Buscar

Atividade 19 - João Pedro Gomes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade 19 – Bioquímica
João Pedro Gomes – 9846876
1. Explique os seguintes termos:
-Chaperonas e Chaperoninas: chaperona são proteínas do corpo humano. As células incorporaram mecanismos bastante eficientes para evitar que erros na transmissão da informação genética se propaguem na replicação, na transcrição e na tradução. Chaperoninas são proteínas que evitam ou revertem a associação inapropriada entre subunidades e domínios de proteicos durante seu processo de dobramento. São também chamadas proteínas de choque térmico devido à elevação da sua taxa de síntese em temperaturas altas.
-Compartimentalização de células: cada compartimento ou organela contém seu conjunto característico de enzimas e moléculas especializadas e um complexo sistema de distribuição que transporta produtos específicos de um compartimento (organelas) para outro
-Peptídeos sinal: um elemento quase sempre presente no endereçamento de proteínas é o peptídeo sinal. Ele contém os sinais que irão dirigir a proteína sintetizada para seu destino final.
-Endereçamento de proteínas em eucariotos: a síntese de proteínas que são codificadas a partir do genoma nuclear, nos organismos eucariotos, pode ocorrer tanto nos ribossomos livres no citosol quanto nos ribossomos aderidos à face citosólica da membrana do Retículo Endoplasmático Granuloso. Nestes organismos, a síntese protéica também pode ocorrer nas mitocôndrias ou nos cloroplastos, a partir das informações contidas no DNA presente nestas organelas
2. O que é "CAP" e cauda poli A? Explique suas funções na tradução, durante a síntese de proteínas.
	Além dos capacetes, a maioria dos RNA’s eucarióticos são alterados de forma a conter uma cauda de poliadenilato na sua extremidade 3’. Nessa cauda estão presentes cerca de 200 A’s, que se enrolam ao redor de várias cópias de uma proteína ligadora. Essa cauda tem a função de atuar como acentuadora da tradução, proteger o mRNA da digestão por nucleases presentes no meio e proporcionar uma maior estabilidade à molécula. Especula-se que ela também tenha um papel importante no transporte do mRNA para o citoplasma.
3. Explique a síntese de proteínas em eucariotos. Desenhe uma figura comparando a síntese de proteínas em procariotos e eucariotos.
	A transcrição em eucariontes é bem mais complexa que em procariontes. Nos eucariontes a transcrição ocorre no núcleo, enquanto a tradução ocorre no citoplasma. Já nos procariontes tal separação celular não existe, sendo os dois processos muito bem acoplados no espaço. A separação temporal e espacial desses dois processos nos eucariontes permite a eles uma melhor regulação da expressão gênica. 
	Outra diferença é que o transcrito primário de mRNA dos eucariontes, ao contrário dos procariontes, é amplamente processado. O RNA nascente sofre uma série de alterações: aquisição de revestimento (cap) na sua extremidade 5’, cauda poli-A na extremidade 3’ e remoção exata de introns (splicing) para a formação de mRNAs maduros com mensagens contínuas. Alguns mRNAs maduros chegam a ser até dez vezes menores em tamanho que seus precursores.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Estrada Municipal do Campinho, s/nº
CEP: 12.602-810 – Lorena, SP – Brasil

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando