Buscar

prova av2 resp penal

Prévia do material em texto

João e José são indiciados em IP pela prática do dano material. Carlos, o ofendido, vem oferecer queixa em face de João, silenciando quanto à José, que é recebida pelo juiz na forma em que foi proposta. Pergunta-se: O Magistrado agiu corretamente? Qual Princípio ferido?
1 – O magistrado não agiu corretamente, pelo motivo de ter violado o Princípio da Indivisibilidade, conforme prevê o Art. 48 do CPP. A ação penal deverá ser ajuizada contra os dois ( João e José), não podendo, em regra, ser proposta apenas contra um deles, salvo se houver algum motivo jurídico que autorize, tais como, caso um deles já tenha falecido, possui doença mental, é menor de 18 anos, não há provas contra ele, etc. 
Regiclécio da Silva foi preso em flagrante por violação à norma do artigo 157, parágrafo 2, I e II do CP. Por oportunidade da lavratura do auto de prisão em flagrante, a Autoridade Policial, por despacho devidamente fundamentado, determinou a incomunicabilidade do indiciado, ressaltando que tal medida era conveniente para a investigação, uma vez que ainda era necessária a identificação de outros indivíduos envolvidos na prática do crime. Inconformados, os familiares do preso procuram você e indagam se tal incomunicabilidade é admissível nos dias atuais. O que você responderia? Fundamente a sua resposta, apontando eventuais dispositivos legais pertinentes.
2- A incomunicabilidade do indiciado é admissível quando o interesse da sociedade ou conveniência da investigação o exigir, a mesma será decretada pelo magistrado através de despacho, requerido pela autoridade policial ou órgão do Ministério Público, não podendo exceder o prazo de 3 dias ( Três dias) conforme expressa o art. 21 do CPP, respeitado, em qualquer hipótese, o disposto no artigo 89, inciso III, do Estatuto da OAB.
Cabe ressaltar também que obstante a incomunicabilidade na prática, esta somente poderia se tornar real se não houvesse contato algum do indiciado com pessoa sequer, nem mesmo a de seu advogado, sendo de se certa forma, um meio de se colocar comunicável.

Continue navegando