Buscar

APOL 2 NOTA 100 Ensino Médio e Educação Profissional Fundamentos e Metodologias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Examine o seguinte excerto textual:
“A rede federal de educação sempre foi estratégica para o governo central na efetivação das políticas públicas da educação profissional. Diferentes cenários foram apresentados por distintas concepções governamentais ao longo da trajetória das escolas federais, e com isso algumas transformações foram efetivadas na estrutura da rede como um todo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Antônio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual cenário da educação profissional no Brasil. In: XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba, PUC/PR, 2013. Anais... Curitiba: p. 1584. <educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8126_4720.pdf>. Acesso em 02 out. 2018.
Considerando o excerto textual acima e os conteúdos abordados no texto-base, Educação profissional e tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014, a respeito da lei 11.741/2008, que revogou o decreto 5154/2004, apresentando definições mais criteriosas para a EPT na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, analise as seguintes afirmativas:
I. A lei 11.741 reforçou a ideia de desvinculação da educação profissional do ensino médio, criando os CEFET e os IF, exclusivamente para o ensino técnico.
II. A referida lei reforçou a política nacional adotada nos anos 2000 de ampliação da Rede Federal de EPT, na qual o Governo Federal criou centenas de unidades de ensino técnico e tecnológico e transformou os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF).
III. Essa lei de 2008 direcionou as vagas dos cursos técnicos exclusivamente para alunos advindos de escolas públicas.
IV. A lei 11.741 criou milhares de vagas para cursos técnicos de nível médio, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III
	
	B
	II e IV
Você acertou!
Comentário: A alternativa certa é a letra (b), pois as afirmativas II e IV estão corretas e as afirmativas I e III estão incorretas, isto é: de acordo com o texto-base, as definições mais criteriosas para a EPT na LDB, revogando o Decreto no 5.154/2004, “Reforçou a política nacional adotada nos anos 2000 de ampliação da Rede Federal de EPT, na qual o Governo Federal criou centenas de unidades de ensino técnico e tecnológico e transformou os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), criando milhares de vagas para cursos técnicos de nível médio, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas, um contraste com a década de 1990, quando as políticas públicas apontavam para um esvaziamento da responsabilidade do Estado na oferta de EPT” (texto-base, p. 725).
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	I e II
	
	E
	I, III e IV
Questão 2/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Considere a seguinte citação:
“Diferentemente do PNE, que surgiu da CONAE, o PRONATEC apareceu como política de governo implantada em 2011 que fomentou a destinação de recursos públicos às entidades privadas. [...] A Lei nº 12.513/20111, que institui o programa, altera diversas leis anteriores a sua adoção, dando ao PRONATEC maior abrangência e diversas frentes de atuação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Marcelo. PACHECO, Zilka Sulamita Teixeira de Aguilar. As políticas públicas e o direito à educação: programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego versus plano nacional de educação. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 489-504, abr./jun., 2017. p. 499. <http://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-es0101-73302017167752.pdf>. Acesso em 10 out. 2018.
De acordo com a citação acima e com os conteúdos abordados no texto-base, Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, sobre os objetivos do PRONATEC, analise as seguintes afirmativas:
I. Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
II. Fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica.
III. Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional.
IV. Estimular a qualificação da educação profissional vinculada ao ensino fundamental e médio.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III
	
	B
	II e IV
	
	C
	I, II e III
Você acertou!
Comentário: A alternativa certa é a letra (c), pois as afirmativas I, II e III estão corretas, ou seja: “Como objetivos principais, o PRONATEC estabelece o seguinte: I – expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; II – fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica; III – contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional” (texto-base, p. 171).
	
	D
	I e II
	
	E
	I, III e IV
Questão 3/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Observe a seguinte passagem de texto:
“No modelo educacional atual se pode perceber algumas características semelhantes à estratégia desenvolvida na época da Revolução Industrial, visto que as necessidades do mercado, ou seja, do campo de trabalho, são determinantes para a manutenção e a inserção de novos cursos profissionalizantes pelas instituições de ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Antônio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual cenário da Educação profissional no Brasil. In: XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba, PUC/PR, 2013. Anais... Curitiba: p. 1579. <educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8126_4720.pdf>. Acesso em 02 out. 2018.
Tendo em vista a passagem de texto anterior e os conteúdos abordados no texto-base, Educação profissional e tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014, a respeito das diferentes concepções de formação da Educação Profissional e Tecnológica, analise as seguintes afirmativas:
I. Uma das concepções propõe uma formação que atenda as necessidades dos arranjos produtivos dentro do modelo de desenvolvimento econômico, o que pressupõe uma formação tecnicista, objetivando o mercado de trabalho.
II. Existe uma concepção que defende uma formação profissional humanista, unitária ou na perspectiva da politecnia, com foco na formação integral do trabalhador.
III. Uma das concepções propõe uma formação em tempo integral, como meio de formar um profissional qualificado.
IV. Há uma concepção que defende a formação integral do trabalhador com foco na qualificação profissional, a fim de atender as exigências do empresariado e da elite nacional.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III
	
	B
	II e IV
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	I e II
Você acertou!
Comentário: A alternativa certa é a letra (d), uma vez que apenas as afirmativas I e II estão corretas, ou seja: “A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é historicamente influenciada por diferentes concepções de formação, dentre elas a que defende uma formação voltada para atender aos anseios dos arranjos produtivos, ao modelo de desenvolvimento econômico, implicando em uma formação tecnicista com foco no mercado de trabalho, ou a que almeja uma formação profissional humanista, unitária ou na perspectiva da politecnia, com foco na formação integral do trabalhador” (texto-base, p. 719).
	
	E
	I, III e IV
Questão 4/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Examine o seguinte fragmento textual:
“Acredita-se
que as concepções e práticas governamentais atuais, ainda que possam ser questionadas em alguns de seus aspectos, notadamente quanto à forte vinculação ao mercado e ao atendimento as demandas empresariais, diferem das perspectivas neoliberais mais conservadoras que marcaram a gestão pública dos anos 1990”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  OLIVEIRA, Antônio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual cenário da educação profissional no Brasil. In: XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba, PUC/PR, 2013. Anais... Curitiba: p. 1585. <educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8126_4720.pdf>. Acesso em 03 de out. 2018.
Conforme o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base, Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, em relação ao discurso do empresariado nacional sobre a Educação Profissional, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas:
I.  ( ) O empresariado pressiona a estrutura estatal para o fornecimento e ampliação de políticas públicas que favoreçam medidas no sentido de exigir determinadas qualificações à formação da força de trabalho.
II. ( ) O empresariado pressiona a estrutura estatal para o fornecimento e ampliação de políticas públicas que favoreçam medidas que possibilitem baixar os custos produtivos da força de trabalho em duas direções estratégicas: o custo da formação e qualificação dos trabalhadores e a ampliação do excedente de força de trabalho para baixar os salários médios na composição geral da massa salarial.
III.( ) O discurso do empresariado surge no sentido de pressionar a aprovação de políticas públicas que formem trabalhadores qualificados na área técnica e área humanitária.
IV. ( ) O discurso do empresariado surge no sentido de pressionar a aprovação de políticas públicas que formem trabalhadores qualificados para que possam conduzir a política salarial de valorização desses profissionais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra (d), uma vez que as afirmativas I e II são verdadeiras, ou seja: “A crítica da entidade que presta assessoria aos sindicatos dos trabalhadores é coerente ao demonstrar que certas afirmações do receituário empresarial estão fortemente carregadas de sentido ideológico, na direção de pressões para exigir determinadas qualificações à formação da força de trabalho. Outra constatação é a de que o empresariado pressiona a estrutura estatal para o fornecimento e ampliação de políticas públicas que favoreçam essas medidas e possibilitem baixar os custos produtivos da força de trabalho em duas direções estratégicas: o custo da formação e qualificação dos trabalhadores e a ampliação do excedente de força de trabalho para baixar os salários médios na composição geral da massa salarial” (texto-base, p. 174).
	
	E
	F – V – F – F
Questão 5/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Observe a passagem de texto abaixo:
“Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394 aprovada em 1996, a educação profissional passa a ter um capítulo especial. Em 2011, com o Pronatec surgem novas expectativas no sentido de democratizar a oferta de educação profissional e também com as metas e estratégias estabelecidas no Plano Nacional de Educação para o período de 2014-2024”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; JUNIOR, Antonio de Souza. A educação profissional no Brasil. Revista Interacções, Lisboa, v. 12, n. 40, p. 152-169, jan./abr., 2016. p. 166. <https://revistas.rcaap.pt/interaccoes>. Acesso em 03 out. 2018.
Levando em consideração a passagem textual anterior e os conteúdos do texto-base, Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, sobre os argumentos e justificativas para a política de educação profissional, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas:
I.  ( ) Um primeiro aspecto se refere à argumentação de que a reforma da política educacional, desenvolvida em âmbito nacional, envolvendo particularmente a política de educação profissional, está relacionada diretamente com o processo de flexibilização das relações de trabalho no Brasil.
II.  ( ) Os argumentos dizem respeito à necessidade da educação profissional a fim de suprir vagas de trabalho ociosas.
III. ( ) A justificativa apresentada é que essa reforma seria necessária para atender às novas exigências e às competências produtivas e tecnológicas demandadas pela modernização e competitividade das empresas e da economia brasileira à sua integração ao mercado globalizado, impulsionada pelo chamado novo desenvolvimentismo
IV.  ( ) A justificativa ideológica para educação profissional no Brasil está diretamente ligada às necessidades socioeconômicas da população mais carente.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – F
Você acertou!
Comentário: A alternativa certa é a letra (a), uma vez que as afirmativas I e III são verdadeiras, ou seja: “Um primeiro aspecto apresentado refere-se à argumentação de que a reforma da política educacional, desenvolvida em âmbito nacional, envolvendo particularmente a política de educação profissional, está relacionada diretamente com o processo de flexibilização das relações de trabalho no Brasil. Justifica-se que essa reforma seria necessária para atender às novas exigências e às competências produtivas e tecnológicas demandadas pela modernização e competitividade das empresas e da economia brasileira à sua integração ao mercado globalizado, impulsionada pelo chamado novo desenvolvimentismo [...]. O segundo aspecto apresentado trata da justificativa ideológica generalizada que revela as condições para relativizar e escamotear os condicionantes funcionais da educação” (texto-base, p. 167, 168).
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 6/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“O PNE para alguns é um avanço e pode ser perseguido com avanços para a educação pública se houver atuação que empodere as ações políticas dos docentes e dos movimentos sociais progressistas, no sentido de fazer valer os pontos estimulantes e motivadores para a melhoria da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HYPOLITO, Álvaro Luiz. Trabalho docente e o novo plano nacional de educação: valorização, formação e condições de trabalho. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 97, p. 517-534, set./dez., 2015. p. 531. <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35n97/1678-7110-ccedes-35-97-00517.pdf>. Acesso em 01 out. 2018.
A partir da leitura da citação acima e dos conteúdos abordados no texto-base, Ensino médio e educação profissional: perspectivas no plano nacional de educação (2014-2024), verifique as seguintes proposições e assinale a afirmativa que corretamente aponta o objetivo do PNE (2014-2024):
Nota: 10.0
	
	A
	O PNE (2014-2024) assegura o acesso a todos os níveis de escolaridade.
	
	B
	Garantir o direito constitucional de educação com qualidade social para todos, articulando o Sistema Nacional de Educação é o objetivo do PNE (2014-2024).
Você acertou!
Comentário: A alternativa (b) está correta, pois: “O PNE (2014-2024) tem como objetivo garantir o direito constitucional de educação com qualidade social para todos, com a proposição primordial de ser um articulador do Sistema Nacional de Educação” (texto-base, p. 65).
	
	C
	O objetivo do PNE (2014-2024) é articular os profissionais em educação numa proposta nacional de ensino uniforme.
	
	D
	Garantir a permanência dos educandos no Ensino Fundamental é o objetivo do PNE
(2014-2024).
	
	E
	O PNE (2014-2024) objetiva garantir o ingresso dos educandos ao ensino superior público.
Questão 7/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“Como a tendência expansionista do capital é gerar cada vez mais miséria para uns e riqueza para outros, o papel atribuído à educação, posta num sentido contraditório, tem variado no decorrer da história dos homens socialmente divididos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRERES, Helena de Araújo; RABELO, Jackline; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes. O papel da educação na sociedade capitalista: uma análise onto-histórica. <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe5/pdf/932.pdf>. Acesso em 08 out. 2018.
Levando em consideração a citação anterior e os conteúdos do texto-base, Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, em relação aos argumentos socioeconômicos e a funcionalidade da política de educação profissional na regulação da força de trabalho, analise as assertivas que seguem. Na sequência, marque V para as assertivas verdadeiras, e F para as assertivas falsas:
I.  ( ) A educação constitui parte da estrutura social dominante.
II. ( ) A educação fornece os elementos básicos necessários ao processo produtivo.
III.( ) A educação mantém as condições produtivas, a viabilidade política da ordem social e a regulação relativa da composição geradora de escolarização e profissionalização da força de trabalho.
IV. ( ) A partir de uma concepção ampla de trabalho, a educação visa formar profissionais capazes de atuar crítica e autonomamente no enfrentamento da desigualdade social e no combate às diversas formas de exclusão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – V – F
Você acertou!
Comentário: A alternativa certa é a letra (d), uma vez que as afirmativas I, II e III são verdadeiras e a afirmativa IV é falsa, ou seja: “A educação, portanto, constitui parte da estrutura social dominante, na medida em que fornece os elementos básicos necessários ao processo produtivo e também os requerimentos ideológicos para a funcionalidade socioeconômica da sociedade, mantendo as condições produtivas, a viabilidade política da ordem social e a regulação relativa da composição geradora de escolarização e profissionalização da força de trabalho” (texto-base, p. 171).
	
	E
	F – V – F – F
Questão 8/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Os ensinos médio e técnico, questionados por apresentarem problemas relativos à dualidade, à falta de identidade, à ausência de qualidade e por um currículo anacrônico [...], apresentam-se como espaços privilegiados para incorporar – em menor espaço de tempo possível – modificações que os tornem coetâneos ao padrão de desenvolvimento exportado pelos países desenvolvidos e defendido por aquelas instituições multilaterais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Ramón. Ensino médio e educação profissional – reformas excludentes. Educar, Curitiba, n. 20, p. 279-298. 2002. Editora UFPR. p.2-3. <http://www.scielo.br/pdf/er/n20/n20a20.pdf> Acesso em 3 de out. 2018.
Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, em relação ao crescimento do nível de escolaridade no ensino médio e superior, analise as assertivas que seguem. Na sequência, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) No contexto atual, já é imperceptível a pressão pela formação de trabalhadores qualificados, pois inexiste qualquer processo de regulação da força de trabalho ocupada e disponível.
II. ( ) A justificativa para esse crescimento recai sempre na distribuição relacionada às mudanças na necessidade de força de trabalho com requisitos de educação superior.
III.( ) A pressão sobre a formação profissional da força de trabalho acaba por condicioná-la no sentido da profissionalização de nível médio e mais ainda para a de nível superior, em razão dos requisitos escolares e profissionalizantes exigidos pelos setores produtivos tanto da força de trabalho ocupada quanto da disponível.
IV. ( ) O relativo crescimento da escolaridade em nível médio e superior está ligado às políticas públicas, pois a nossa sociedade é capitalista e dependente da intervenção do Estado para formação de mão de obra qualificada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
Você acertou!
Comentário: As afirmativas II e III são VERDADEIRAS e as afirmativas I e IV são FALSAS.  “Se a escolaridade em nível médio e superior tem tido relativo crescimento, a justificativa termina recaindo sempre na distribuição relacionada às mudanças na necessidade de força de trabalho com requisitos de educação superior. A pressão sobre a formação profissional da força de trabalho acaba por condicioná-la no sentido da profissionalização de nível médio e mais ainda para a de nível superior, em razão dos requisitos escolares e profissionalizantes exigidos pelos setores produtivos tanto da força de trabalho ocupada quanto da disponível. Isso gera um aumento da tensão sobre a massa da força de trabalho não qualificada e a considerada qualificada. Ainda mais, gera uma pressão interna na composição do volume dessa população de trabalhadores bem como na composição da massa salarial média, na busca de relativa queda da oferta salarial média por parte dos setores produtivos. Os requisitos por maiores níveis de escolaridade e qualificação profissional permitem esse processo de regulação da força de trabalho ocupada e disponível, correspondendo às exigências do processo de produção social e econômica” (texto-base, p. 177).
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 9/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Atente para a seguinte citação:
“A forte influência exercida pelo Banco Mundial na política macroeconômica brasileira irradia-se sobre diversos setores, entre eles, a educação. Não alheio a isso, o governo Fernando Henrique Cardoso vem dando continuidade a reformas educacionais, muitas das quais coincidem com propostas do Banco Mundial [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HALTMAN, Helena. Influências do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 77-89, jan./jun., 2002. p. 79. <http://www.scielo.br/pdf/ep/v28n1/11656.pdf>. Acesso em 03 out. 2018.
A partir da citação acima e dos conteúdos abordados no texto-base, Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, sobre a análise do Banco Mundial em relação à política educacional brasileira, sabe-se que alguns aspectos foram bem destacados. Sendo assim, analise as seguintes afirmativas:
I. Um aspecto destacado se refere ao aumento da escolaridade na educação infantil e no ensino fundamental, o qual acabará se refletindo no aumento da escolaridade no ensino médio.
II. Um aspecto destacado se refere ao aumento da escolaridade relativamente maior em todos os níveis, apesar de os índices ainda permanecerem muito baixos.
III. Outro aspecto trata do aumento da escolarização em nível médio e superior de parcela relativa da população trabalhadora.
IV. Tal análise revela o direcionamento dos setores produtivos e econômicos na “redução no salário real dos formandos do ensino médio” e o relativo “aumento do diferencial de salários para os formandos do ensino superior”.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III
	
	B
	II e IV
	
	C
	II, III e IV
Você acertou!
Comentário: A alternativa (c) está certa, pois as afirmativas II, III e IV estão
corretas, ou seja: “Alguns aspectos da referida análise do Banco Mundial são destacáveis: o primeiro refere-se ao aumento da escolaridade relativamente maior em todos os níveis, apesar de os índices que são conhecidos nossos ainda permanecerem muito baixos. O segundo trata-se do aumento da escolarização em nível médio e superior de parcela relativa da população trabalhadora. O terceiro, por consequência do segundo aspecto, revela o direcionamento dos setores produtivos e econômicos na ‘redução no salário real dos formandos do ensino médio’ e o relativo ‘aumento do diferencial de salários para os formandos do ensino superior’ (texto-base, p.180).
	
	D
	I e II
	
	E
	I, III e IV
Questão 10/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Atente para a citação a seguir:
“Um dos motivos que leva a falhas nos resultados de políticas públicas é a dissociação que se faz entre elaboração e implementação no processo de planejamento de acordo com algumas visões da prática ou escolas de pensamento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, José Antônio Puppim de. Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n.2, p. 273-288, mar./abr., 2006. p. 275. <http://www.scielo.br/pdf/rap/v40n2/v40n2a06.pdf>. Acesso em 08 out. 2018.
De acordo com os conteúdos do texto-base Educação profissional e tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014, sobre os trâmites legais de discussão e aprovação de políticas públicas, relacione corretamente os seguintes atos administrativos às suas respectivas características:
1. Projeto de lei
2. Decretos
3. Portarias ministeriais e resoluções
(   ) São atos administrativos que trazem na sua concepção um mínimo caminho de discussão em um fórum mais reduzido.
(   ) Deve seguir um caminho longo e ser apreciado e aprovado na Câmara e no Senado, além de ser sancionado pelo presidente da república.
(   ) Estes seguem um caminho mais curto para a aprovação, reduzindo a discussão e enfraquecendo o envolvimento democrático da comunidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 1 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1
	
	D
	3 – 1 – 2
Você acertou!
Comentário: A alternativa (d) está certa, uma vez que a sequência correta é 3 – 1 – 2, ou seja: “Importante destacar que um projeto de lei deve seguir um caminho longo e ser apreciado e aprovado na Câmara e no Senado, além de ser sancionado pelo presidente da república. Estabelece-se, então, um longo processo de discussão e de travamento de disputas entre os diferentes atores participativos, o que tende a tornar o debate rico e de grande expressão dos anseios da comunidade. Já no caso dos decretos, estes seguem um caminho mais curto para a aprovação, reduzindo a discussão e enfraquecendo o envolvimento democrático da comunidade. Por fim, as portarias ministeriais e as resoluções são atos administrativos que trazem na sua concepção um mínimo caminho de discussão em um fórum mais reduzido” (texto-base, p. 721).
	
	E
	1 – 2 – 3
Questão 1/10 
-
 
Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e 
Metodologias
 
Examine o seguinte excerto textual:
 
 
“A rede federal de educação sempre foi estratégica para o governo central na efetivação 
das políticas públicas da educação profissional. Diferentes cenários foram apresentados 
por distintas concepções governamentais ao longo da trajetória das escolas feder
ais, e 
com isso algumas transformações foram efetivadas na estrutura da rede como um todo”.
 
 
Após esta avaliação
, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Antônio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual 
cenário da educação
 
profissional no Brasil. In: XI Congresso Nacional de Educação 
–
 
EDUCERE. Curitiba, PUC/PR, 2013. 
Anais
... Curitiba: p. 1584. 
<educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8126_4720.pdf>. Acesso em 02 out. 2018.
 
 
Considerando o excerto textual acima e os conteúdos 
abordados no texto
-
base, 
Educação profissional e tecnológica
: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 
2014, a respeito da lei 11.741/2008, que revogou o decreto 5154/2004, apresentando 
definições mais criteriosas para a EPT na Lei de Diretrizes e Bases
 
da Educação, 
analise as seguintes afirmativas:
 
 
I. A lei 11.741 reforçou a ideia de desvinculação da educação profissional do ensino 
médio, criando os CEFET e os IF, exclusivamente para o ensino técnico.
 
II. A referida lei reforçou a política nacional ado
tada nos anos 2000 de ampliação da 
Rede Federal de EPT, na qual o Governo Federal criou centenas de unidades de ensino 
técnico e tecnológico e transformou os Centros Federais de Educação Tecnológica 
(CEFET) em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tec
nologia (IF).
 
III. Essa lei de 2008 direcionou as vagas dos cursos técnicos exclusivamente para 
alunos advindos de escolas públicas.
 
IV. A lei 11.741 criou milhares de vagas para cursos técnicos de nível médio, cursos 
superiores de tecnologia e licenciatur
as.
 
 
Estão corretas apenas as afirmativas:
 
Nota: 10.0
 
 
A
 
I e III
 
 
B
 
II e IV
 
Você acertou!
 
Comentário
: A alternativa certa é a letra (b), pois as afirmativas II e IV estão corretas e as afirmativas I e III estão incorretas, is
to é: de acordo com o 
texto
-
base, as definições mais criteriosas para a EPT na LDB, revogando o Decreto no 5.154/2004, “Reforçou a 
política nacional adotada nos anos 2000 
de ampliação da Rede Federal de EPT, na qual o Governo Federal criou centenas de unidades de ensino técnico e tecnológico e t
ransformou os Centros 
Federais de Educação Tecnológica (CEFET) em Institutos Federais de Ed
ucação, Ciência e Tecnologia (IF), criando milhares de vagas para cursos 
técnicos de nível médio, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas, um contraste com a década de 1990, quando as políti
cas públicas apontavam 
para um esvaziamento da responsabil
idade do Estado na oferta de EPT” (texto
-
base, p. 725).
 
 
C
 
II, III e IV
 
 
D
 
I e II
 
 
E
 
I, III e IV
 
 
Questão 1/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e 
Metodologias 
Examine o seguinte excerto textual: 
 
“A rede federal de educação sempre foi estratégica para o governo central na efetivação 
das políticas públicas da educação profissional. Diferentes cenários foram apresentados 
por distintas concepções governamentais ao longo da trajetória das escolas federais, e 
com isso algumas transformações foram efetivadas na estrutura da rede como um todo”. 
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Antônio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual cenário da educação 
profissional no Brasil. In: XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba, PUC/PR, 2013. Anais... Curitiba: p. 1584. 
<educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8126_4720.pdf>. Acesso em 02 out. 2018.
 
 
Considerando o excerto textual acima e os conteúdos abordados no texto-base, 
Educação profissional e tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 
2014, a respeito da lei 11.741/2008, que revogou o decreto 5154/2004, apresentando 
definições mais criteriosas para a EPT na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 
analise as seguintes afirmativas: 
 
I. A lei 11.741 reforçou a ideia de desvinculação da educação profissional do ensino 
médio, criando os CEFET e os IF, exclusivamente para o ensino técnico. 
II. A referida lei reforçou a política nacional adotada nos anos 2000 de ampliação da 
Rede Federal de EPT, na qual o Governo Federal criou centenas de unidades de ensino 
técnico e tecnológico e transformou os Centros Federais de Educação Tecnológica 
(CEFET) em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF). 
III. Essa lei de 2008 direcionou as vagas dos cursos técnicos exclusivamente para 
alunos advindos
de escolas públicas. 
IV. A lei 11.741 criou milhares de vagas para cursos técnicos de nível médio, cursos 
superiores de tecnologia e licenciaturas. 
 
Estão corretas apenas as afirmativas: 
Nota: 10.0 
 
A I e III 
 
B II e IV 
Você acertou! 
Comentário: A alternativa certa é a letra (b), pois as afirmativas II e IV estão corretas e as afirmativas I e III estão incorretas, isto é: de acordo com o 
texto-base, as definições mais criteriosas para a EPT na LDB, revogando o Decreto no 5.154/2004, “Reforçou a política nacional adotada nos anos 2000 
de ampliação da Rede Federal de EPT, na qual o Governo Federal criou centenas de unidades de ensino técnico e tecnológico e transformou os Centros 
Federais de Educação Tecnológica (CEFET) em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), criando milhares de vagas para cursos 
técnicos de nível médio, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas, um contraste com a década de 1990, quando as políticas públicas apontavam 
para um esvaziamento da responsabilidade do Estado na oferta de EPT” (texto-base, p. 725). 
 
C II, III e IV 
 
D I e II 
 
E I, III e IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando