Buscar

QUADRO DISTINTIVO ENTRE AS SOCIEDADES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: Nikolas Bruno Fernandes Guimarães matrícula: 201407366688
	
	SOCIEDADE SIMPLES “PURA”
	SOCIEDADE DE NOME COLETIVO
	SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES
	SOCIEDADE LIMITADA
	SOCIEDADE ANÔNIMA
	SOCIEDADE EM COMANDITA POR AÇÕES
	SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO
	SOCIEDADE EM COMUM
	DEFINIÇÃO
	São sociedades que exploram a atividade de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa.
	É a constituição de uma empresa por sociedade, onde todos os sócios respondem pelas dívidas de forma ilimitada.
	É a sociedade constituída por dois tipos de sócios: os sócios comanditários (responsabilidade limitada) e os comanditados (responsabilidade ilimitada).
	Consiste num tipo de associação que estabelece normas com base no valor investido por cada associado. O nome de cada uma das associações desse modelo é acompanhado da sigla “Ltda.” que significa “limitada”.
	Possui o capital dividido em partes iguais chamadas ações, e tem a responsabilidade de seus sócios ou acionistas limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
	O capital é dividido em ações, respondendo os acionistas apenas com o valor das ações subscritas ou adquiridas, mas tendo os diretores ou gerentes responsabilidade subsidiária limitada e solidária pelas obrigações sociais.
	É formada por dois tipos de sócios: o sócio ostensivo e o sócio oculto ou participante. O sócio ostensivo realiza em seu nome os negócios jurídicos necessários para ultimar o objetivo do empreendimento e responde pelas obrigações sociais não adimplidas. Já o sócio oculto, ou participante, não tem qualquer responsabilidade jurídica relativa aos negócios realizados em nome do sócio ostensivo.
	É uma espécie de sociedade despersonificada, constituindo sociedade de fato ou irregular. Assim sendo, as normas da sociedade em comum são aplicáveis as sociedades que não possuem atos constitutivos ou que possuem, mas sem o devido registro.
	QUEM PODE SER SÓCIO?
	Pessoas naturais e Jurídicas.
	Somente Pessoas Físicas.
	Como sócio comanditado, somente Pessoa Física. Já o comanditário pode ser tanto pessoa Física quanto Jurídica.
	Pessoa Física e Jurídica.
	Pessoa Física e Jurídica.
	Pessoas Físicas que ocupam cargo na administração.
	Sócio ostensivo (sociedade limitada) e o sócio oculto ou participante (investidor).
	Os sócios, nas relações entre si ou com terceiros, somente por escrito podem provar a existência da sociedade, mas os terceiros podem prová-la de qualquer modo.
	NOME EMPRESARIAL
	Usará a denominação que é equiparada ao nome empresarial.
	Necessariamente na forma de firma ou razão social, que contenha o nome civil de um ou mais sócios, completo ou abreviado, acrescido da expressão “e companhia” ou sua abreviatura, caso haja outros sócios que não tenham sido ali mencionados.
	Quando firma ou razão social, deve ser composto apenas pelo nome civil dos sócios comanditados, sendo expressamente vedada a utilização do nome civil dos sócios comanditários.
	O nome empresarial da sociedade limitada pode ser de dois tipos: denominação ou firma integrada pela palavra final “limitada” ou a sua abreviatura “Ltda.”.
	Nome do fundador, acionista, ou pessoa que haja concorrido para o bom êxito da formação da empresa.
	Pode ser denominação ou firma. Tanto na denominação quanto na firma é obrigatória a identificação do tipo societário pela locução “comandita por ações”, por extenso ou abreviadamente.
	É dispensado o uso do nome empresarial.
	Essa espécie de sociedade não tem registro na junta comercial, logo, não tem personalidade jurídica ou nome empresarial.
	RESPONSABILIDADE
DOS SÓCIOS OU DO EMPRESÁRIO INDIVIDUAL
	Pode ser limitada ou ilimitada, dependendo do que declararem no contrato social.
	Solidária e ilimitada.
	Limitada.
	A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
	Limitada.
	É mista. Os acionistas respondem pelo preço das ações subscritas ou adquiridas, e o acionista diretor solidariamente e ilimitadamente pelas obrigações sociais.
	O sócio ostensivo responde ilimitadamente, ao passo que o sócio oculto apenas responde em face do sócio ostensivo até o limite previsto no contrato.
	Todos os sócios respondem solidária e ilimitadamente.
	ATO CONSTITUTIVO DA SOCIEDADE OU EMPRESA INDIVIDUAL
	É registrada em cartório de registro civil de pessoas jurídicas do local de sua sede, com exceção da sociedade cooperativa, que por figurar sociedade institucional, possui estatuto social e este deve ser registrado na junta comercial, igualmente as sociedades empresárias. 
	Contrato Social ou por Aditivo Contratual.
	As partes se reúnem para a instituição de sociedade em comandita simples, estabelecendo as responsabilidades dos sócios comanditários e dos comanditados. Estabelece o percentual de pro labore de cada sócio.
	Contrato escrito ou particular público.
	Deve seguir os seguintes passos:
Subscrição, pelo menos por duas pessoas, de todas as ações em que se divide o capital social fixado no estatuto; Realização, como entrada, de 10%, no mínimo, do preço de emissão das ações subscritas em dinheiro; Depósito, no Banco do Brasil ou em outro estabelecimento bancário autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários, da parte do capital realizado em dinheiro.
	Tem o capital dividido em ações, regendo-se pelas normas relativas à sociedade anônima e opera sob firma ou denominação.
	Não é necessário o registro de seu contrato social na Junta Comercial. Normalmente são constituídas por um prazo limitado, no objetivo de explorar um determinado projeto.
	Seus atos constitutivos ainda não foram inscritos no registro próprio.
	ADMINISTRAÇÃO DA SOCIEDADE OU EMPRESA INDIVIDUAL
	Caberá a um ou a todos os sócios designados a priori no contrato social.
	Compete exclusivamente a sócios.
	É atribuição exclusiva dos sócios comanditados.
	Por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado.
	Compete ao conselho de administração e diretoria ou somente a diretoria caso não haja conselho de administração.
	Compete ao sócio comanditário.
	Compete ao(s) sócio(s) ostensivo(s).
	Cabe àquele que contratou pela sociedade.
	SE SUJEITA A FALÊNCIA?
	Não
	Sim
	
Não
	Para os sócios, não. Mas é possível responsabilizar seus administradores e sócios pelo pagamento dos credores no caso de falência da sociedade.
	Sim
	
Sim
	
Não
	
Sim
	ÓRGÃO DE REGISTRO
	
Cartório de registro civil das pessoas jurídicas.
	Junta Comercial.
	
Junta Comercial, onde for sediada.
	Registro civil de pessoas jurídicas ou na Junta Comercial. Vai depender da sua natureza civil ou empresarial.
	Junta Comercial.
	
Junta Comercial, onde for sediada.
	
Independe de registro em órgão competente.
	
Não possui seus atos constitutivos inscritos no órgão competente.
	COMO SE PROVA A EXISTÊNCIA DA SOCIEDADE OU EMPRESA INDIVIDUAL?
	Por meio de terceiros ou por escrito.
	Os sócios só podem provar sua existência através de prova escrita. Os terceiros podem fazê-la por qualquer meio de prova.
	Os sócios só podem provar sua existência através de prova escrita. Os terceiros podem fazê-la por qualquer meio de prova.
	Os sócios só podem provar sua existência através de prova escrita. Os terceiros podem fazê-la por qualquer meio de prova.
	Os sócios só podem provar sua existência através de prova escrita. Os terceiros podem fazê-la por qualquer meio de prova.
	Por escrito.
	Por todos os meios de direito possível.
	Por escrito.
	CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE OU EMPRESA INDIVIDUAL
	Caracteriza-se por não correr o risco de perder isenção fiscal. Sua contabilidade é mais simplificada, não estando obrigada a um sistema regrado de escrituração contábil.
	É um tipo societário onde todos os sócios são solidários e todos respondem ilimitadamente pelas dívidas da sociedade, ou seja, a dívida da sociedade pode atingir os bens dos sócios.
	Nem todos os sócios podem ser gerentes.
	Composta por um ou mais sócios, não sendo necessário que exerçam o mesmo tipo de atividade econômica na
sociedade. O capital social não tem um valor mínimo.
	A identificação pela sua denominação social; a função essencialmente empresarial; a limitação da responsabilidade dos sócios e a possibilidade de abertura do capital para negociação de suas participações no mercado de capitais.
	Tem o seu capital dividido em ações; tem responsabilidade ilimitada; os acionistas que ocupam as funções,
	A atividade constitutiva do objeto social é exercida unicamente pelo sócio ostensivo.
	Não são registradas em órgão competente.
	PATRIMÔNIO SE CONFUNDE COM O DOS SÓCIOS OU EMPRESÁRIO?
	Sim
	Sim
	Não
	Sim
	Não
	
Sim
	
Sim
	
Sim
	COMO SE DISSOLVE?
	Com o implemento da condição a que foi subordinada a sua durabilidade.
	Por vencimento do prazo de duração; consenso unânime dos sócios ou por maioria absoluta; na falta de pluralidade dos sócios, não reconstituída no prazo de 180 dias; extinção da autorização de funcionamento; declaração de falência.
	Por vencimento do prazo de duração, salvo se, vencido este e sem oposição de sócio, não entrar a sociedade em liquidação, caso em que se prorrogará por tempo indeterminado; por consenso unânime dos sócios;
	Na falta de pluralidade dos sócios, não reconstituída no prazo de 180 dias.
	Ocorrerá de pleno direito, por decisão judicial, e por decisão de autoridade administrativa competente, nos casos e nas formas previstas em leis especiais.
	Por qualquer uma das cláusulas previstas no art. 1033 do CC; pela declaração de sua falência.
	Por vencimento do prazo de duração; por deliberação dos sócios; por força de lei ou ordem judicial.
	Poderá ser dissolvida judicialmente, a requerimento de qualquer um dos sócios quando anulada a sua constituição, exaurido o fim social, ou verificada a sua inexequibilidade. O contrato pode prever outras causas de dissolução a serem verificadas judicialmente quando contestadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais