguiu tornar-se imperador.
5-O IMPÉRIO NAPOLEÔNICO
Figura 02: Império Napoleônico
Fonte: google/imagem
A fase do império caracterizou-se pelas intensas guerras travadas em todo o continente europeu. Essas guerras eram encaradas por Napoleão e pelos seus seguidores como “libertadoras”, haja vista que seu alvo principal não eram os Estados, especificamente, mas um modelo de sustentação política que permeava a maioria deles à época: o absolutismo monárquico. Outra característica do Império Napoleônico foram as profundas reformas sociais e políticas implementadas na França, como aquelas associadas ao Código Civil Napoleônico, que tratavam dos direitos fundamentais, como a liberdade de expressão e de pensamento, o direito de ir e vir, o direito de propriedade e vários outros que constituiriam as constituições democráticas das nações ocidentais a partir do século XIX. Como imperador, Napoleão “colecionou” inimigos. Os reinos da Áustria, Prússia e Rússia estavam entre os principais, haja vista que eram aqueles que ainda simbolizavam a estrutura absolutista na Europa. Além desses reinos, a Inglaterra – que já era uma inimiga histórica da França – também se tornou um dos principais entraves para o projeto de dominação imperialista de Napoleão. Foi contra os ingleses que Napoleão decretou o Bloqueio Continental, isto é, uma série de sanções econômicas que os países subordinados ao Império Francês deveria aplicar à Inglaterra. Essas sanções constituíam uma estratégia para enfraquecer o poder britânico por outra via que não fosse a militar, já que, sendo uma ilha e possuindo uma marinha mais poderosa que a francesa, a Inglaterra tornava-se
um inimigo imbatível.
Figura 03: A posse e coroação de Napoleão Bonaparte como Rei da França
Fonte: google/imagem
6- FIM DO IMPÉRIO NAPOLEÔNICO
O Império Napoleônico começou a enfrentar vários problemas a partir do ano de 1812. Napoleão, a essa altura, tinha duas grandes frentes de batalha no continente europeu: uma a Oeste, na Península Ibérica, contra os espanhóis, e outra a Leste, contra austríacos, prussianos e os principados alemães. A Rússia, que até então estava seguindo as sanções do Bloqueio Continental, rompeu com a França e entrou na guerra contra Napoleão. A guerra das tropas napoleônicas contra a Rússia foi uma das mais fatídicas para o Império Francês. O inverno rigoroso aplacou os soldados de Napoleão.
A partir de então, Napoleão começou a perder sua força como imperador. Rússia, Prússia e Áustria conseguiram invadir a França em 1815. Napoleão rendeu-se e foi exilado na ilha de Elba. Entretanto, pouco tempo depois, conseguiu articular a sua fuga, reunir novamente seu exército e tomar de volta o poder por um período de cem dias. Esse curto período teve seu fim com a famosa Batalha de Waterloo, na qual seu exército foi derrotado pela aliança entre ingleses, austríacos, russos e prussianos. Após essa derrota, Napoleão foi novamente exilado, mas dessa vez na ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, bem longe do continente europeu, permanecendo lá sob custódia inglesa até o ano de 1821, quando faleceu. Vale ressaltar que muitos romances do século XIX tiveram como pano de fundo a figura de Napoleão. Alguns exemplos são os de Stendhal (O Vermelho e o Negro e A Cartuxa de Parma), Dostoiévski (Crime e Castigo) e Tolstói (Guerra e Paz).
Figura 06: O Declínio e fim do Império de Napoleão Bonaparte
Fonte: google/imagem
Frases de Napoleão
· A vitória tem mais de uma centena de pais; a derrota, por outro lado, essa é órfã.
· Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota.
· Todo o homem luta com mais bravura pelos seus interesses do que pelos seus direitos.
· Cada hora de tempo perdida na mocidade é uma possibilidade a menos nos sucessos do futuro.
· Um líder é um vendedor de esperança.
7-CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante de tudo o que foi exposto, a história de Napoleão Bonaparte ficou reconhecida pelo seu expressivo carisma e habilidade militar. Estabelecendo uma rápida carreira, ele foi capaz de ascender na hierarquia do exército francês e, logo depois, assumir o posto máximo do governo deste mesmo país. Contudo, além de sua habilidade política e militar, esse aclamado personagem também ficou conhecido pelo seu amplo número de relações amorosas.
Quando jovem, por não ter sido o detentor de uma imagem muito atraente, Napoleão acabou engalfinhando-se nos estudos, que lhe garantiram, com apenas dezesseis anos, a condição de tenente do exército francês. Dois anos mais tarde, ele não resistiu às tentações das várias prostitutas que ziguezagueavam nas proximidades do Palais Royal, no centro de Paris. Certa noite, o jovem militar acabou deitando-se com uma dessas mulheres após uma longa sabatina de perguntas sobre a vida da prostituta escolhida. Com o estouro da revolução, Napoleão começou a ficar conhecido pela sua coragem e astúcia no campo de batalha. Entretanto, o mesmo papel de destaque não acontecia com as mulheres, que continuavam a vê-lo como um homem de baixa estatura e pouca expressividade. Mesmo fazendo aulas de dança e etiqueta, nenhuma dama casadoira prontificava-se a confiar naquela figura desalinhada e de pouco tato.
A primeira jovem que manifestou o desejo de subir ao altar com o promissor general de brigada foi Bernardine Eugénie Desirée, de apenas dezesseis anos. Contudo, seu pai não permitira o casório, pois não tinha muito gosto pela família Bonaparte. Anos antes, ele já havia permitido José Bonaparte, irmão mais velho de Napoleão, a casar-se com outra de suas filhas. De fato, a condição de homem casado só veio a ser galgada por Napoleão em 1796, quando a viúva Josefina de Beauharnais aceitou o seu pedido.
4-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FERNANDES, Cláudio. "Napoleão Bonaparte"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/napoleao-bonaparte.htm. Acesso em 02 de setembro de 2020.
https://www.historiadomundo.com.br/francesa/as-amantes-de-napoleao.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/napoleao-bonaparte.htm
2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais