Buscar

movimentos sociais atividade 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Revisar envio do teste: ATIVIDADE 4 (A4)
Curso	GRA1024 SOCIOLOGIA: MOVIMENTOS SOCIAIS GR3415202 - 202020.ead-8428.03
Teste	ATIVIDADE 4 (A4)
Iniciado	18/08/20 12:16
Enviado	15/09/20 18:30
Status	Completada
Resultado da tentativa	7 em 10 pontos 
Tempo decorrido	678 horas, 13 minutos
Resultados exibidos	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
0 em 1 pontos
Leia o excerto a seguir.
 
“O discurso criminalizador e anticomunista, de defesa da ordem e da ‘liberação do trânsito’ a qualquer custo ao mesmo tempo em que deixava claro o posicionamento político desses jornais, expressava naquele momento a aposta (compartilhada pelos governos municipal e estadual e pela burguesia paulistana) de que seria possível derrotar as mobilizações” (CALIL, 2013, p. 382).
CALIL, G. G. Embates e Disputas em Torno das Jornadas de Junho. Revista Projeto História , São Paulo, n. 47, p. 377-403, ago. 2013.
Considerando o excerto apresentado, sobre a campanha da imprensa no início do movimento Passe Livre, analise as afirmativas a seguir.
I. A imprensa deslegitimava as ações do movimento Passe Livre.
II. Os editoriais sugeriram haver objetivos dissimulados nos protestos.
III. A imprensa apoiou o direito de manifestação.
IV. A violência policial atingiu manifestantes e jornalistas.
 
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Incorreta II e III, apenas.
Resposta Correta:	
Correta I, II e IV, apenas.
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois os editoriais dos jornais Folha de São Paulo e Estadão, assim como matéria da Rede Globo de Televisão exigiam a intervenção do governo do estado e da prefeitura com uso da força para repressão dos manifestantes e liberação das vias de trânsito. Diversos vídeos circularam nas redes sociais digitais mostrando as ações truculentas da polícia e inclusive um policial destruindo uma viatura para responsabilizar os manifestantes, provocando como efeito a mudança no discurso da imprensa e no apoio da opinião pública.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
A Via Campesina é uma organização transnacional popular que representa diversos movimentos sociais na sua maioria pequenos e médios agricultores, mulheres agricultoras, sem terras, povos indígenas e negros de vários países em quatro continentes como exemplo de sujeito coletivo internacional. 
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indica qual questão a Via Campesina defende no âmbito da agricultura como uma prioridade política.
Resposta Selecionada:	
Correta O direito à soberania alimentar.
Resposta Correta:	
Correta O direito à soberania alimentar.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o conceito de soberania alimentar surge como o direito de todos os povos decidirem sobre suas políticas de produção de alimentos, diferente do modelo de produção agrícola voltado para o mercado internacional e controlado por empresas transnacionais. 
Pergunta 3
0 em 1 pontos
Leia o trecho a seguir.
 
“O primeiro Fórum Social Mundial ocorreu em 2001, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e reuniu aqueles que, descontentes com o sistema capitalista, almejavam uma sociedade melhor. O evento vem se repetindo desde então, em outros locais e novos formatos, mas mantendo a aspiração original de contraposição ao sistema dominante” (BRASIL, 2017, p. 329).
BRASIL, M. S. Vozes da Utopia: Fórum Social Mundial. Revista de Ciências do Estado , v. 2, n. 1, p. 327-355, jan.-jul. 2017.
A respeito dos ideais de luta presentes no Fórum Social Mundial, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) O FSM reúne movimentos sociais de todo o mundo contrários ao sistema capitalista.
II. ( ) O FSM discute formas alternativas ao capitalismo.
III. ( ) O FSM acontece apenas no Brasil.
IV. ( ) O FSM surgiu como contraponto ao Fórum Econômico Mundial.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Selecionada:	
Incorreta F, F, F, F.
Resposta Correta:	
Correta V, V, F, V.
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. A sequência está incorreta, pois o FSM realizou suas primeiras edições em Porto Alegre, mas mudou sua estratégia de mobilização passando a usar um sistema itinerante onde a organização do evento principal pode acontecer em diferentes países além do Brasil. Países que já receberam edições do FSM foram a Índia em 2004, o Quênia em 2007, Senegal em 2011, Tunísia em 2013 e 2015 e Canadá em 2017, expandindo o centro de suas discussões.
Pergunta 4
0 em 1 pontos
Leia o excerto a seguir.
 
“O MBL tornou-se muito conhecido no Brasil desde as Jornadas de Julho de 2013, que resultaram no golpe jurídico-político-militar de 2016. Foi um dos principais protagonistas desse processo e tem sido um sujeito coletivo destacado na dinâmica política hodierna, particularmente nas eleições presidenciais de 2018” (MARTINS, 2018, p. 56).
MARTINS, M. F. Educação, cidadania regressiva e movimentos sociais regressivos: o MBL em questão. Revista Crítica Educativa , v. 4, n. 2, p. 41-68, jul.-dez. 2018.
Considerado o excerto apresentado, sobre o papel do movimento tenentista, analise as afirmativas a seguir.
I. O MBL apoia a organização da economia nos moldes socialistas.
II. Os membros do MBL foram treinados em cursos de lideranças pelo Estudantes Pela Liberdade.
III. O MBL aliou-se a partidos políticos e elegeu diversos de seus membros a cargos legislativos.
IV. O MBL pode ser considerado um movimento social progressista.
 
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Incorreta I, III e IV, apenas.
Resposta Correta:	
Correta II e III, apenas.
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois o MBL é um movimento que defende ideias liberais para a economia. Surgiu em 2014 como extensão da entidade internacional “Estudantes Pela Liberdade” que recebe financiamento de empresários dos Estados Unidos como meio de patrocinar a manifestação da Nova Direita, segmento político com ideias conservadoras. O MBL é considerado regressivo porque produz ações educativas para cooptação ao seu projeto de extinção de direitos sociais e construção de um modelo neoliberal radical como o fim de todas as cotas sociais por considerarem uma forma oficial de discriminação. 
Pergunta 5
1 em 1 pontos
A edição de 2005 do Fórum Social Mundial deliberou sobre o que ficou conhecido como Consenso de Porto Alegre indicando diversas possibilidades de mudanças sociais. Nesse manifesto ficaram especificadas doze propostas que versam sobre diversos temas como economia, democracia, paz e justiça.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indica qual proposta está alinhada com o tema da economia.
Resposta Selecionada:	
Correta Promoção da economia solidária frente à economia livre.
Resposta Correta:	
Correta Promoção da economia solidária frente à economia livre.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o FSM propôs em 2005 o Consenso de Porto Alegre como contraponto ao Consenso de Washington que estabelece desde 1989 dez regras como um guia de estabilização econômica para os países em desenvolvimento que promoveu desigualdade. O Chile é um exemplo de país que implementou esse receituário liberal. O FSM listou assim doze propostas e sete são de caráter econômico, incluindo a efetivação da economia solidária em detrimento da economia de mercado liberal. 
Pergunta 6
1 em 1 pontos
Leia o trecho a seguir.
 
“Vale ressaltar que o contexto político brasileiro, no ano de 2016, se encontrava em crise, sobretudo na esfera Federal, resultando no afastamento de Dilma Rousseff do cargo de Presidente. Após julgamento no Senado, em 29 de agosto, o vice-presidente Michel Temer assumiu a Presidência e, um mês depois, a Medida Provisória 746/2016, sobre a Reforma do Ensino Médio, foi instituída por ele” (RIBEIRO; PULINO, 2019, p. 295).
RIBEIRO, R. A.; PULINO, L. H. C. Z. Outubro, 2016, Brasil - As ocupações de escolas brasileiras da rede pública pelos secundaristas: contextualização e caracterização.
Revista Psicologia Política , v. 19, n. 45, p. 286-300, maio-ago. 2019.
 
Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A reforma do ensino médio de 2016 mudaria o currículo escolar do ensino secundário.
Pois:
II. Os estudantes universitários e de Institutos Federais não apoiaram os secundaristas.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
Correta A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Resposta Correta:	
Correta A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a asserção I é verdadeira, porque a reforma do ensino médio foi instituída pela medida provisória 746/2016 e previu mudanças na organização curricular que contrariou os estudantes secundaristas. Outras medidas foram aprovadas no Congresso Nacional, como a PEC 55, projetando cortes na área de educação e da saúde. A asserção II é falsa, pois os estudantes universitários e dos institutos federais foram atingidos pelos cortes de verbas para a educação, e assim, também ocuparam universidades e prédios dos institutos federais.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
Leia o excerto a seguir.
 
“A partir de 2013 novíssimos atores entraram em cena e mudaram o panorama das manifestações no Brasil com multidões nas ruas após serem convocadas por redes sociais on-line. As causas para o entendimento dessas alterações devem ser buscadas tanto na conjuntura político-econômica interna do país, como na conjuntura externa” (GOHN, 2016, p. 129).
 
GOHN, M. da G. M. Manifestações de protesto nas ruas no Brasil a partir de Junho de 2013: novíssimos sujeitos em cena. Revista Diálogo Educacional , Curitiba, v. 16, n. 47, p. 125-146, jan.-abr. 2016.
Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Os protestos de Junho de 2013 mudaram as demandas dos movimentos sociais no Brasil.
Pois:
II. Os protestos de Junho de 2013 retomaram as questões do cotidiano como a mobilidade urbana.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta:	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a asserção I é verdadeira, pois os protestos de Junho de 2013 atualizaram as demandas sociais até então restritas em torno das questões de reconhecimento de grupos com identidade cultural excluída. A asserção II é uma justificativa correta da I, pois os problemas do dia a dia como desemprego e o acesso a serviços públicos de educação e de saúde de qualidade, por exemplo, fizeram parte das pautas incluídas com a questão do aumento do valor das passagens de ônibus.
Pergunta 8
1 em 1 pontos
O processo de ocupações de escolas públicas, iniciado na cidade de São Paulo, em 2015, é considerado a mobilização de estudantes de nível secundário de ensino de maior sucesso nos últimos tempos e inspirou mobilizações semelhantes em outras cidades paulistas.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indica qual a causa das ocupações das escolas públicas em São Paulo.
Resposta Selecionada:	
Correta Reorganização do ensino público.
Resposta Correta:	
Correta Reorganização do ensino público.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o governo de São Paulo apresentou um projeto de “reorganização escolar” do ensino público, sem discussão com a comunidade escolar, onde previa a criação de ciclos únicos, a transferência de mais de 300 mil estudantes, a transferência de milhares de professores e o fechamento de inúmeras escolas. As ocupações foram a forma de manifestar-se dos estudantes. O ministério público estadual, assim como a defensoria pública, abriram uma ação civil na Justiça que resultou na retirada do projeto de reorganização das escolas pelo governo paulista.
Pergunta 9
1 em 1 pontos
Leia o trecho a seguir.
 
“A Operação Lava Jato teve grande impacto na mídia brasileira logo nos primórdios em que foi deflagrada. Meses após o início das investigações, em dezembro de 2014, a Operação começava a dar sinais de que traria consequências ao cotidiano do Congresso Nacional” (BRAGA; CONTRERA; CASSOTA, 2018, p. 153).
BRAGA, M. do S. S.; CONTRERA, F.; CASSOTA, P. L. O Impacto da Lava Jato na Atividade do Congresso Nacional. In : KERCHE, F.; FERES JÚNIOR, J. (coords.). Operação Lava Jato e a Democracia Brasileira . São Paulo: Editora Contracorrente, 2018.
A respeito da Operação Lava Jato, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) Verdadeira(s) e F a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) A partir de 2015 a Operação Lava Jato indiciou políticos de diferentes legendas partidárias.
II. ( ) As denúncias contra parlamentares resultaram na prisão do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do PMDB.
III. ( ) O Partido dos Trabalhadores teve o menor número de parlamentares indiciados e presos pela Operação Lava Jato.
IV. ( ) A Operação Lava Jato investigou mais de vinte senadores.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Selecionada:	
Correta V, V, F, V.
Resposta Correta:	
Correta V, V, F, V.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A sequência está correta, pois a Operação Lava Jato é a maior investigação contra crimes de corrupção que envolve o poder público brasileiro, empreiteiras e a empresa estatal Petrobras. Políticos de diferentes partidos se envolveram no esquema de desvio de dinheiro da Petrobras. O então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, teve o mandato cassado, foi processado e preso pela Operação. As investigações alcançaram o Senado Federal e a mais de vinte senadores, como o ex-senador Gim Argello do PTB, condenado a 19 anos de prisão.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
Leia o trecho a seguir.
“Em 2014, a ferocidade dos indivíduos pró e contra a manutenção do PT no governo se revelou quase sem limites, como se a disputa entre ideologias políticas se desse em uma arena diferente daquela onde ocorrem conflitos diários em uma sociedade e como se, [...] a exaltação do ódio e da violência política fosse assumida como ineficiente no âmbito dos discursos” (WAINBERG; MÜLLER, 2017, p. 49).
WAINBERG, J. A.; MÜLLER, A. A. C. Eleições 2.0: ódio nas redes durante a campanha presidencial de 2014. Revista Conexão , Caxias do Sul, v. 16, n. 31, p. 43-71, jan.-jun. 2017.
Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A disputa eleitoral de 2014 foi marcada por discursos de ódio político de cunho moral.
Pois:
II. As campanhas eleitorais de 2014 ficaram marcadas pela serenidade nas suas propagandas.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
Correta A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Resposta Correta:	
Correta A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a asserção I é verdadeira, já que a disputa eleitoral brasileira de 2014 acentuou a polaridade partidária entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O PT discutia questões sociais e era acusado de corrupção, já o PSDB defendia valores morais e a volta do crescimento econômico. A asserção II é falsa, pois as ideias progressistas da agenda social do PT para o Brasil incluíam, por exemplo, o direito ao aborto, e foram duramente atacadas durante a campanha com discursos conservadores e radicalmente contrários a essa medida.
Sábado, 3 de Outubro de 2020 17h19min49s BRT
 OK

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais