Buscar

Processos Químicos e Biológicos

Prévia do material em texto

Questionário 2 
1. Defina oxidação-redução, e diferencie os termos a seguir: 
A oxidação e a redução são processos contrários e que ocorrem simultaneamente em uma reação química em que há transferência de elétrons. Esse tipo de reação é denominado de reação de oxidorredução (ou redox).
A oxidação ocorre quando a espécie química perde elétrons para outra, ficando com a carga mais positiva, isto é, o seu Nox (Número de oxidação) aumenta.
A redução, por outro lado, é o ganho de elétrons de uma espécie química, com a consequente diminuição do Nox.
a. respiração aeróbia e anaeróbia. 
Na respiração aeróbica o oxigênio é utilizado como aceptor final, e ela pode ser dividida em três etapas: fosforilação oxidativa, ciclo de Krebs e glicose.
 A respiração anaeróbica consiste em um processo metabólico caracterizado pela ausência de uso se oxigênio, a principal fora de respiração anaeróbica para produzir ATP é por meio da fermentação.
b. respiração e fermentação. 
Respiração é o processo que as células utilizam para obter energia quando existe a presença de oxigênio. A fermentação é o processo utilizado para obter energia nas células quando não há presença de oxigênio.
c. fotofosforilação cíclica e acíclica. 
A fosforilação cíclica é o processo que só envolve o PSI, sofre interferência de quatro fótons, dois elétrons que são retirados da clorofila do meio da reação do PSI, e em estado agitado é passado para a ferredoxina que se diminui. 
A fotofosforilação acíclica acontece quando os elétrons transcorrem da molécula para a água em direção ao NADP+ dentro de um sistema acíclico.
 
2. Preencha na tabela seguinte a fonte de carbono e a fonte de energia para cada tipo de organismo. 
Organismos Fonte de carbono Fonte de energia 
Fotoautotrófico a. CO2 b. Luz
Fotoheretotrófico c. Formas orgânicas d. Luz 
Quimioautotrófico e. CO2 f. Oxidação de compostos inorgânicos 
Quimioheterotrófico g/h . Moléculas orgânicas complexas
 
3. Explique quais são as principais etapas e a importância da glicólise e da fermentação
A glicólise é um processo que degrada a glicose em duas moléculas menores, sendo essencial para a produção de energia dos organismos. Ela é dividida em duas etapas, uma de investimento energético e a outra de compensação energética. Ao final das duas etapas, o saldo é de duas moléculas de ATP e duas moléculas de NADH.
A fermentação é um processo anaeróbio que apresenta como finalidade a produção de ATP. Suas fases são a glicólise e a redução do piruvato.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando