Buscar

Metodologia Científica docx111

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Metodologia Científica (19955)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655762) ( peso.:4,00)
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As maiores economias são aquelas dos países com maior grau de investimento em pesquisa e inovação. Esse processo é emancipador do ponto de vista cultural, e também para que uma nação crie sua própria identidade, assim como uma base educacional, de tecnologia e inovação. O papel da universidade é muito importante dentro desse contexto, devendo ainda existir a integração entre a indústria e a universidade. Diante do exposto, disserte sobre como a universidade poderia se integrar à indústria e pensar em inovação tecnológica.
	Resposta Esperada:
- A universidade deve realizar pesquisa e extensão comunitárias com finalidades de ajudar no desenvolvimento de processos tecnológicos e inovação para a sociedade.
- O pesquisador, professor na universidade, deve entender quais as principais demandas das empresas ou indústrias, e propor soluções de curto, médio e longo prazo.
- A universidade deve formar cidadãos críticos e criativos, que de fato contribuam para a melhora da qualidade de vida das pessoas e também das empresas nas quais trabalham.
- O professor pesquisador é o profissional que não necessariamente deve estar somente em sala de aula, e sim, ser abrigado na empresa, onde pensa a inovação que foi incubada de forma inicial na universidade.
	2.
	Um erro muito comum entre os pesquisadores iniciantes, ou até mesmo durante a elaboração de um artigo científico, ou mesmo trabalho de graduação, é não darmos a devida atenção às citações bibliográficas. Desta forma, costuma-se escrever muitos parágrafos sem nenhuma citação de autor. E o argumento é sempre o mesmo, que as ideias expostas são de autoria do próprio autor, mas esquecemos que, quando estamos falando sobre determinado assunto, muitas pesquisas vieram antes de nós, e, quanto maior for o número de autores citados em nossa pesquisa, significa que conhecemos aquele assunto profundamente, e todo o resultado que agora apresentamos no artigo contribui para a geração de conhecimento atual e inédito. Assim sendo, se em um artigo científico forem citadas 1178 obras ao longo do texto, quantas destas terão que ser referenciadas ao final, no item referências bibliográficas, último item do artigo ou trabalho de graduação? Por qual motivo um número elevado de citações contribui de fato com a geração de conhecimento?
	Resposta Esperada:
Se ao longo de um artigo científico ou trabalho acadêmico forem citadas ao longo do texto 1178 obras, ao final, no item referência bibliográfica, deverão estar citadas todas as 1178 obras e respectivos autores. Assim, quando temos um número elevado de obras referenciadas, fica claro que o artigo ou trabalho proposto apresentou uma vasta pesquisa bibliográfica referente ao assunto abordado. Desta forma, implica que o artigo contribuirá significativamente para geração de novo conhecimento, amarrando os resultados observados ao conhecimento de todos autores citados na obra.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando