Buscar

Práticas integrativas complementares - resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Práticas Integrativas Complementares
Segundo a OMS, as Práticas Integrativas Complementares (PICS) são técnicas que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde por meio de mecanismos naturais, abrangendo uma gama de tratamentos que envolvem práticas baseadas em terapias espirituais, minerais, com plantas e técnicas manuais. 
As PICS foram implementadas em 2006, no SUS por meio da PNPIC, com objetivo de fortalecer e somar o tratamento do paciente, considerando o sujeito como um todo. Busca ampliar a qualificação dos serviços, potencializando o campo da promoção da saúde
Em 3 de novembro de 2010, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional COFFITO publicou a Resolução n. 380, a qual regulamenta o uso das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde pelo Fisioterapeuta. A utilização das PICS pelos fisioterapeutas pode ser entendida como um recurso que complementa o uso das práticas tradicionais. 
Alguns exemplos de PICS são:
Cromoterapia, aromoterapia, método de infertilidade de Erika Nery, meditação, musicoterapia, naturopatia, reflexoterapia, shantala, yoga, osteopatia, quiropraxia, acupuntura, biodança, entre outros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando