Buscar

NOVAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NOVAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Com as mudanças que estão ocorrendo, as empresas também mudam. E mudam não somente no modo de pensar, mas também no modo de agir e na estrutura organizacional. Novas formas de organização surgem em meio a um ambiente cada vez mais tecnológico e inovador. Empresas já não têm mais um endereço e paredes, mas sim sites, e são virtuais. Hoje os concorrentes, que antes eram os vizinhos à empresa, podem estar no país vizinho ou do outro lado do mundo. Ao mesmo tempo em que o produto de uma organização pode, também, estar cruzando os oceanos.
Com isso, as pessoas também mudam. As empresas precisam de pessoas capacitadas, que tenham talento e que sejam donas de um capital intelectual que possa trazer benefícios para a organização. Pessoas que ficam paradas no tempo podem perder seu espaço no mercado de trabalho. É preciso se atualizar constantemente, ser capaz de inovar, ser criativo e saber lidar com as novas tecnologias, para que possa atender a esse novo mercado altamente competitivo e volátil.
Hoje, as pessoas podem trabalhar em casa e não estar fisicamente presentes dentro da organização. Pessoas, mesmo quando trabalham dentro da estrutura física de uma empresa, numa boa parte do tempo desenvolvem seu trabalho através da internet, seja pelo computador ou através do celular. Tudo isso ocorre devido ao apoio da tecnologia, à disseminação da informação e do papel da comunicação, que juntos contribuem para formar a gestão do conhecimento.
E esse quadro só vem aumentando. Segundo Lacombe e Heilborn (2008), o teletrabalho, como os autores denominam o ato de as empresas levarem o trabalho aos trabalhadores e não os trabalhadores ao trabalho, aumentou cerca de 10% a 15% na última década nos Estados Unidos. A maioria das 500 maiores empresas americanas tem programas de teletrabalho em andamento.
O trabalho longe das empresas pode trazer vantagens e desvantagens para empresas e para os trabalhadores. Como vantagem para as empresas pode-se considerar a redução do absenteísmo e da rotatividade, redução da estrutura física das empresas, menos custos devido a estruturas mais enxutas. Para o trabalhador, ele tem mais tempo para ficar em casa, para o lazer, menores custos com deslocamento, entre outros.
Como desvantagem, a empresa deve tomar cuidado com a motivação dos funcionários, devido ao isolamento físico da equipe de trabalho, desenvolver novas formas de trabalhar em equipe, com apoio da tecnologia da informação, desenvolver novas formas de gerenciar a equipe. Para o empregado, pode levar a problemas psicológicos, como depressão, por ficar mais em casa e sem contato físico com colegas de trabalho, pode não saber separar as horas de trabalho e horas de lazer, e com isso trazer prejuízo para a família, a falta de rotina pode atrapalhar no andamento dos trabalhos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina