Buscar

Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PED90) obj FINAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PED90
PROVA FINAL OBJETIVA 10 
POR FAVOR CURTIR E SALVAR O MATERIAL
	)
	egenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A sociedade atual vive transformações nas formas de conceber e entender as relações pessoais, ações percebidas no descaso quanto ao respeito e nas interações frustrantes. Por essa razão, as empresas voltaram seu olhar para inserir temas como a ética no cotidiano do trabalho, organizando código de ética. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características da elaboração do código de ética nas empresas:
	 a)
	Necessita ser construído pelo grupo gestor, indicando as formas de agir coerentes à visão, aos valores e à missão da empresa.
	 b)
	Organizado por um grupo multidisciplinar terceirizado, com a presença de advogados que indicarão os deveres dos colaboradores.
	 c)
	Deverá ser organizado de forma coletiva, com a participação ativa dos colaboradores que apresentam conhecimento de sua função.
	 d)
	Documento encaminhado pelo sindicato que garante os direitos e os deveres dos trabalhadores dentro das organizações.
	2.
	Atualmente, nas empresas, há estudos e desenvolvimento de ações e programas voltados à Gestão de Recursos Humanos, com interesses na Gestão da Diversidade. Nesse sentido, com a contemporaneidade, novos temas surgem nas discussões sociais, influenciando as concepções da organizações. Sobre os aspectos que caracterizam e conceituam a Gestão da Diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Consiste na oferta de vagas e contratação de pessoas de foram justa e isenta de preconceitos e discriminações.
(    ) Valoriza as diferenças entre as pessoas, utilizando as singularidades como uma forma de garantir vantagem competitiva.
(    ) As empresas somente seguem a gestão de diversidade por questões jurídicas, para livrar-se de problemas legais.
(    ) Os estudos interculturais favoreceram a compreensão do tema e abertura das organizações nas discussões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
POR FAVOR CURTIR E SALVAR O MATERIAL
	3.
	As discussões que permeiam a sustentabilidade adentraram nas organizações, incidindo nos indicadores do desenvolvimento socioambiental, como formas de organização da gestão. Sobre os aspectos que permeiam a organização sustentável, avalie as asserções a seguir:
I- Objetiva ser eficiente economicamente, respeitando o meio ambiente e favorecendo a justiça social.
PORQUE
II- A organização inovadora apresenta novidades sobre múltiplas dimensões da sustentabilidade, pretendendo resultados para o meio ambiente e sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
POR FAVOR CURTIR E SALVAR O MATERIAL
	4.
	A Era da Informação compreende o período atual vivenciado pelas organizações e consequente área de Gestão de Pessoas. Iniciou na década de 1990, resultado das profundas mudanças políticas e econômicas sociais, muitas relacionadas à tecnologia de informação. Sobre as especificidades que constituem as características da Era da Informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Departamentalização dos processos funcionais, organizando os empregados em setores definidos.
(    ) Mantém os padrões organizados ao longo dos anos, para assim sistematizar os trabalhos com sucesso.
(    ) Independência de circulação entre as redes internas de equipes de empregados.
(    ) Ampla capacidade de gerenciamento e processamento de informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
POR FAVOR CURTIR E SALVAR O MATERIAL
	5.
	Para a manutenção positiva das organizações no mercado de trabalho, na atualidade, surge a urgência de se observar as necessidades empresariais. Assim, as organizações precisam realizar um levantamento com a finalidade de identificar as necessidades reais da empresa, para assim sistematizar a demanda das qualidades para os cargos oferecidos. Sobre o processo de contratação, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os métodos usados para o levantamento das necessidades da organização:
	 a)
	A organização utiliza métodos como a análise dos Recursos Humanos, análise organizacional, da estrutura de cargos e das formas de treinamento.
	 b)
	A organização faz uso de certos métodos próprios que variam de acordo com as exigências para a função que o funcionário desempenhará no cargo.
	 c)
	A organização prioriza métodos de análise organizacional, dos Recursos Humanos, estrutura de cargos e do treinamento dos funcionários.
	 d)
	A organização vislumbra situações que priorizam análise dos currículos, qualificação e experiência profissional adquiridas anteriormente.
POR FAVOR CURTIR E SALVAR O MATERIAL
	6.
	A chegada do humanismo nas relações de recursos humanos infere sobre como as transformações ocorridas na sociedade ocidental provocaram mudanças nas relações de trabalho. Sobretudo, na configuração organizacional que impulsionou a transformação do conceito de recursos humanos do Departamento Pessoal para a Gestão Estratégica de Pessoas. Sobre a transformação do conceito de recursos humanos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A estruturação do RH consiste no resultado da propagação do movimento de humanização que surgiu, principalmente para amenizar as relações de trabalho, que começaram a ameaçar a ordem organizacional da época.
PORQUE
II- A área surgiu de forma pequena e legalista, com fins de atender à demanda sindical, surgindo inclusive das aspirações dos capatazes das organizações, que serviram como precursores do caráter humanista nas organizações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
POR FAVOR CURTIR E SALVAR O MATERIAL
	7.
	Atualmente, os processos de desenvolvimento de pessoas nas organizações preconizam a mudança, a inovação e a criatividade nas ações desenvolvidas por seus funcionários. Desta forma, o desenvolvimento envolve três setores distintos: treinamento, desenvolvimento de pessoas e desenvolvimento organizacional. Sobre as características que compõem o processo de desenvolvimento de pessoas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Atua no desenvolvimento individual do funcionário, mais precisamente em como aprendem e se desenvolvem.
(    ) Expõe atividades de desenvolvimento quando é necessário treinar um funcionário para um cargo.
(    ) Possui a autoridade de convocar e inscrever o funcionário em determinado curso segundo a gestão.
(    ) Pretende orientar os funcionários no sentido de ampliarem suas habilidades para futuras responsabilidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
POR FAVOR CURTIR E SALVAR O MATERIAL
	8.
	Nas organizações, a concepção de Gestão de Pessoas sofreu modificações ao longo dos anos, principalmente com a ascensão da tecnologia e a globalização, interligando os mercados de negócios em nível mundial. Nesse sentido, as empresas necessitaram desenvolver
outras formas de interpretar e de relacionar com seus funcionários, integrando programas de desenvolvimento pessoal com viés na Qualidade de Vida no Trabalho. Sobre as etapas que compõem a implantação do programa de Qualidade de Vida no Trabalho, mais precisamente sobre a terceira etapa, do Ambiente de Suporte, analise as sentenças a seguir:
I- Nos programas destinados à alimentação saudável, estimular o consumo de alimentos naturais livres de gorduras, açúcares ou produtos químicos.
II- Permitir o acesso a folders de empresas alimentícias para que os funcionários se alimentem no local de trabalho, economizando tempo.
III- Organizar o cardápio, incluindo alimentos saudáveis de procedência confiável, privilegiando os produtos orgânicos.
IV- Estimular para que os funcionários realizem atividades físicas, projetando espaços adequados, no intuito de promover uma vida saudável.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	9.
	A história do desenvolvimento das organizações passou por algumas etapas até chegar na formação atual. Iniciou com a era da Industrialização Clássica, depois a Neoclássica e a Era da Informação após os anos 90. Cada etapa apresenta características pertinentes à etapa histórica, ao desenvolvimento social, político, econômico e cultural do cotidiano das pessoas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta características condizentes à Era da Informação, que iniciou na década de 90:
	 a)
	Período que suscitou profundas transformações políticas e econômicas, ascensão da tecnologia, mudança da visão mundial para a globalização.
	 b)
	Momento que vigorou a eficiência na produção, padrões rígidos e protocolos de comunicação, níveis hierárquicos para distinguir os empregados.
	 c)
	Tempo que predominou organizações baseadas na centralização do poder nas mãos do empregador, disciplina e estabilidade dos empregados.
	 d)
	Fase com ênfase no desenvolvimento das relações entre os indivíduos e os grupos de trabalho, priorizando as formas corretas de comunicação.
POR FAVOR CURTIR E SALVAR O MATERIAL
	10.
	Ao longo dos anos foram desenvolvidos estudos referentes a diversas áreas sociais, com intenção nas melhorias de qualidade e convivência humana. Nesse sentido, a Gestão de Pessoas consiste no termo atual, novo para a história da administração. O gestor de pessoas, muitas vezes, ocupa o cargo de administração de recursos humanos ou de administração pessoal. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características da função de Gestor de Pessoas:
	 a)
	O Gestor de Pessoas necessita ter o conhecimento de legislação para orientar, coordenar e disciplinar as pessoas que compõem seu setor, principalmente colocar ordem quando houver tumultos.
	 b)
	O Gestor de Pessoas apresenta a função de fiscalizar, orientar, punir e contratar os empregados, na intenção de privilegiar o sucesso e andamento dos trabalhos nas organizações.
	 c)
	O Gestor de Pessoas precisa saber administrar as pessoas, desenvolver processos de desenvolvimento, manutenção e monitoramento das pessoas, lembrando que trabalha com diversas personalidades.
	 d)
	O Gestor de Pessoas no exercício de sua função precisa manter certo distanciamento dos empregados, estabelecer as regras e as normas de conduta que deverão ser seguidas.
POR FAVOR CURTIR E SALVAR O MATERIAL
	11.
	(ENADE, 2014) Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, a partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz de experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio. A partir das ideias expressas no texto, conclui-se que, no Brasil do século XX:
	 a)
	A  industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
	 b)
	O êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural, porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
	 c)
	Homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e se adaptaram a outra, citadina, totalmente diferente e oposta aos seus valores.
	 d)
	Tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.
POR FAVOR CURTIR E SALVAR O MATERIAL
	12.
	(ENADE, 2014) Importante Website de relacionamento caminha para 700 milhões de usuários. Outro conhecido servidor de microblogging acumula 140 milhões de mensagens ao dia. É como se 75% da população brasileira postasse um comentário a cada 24 horas. Com as redes sociais cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, é inevitável que muita gente encontre nelas uma maneira fácil, rápida e abrangente de se manifestar. Uma rede social de recrutamento revelou que 92% das empresas americanas já usaram ou planejam usar as redes sociais no processo de contratação. Destas, 60% assumem que bisbilhotam a vida dos candidatos em websites de rede social.
Realizada por uma agência de recrutamento, uma pesquisa com 2.500 executivos brasileiros mostrou que 44% desclassificariam, no processo de seleção, um candidato por seu comportamento em uma rede social. Muitas pessoas já enfrentaram problemas por causa das informações on-line, tanto no campo pessoal quanto profissional. Algumas empresas e instituições, inclusive, já adotaram cartilhas de conduta em redes sociais. De acordo com o texto:
FONTE: POLONI, G. O lado perigoso das redes sociais. Revista INFO, p.70-75, julho 2011 (adaptado).
	 a)
	As cartilhas de conduta adotadas nas empresas proíbem o uso de redes sociais pelos funcionários, em vez de recomendar mudanças de comportamento.
	 b)
	A complexidade dos procedimentos de rastreio e monitoramento de uma rede social impede que as empresas tenham acesso ao perfil de seus funcionários.
	 c)
	Mais da metade das empresas americanas evita acessar websites de redes sociais de candidatos a emprego.
	 d)
	Empresas e instituições estão atentas ao comportamento de seus funcionários em websites de redes sociais.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
POR FAVOR CURTIR E SALVAR O MATERIAL POR FAVOR CURTIR E SALVAR O MATERIAL Parte inferior do formulário
POR FAVOR CURTIR E SALVAR O MATERIAL
	
	
	
Parte superior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais