Buscar

GESTÃO DE PRODUTOS TURISTICOS - ATIVIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO DE PRODUTOS TURISTICOS - ATIVIDADE 1
As expectativas e tendências de movimentação do mercado do turismo para os próximos anos seriam promissoras. Entretanto, com os recentes acontecimentos ocorridos em função da pandemia do novo coronavírus e o grande problema de saúde que ocasionou na população pelo mundo, de uma forma geral, deverá gerar impactos fortes na cadeia do turismo. No tocante às autoridades brasileiras, o Ministério do Turismo vem encampando algumas ações capazes de minimizar os impactos negativos, que poderão ser sentidos a curto, médio e longo prazos.
Algumas dessas ações, conforme consta no portal MTur (2020), estão direcionadas a campanhas que visem ao não cancelamento de pacotes e sim à remarcação, bem como medidas de flexibilização de jornada de trabalho e salários, assim como a liberação de uma linha de crédito oriunda do Fundo Geral de Turismo (Fungetur).
Considerando que o perfil do seu público é de uma faixa etária entre 25 e 34 anos, com renda variando entre R$ 2 mil e R$ 5,6 mil, pois houve uma redução nos ganhos, ao mesmo tempo em que 20% desse grupo perdeu os empregos. Com muita sorte, esse perfil de turista possui nível superior completo, com especialização (pós-graduação).
É um público que utiliza muito as redes sociais, é antenado tecnologicamente, navega muito nos sites de busca, quando não utiliza serviços de agências e operadoras.
Nesse caso, considerando esse cenário preliminar e o composto de marketing (4 Ps), proponha um roteiro, identifique e justifique que planejamento e ações você poderia implementar para sua empresa, principalmente no tocante aos canais de distribuição, para dialogar com seu público-alvo e retomar as vendas?
RESPOSTA:
Os avanços da tecnologia levaram a relação entre consumidor e fornecedor a um novo patamar de comercialização do Turismo. Sobre isso, Oliveira (2016) reconhece que as inovações tecnológicas e sua consequente adoção por parte de empresas e consumidores cresceram expressivamente, principalmente na última década.
O que se percebeu com isso foi uma substancial mudança nos padrões de consumo, em que o acesso aos canais de vendas por parte do turista se tornou mais fácil e rápido, fruto do processo de modernização das empresas, que passaram a direcionar investimentos e força de marketing para o aperfeiçoamento dos seus processos de distribuição, alterando as estratégias de comercialização nos canais de distribuição dos produtos e serviços.
Também foi possível verificar um forte posicionamento de mercado diante da concepção de um turista que passou a dar ênfase maior às suas experiências e a buscar por produtos e serviços mais personalizados e alinhados com seus desejos e necessidades.
Sendo o turismo um produto com características intangíveis, tornam-se imprescindíveis as ações de marketing, a fim de permitir que haja a aproximação entre o turista e o fornecedor na cadeia de distribuição, pois do contrário ficaria inviabilizado o sucesso dessas relações comerciais.
De acordo com o atual momento e cenário mundial, devido a pandemia do Covid-19, e uma crise sanitária que está acontecendo no mundo inteiro, todas as áreas e seguimentos tanto profissional liberal, como micro-pequeno-médio empresas, estão sendo afetadas diretamente, os impactos negativos, na economia e também sociais, são bastantes visíveis, e no Turismo não é diferente, acredito eu, que foi uma das áreas diretamente afetada, por promover desenvolvimento em diversos seguimentos na sociedade como um todo. 
A OMS (Organização Mundial da Saúde), órgão responsável por estudos e pesquisas científicas, e condução estratégica da pandemia no mundo. Vem desenvolvendo estratégias juntamente com outros órgãos governamentais, para condução desta pandemia evitando a proliferação do Covid-19, seguem rigorosos com suas recomendações e na implementação de medidas sanitárias, baseadas em estudos científicos, no melhor controle, para evitar propagação do Covid-19, como todos nós sabemos o isolamento social, é uma destas medidas, com isso foi aplicada, por diversos governantes no mundo inteiro, a “Quarentena” ou “Lockdown”, apenas serviços essenciais podem estar em funcionamento, e todos por recomendações científicas e médicas, devem promover ações de higienização pessoal, usar máscaras, álcool em gel, evitar aglomerações.
Com todos estes procedimentos de segurança sanitária, e com uma possível flexibilização, minha proposta de estratégia de roteiros turísticos, seria atrativos turísticos naturais, como parques, fazendas e costas marítimas, com grande área aberta e natural, utilizando mecanismos de turismo de experiência, propondo ao turista, sua participação efetiva, nos modos culturais e sociais, conectando-se com realidade e vida local dos nativos, e tirando total proveito deste experiência e também de sua estadia. Estes atrativos contribuem com saúde e o bem estar das pessoas. O contato com a natureza e ar puro, e outros tipos de cultura, contribui para conhecimento e satisfação, para a saúde e o bem estar emocional do turista visitante.
Iria elaborar juntamente com os canais de distribuição, uma metodologia de segurança sanitária, mantendo-se o distanciamento social, com todos os equipamentos de segurança e de higiene, proporcionando conforto e segurança, garantindo assim, uma forma inteligente e atrativa na venda do produto turístico, com isso o aumento da demanda.
Como assim? Fazendo-se uso do marketing digital, nos canais e plataformas digitais na internet, para repassar dados e informações, tanto, elaborados por pequenos vídeos informativos e didáticos, por fotografias legendadas, por texto, de todos os procedimentos de segurança sanitária e higienização, de toda estrutura de transporte, recepção, hospedagem e recreação nos destinos e atrativos turísticos, formalizando pacotes de acordo com a faixa etária de idade, nível acadêmico, social e profissional do turista. Em uma aba de pesquisa, dentro da plataforma digital, com campo de preenchimento dos dados do turista, como nome, idade e e-mail, iria expor as seguintes perguntas aos turistas, que acessarem a plataforma:
“Se você pudesse viajar neste período de pandemia, com uma leve flexibilização imposta pelos governantes, para fugir do extress do home-office, da monotonia em família, da quarentena ou lockdown, para quais destes destinos turísticos naturais listados abaixo, você gostaria de ir ou indicaria para um familiar, amigo ou colega de trabalho”?
Em seguida, estrategicamente, listaria os atrativos e destinos turísticos.
Vale lembrar, que devido ao problema econômico e social, em relação a pandemia do Covid-19, o poder aquisitivo do turista diminuiu e muito, como todos nós já sabemos, e, para atingir meta na venda de produtos turísticos, o melhor caminho estrategicamente para empresa, no meu ponto de vista, seria oferecer, pacotes grupais, com números restritos de turistas, oferecendo um conjunto de opções, com preços bastante acessíveis, juntamente com os canais de distribuição, formular uma agenda programada alternada. Com isso, acredito que a busca e a frequência, dos produtos turísticos oferecidos nos canais de marketing e nas plataformas digitais, da empresa, automaticamente irá se tornar uma realidade, proporcionando uma fidelidade. Toda esta informação, repassada ao turista, de acordo com a pesquisa, disponibilizar na plataforma digital da empresa e também enviar por e-mail ao turista, é uma forma de passar segurança, confiabilidade e conforto, para atrair o turista na compra dos produtos turísticos oferecidos.
Um pacote turístico, muito interessante para os turistas que vivem na cidade do Rio de Janeiro, seria oferecer, pelos canais de marketing ou plataformas digitais, um fim de semana em um Hotel Fazenda, que está localizado a 110 km de distância. Localizado no meio da montanha em um pequeno trecho de serra no Município de Maricá – RJ, para um grupo de 30 turistas, onde a capacidade máxima do Hotel Fazenda é de 65 hóspedes, neste pacote, já seria inclusos, transporte, hospedagem, 3 refeições diárias e recreação,um lugar que muitas das vezes se passou desapercebido, é somente visto como uma paisagem natural, localizado as margens da estrada, que interliga as praias da Região dos Lagos do RJ, que sempre foi utilizada como passagem, pelos turistas praianos, é uma experiência rural e nova a ser vivida, tão perto do litoral norte do RJ, com gigantesco atrativo turístico natural e uma ótima infra-estrutura.
Fiz a abordagem neste exercício deste Hotel Fazenda, é que, a mais ou menos 10 anos atrás, um amigo, me fez o convite para conhecer este lugar, que é era totalmente fora do meu cotidiano normal, tive uma experiência incrível e totalmente agradável, por diversas vezes, passei por este lugar, e somente admirava a paisagem deste pequeno trecho de serra, mas não sabia da existência deste Hotel Fazenda. Tem muito tempo, que não vou para aquelas bandas, e não sei se o Hotel ainda está em funcionamento, resolvi descrever este destino, que é fantástico.
Usando os mecanismos e os canais de marketing digital, na divulgação de forma, informativa, direta e objetiva, colocando os pontos positivos e negativos, tenho absoluta certeza de que, se terá o resultado desejado.

Outros materiais