Buscar

O que é terceiro setor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. O QUE É O TERCEIRO SETOR
O objetivo deste capítulo é explicar de forma clara e objetiva o que é o terceiro setor, qual a sua origem, e qual a sua importância para economia de um país. Mas antes de falar o que é o terceiro setor, é necessário compreender o que são o primeiro e segundo setor. 
O Primeiro Setor é o poder público (governo) que é responsável pelas questões sociais. O Segundo Setor corresponde à iniciativa privada com fins lucrativos e o Terceiro Setor é aquele que atua exclusivamente com preocupações e práticas sociais, executam atividades sem fins lucrativos e promovem a geração de bens e serviços de caráter público. (Segundo Suely Xavier dos Santos, Organização no Terceiro Setor, 2012, p 13). 
Sendo assim, compreende-se que o primeiro setor são as instituições estatais comandadas pelo governo, que administram os bens e serviços públicos e representam, portanto, as ações do Estado.  Exemplos: Petrobras, Eletrobras e Banco do Brasil. O Segundo setor é formado por empresas privadas, onde os recursos são destinados para benefício próprio, visando alcançar fins lucrativos. Exemplos: Coca-Cola, Chilli Beans, Vivo e entre outras. E o Terceiro Setor é constituído por organizações sem-fins lucrativos e não governamentais, que têm como objetivo gerar serviços de caráter público e social. Exemplos: Fraternidade sem Fronteiras, Criança Esperança, Amor Se Doa e é claro o INCONE, ong a qual iremos falar um pouco mais a diante.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando