Buscar

gestão da produção trabalho

Prévia do material em texto

Questão 01 - Em economia, fatores de produção são o conjunto de elementos indispensáveis a um processo produtivo, seja ele de um bem ou serviço. Tradicionalmente, os economistas identificaram três fatores essenciais para a produção de um bem ou serviço. Descreva-os, dando exemplos. (2,0 pontos)
Terra: todos os recursos naturais estão incluídos no elemento terra. Sejam aqueles que estão acima ou abaixa dela. Por exemplo: florestas, minas, água, ar e energia são englobados neste conceito.
Trabalho: Esse elemento pode ser chamado como recursos humanos. Por exemplo: parte dele as horas de trabalho na produção e também o conhecimento, a técnica e as capacidades de quem está envolvido no processo.
Capital: É equivalente a bens de consumo, o capital se refere ao conjunto de elementos materiais que apoiam a produção. Por exemplo: as máquinas industriais, equipamentos de informática e de telecomunicações, meios de transporte e instalações.
Questão 02 - De maneira simplificada pode-se dizer que “produto” é o resultado da produção, ou o que é produzido para ser comercializado, uma vez que a produção gera também subprodutos e externalidades. Do ponto de vista do mercado consumidor, o produto é desenvolvimento para atender às necessidades ou desejos do consumidor e, na visão das empresas, para a obtenção de lucro advinda de sua comercialização. Há ainda o produto não material, ao qual se denomina “serviços”, cujas finalidades para ambas as partes são as mesmas que a dos produtos.
Descreva as principais características dos produtos, bem como a importância do projeto de produto. (2,0 pontos)
O projeto de produto é importante pois facilita a revisão do planejamento estratégico e adequar a condução dos projetos ao direcionamento estratégico. 
Além disso, é preciso efetivar todas as etapas do planejamento estratégico, dando especial atenção aos feedbacks originados de cada ação desenvolvida, para que os erros de cálculo ou execução possam ser identificados e corrigidos, afim de evitar gastos desnecessários.
 
Questão 03 - A Compaq Computer Corporation se desfez de suas antigas linhas de montagem e agora faz seus computadores pessoais com células compostas de três pessoas que montam os computadores conforme a abordagem de produzir para estoque. Nesse arranjo, a equipe de três pessoas examina o pedido do próximo cliente num monitor para ver os atributos do computador a ser montado (periféricos, unidades de disco, etc.) e monta o computador especificamente para esse cliente. Nas células de três pessoas, uma pessoa prepara todas as submontagens que entram no computador. A segunda pessoa instala essas submontagens no gabinete do computador. E a terceira executa todos os testes para certificar-se de que os circuitos estão conectados corretamente. Nesse método de produção, as peças e submontagens são estocadas antes que os pedidos dos clientes sejam recebidos, mas os produtos acabados não; a montagem final acontece somente após o recebimento do pedido. Isso permite que a Compaq combine a produção com os pedidos dos clientes e reduza o custo de cada etapa de produção – estoque, manuseio, frete e produtos não vendidos. A mudança para um sistema de produção sob encomenda também diminui a dependência das previsões de mercado. A Compaq afirma que a produção de cada empregado na célula de três pessoas aumentou em 23% e que a produção por metro quadrado aumentou 16% em comparação com as linhas de montagem de produção para estoque.
Com base no texto acima, descreva a importância o Planejamento e Controle da Produção nas empresas. (2,0 pontos)
O Planejamento e Controle é importante pois é uma ferramenta que dá suporte para a tomada de decisões, além de planeja e controlar todo o processo de fabricação de mercadoria, visando a maneira correta de utilização de recursos necessários para a produção.
Questão 04 - Decisões de negócios são muitas vezes tomadas em meio a situações internas e externas de riscos e incertezas. Justamente por ser o mundo corporativo um ambiente que muda constantemente, é que controllers lidam diretamente com diversas análises para apoiar gestores nas tomadas de decisão. Uma dessas análises é chamada de Previsão de Demanda. Em Gestão da Produção essa previsão é tida como essencial para as tomadas de decisões estratégicas e para elaboração do planejamento estratégico, tático e operacional da empresa.
Com base no texto acima, descreva o que é a previsão de demanda, seus métodos e técnicas, dando exemplo. (2,0 pontos)
A previsão de demanda é uma variável importante para diversas áreas. A prática busca auxiliar na tomada de decisão, para que não sobrem nem faltem produtos para os revendedores, estoque ou canais de vendas, além disso, favorece a melhoria de práticas operacionais internas e externas, garantindo maior competitividade.
Existem 2 tipos gerais de técnicas de previsão de demanda:
· Métodos Qualitativos: inclui julgamento, que traduz as opiniões dos gerentes, especialistas, pesquisas de mercado e estimativas das equipes de vendas
· Métodos Quantitativos: inclui o método causal e a análise de séries temporais.

Continue navegando