Buscar

Caso Clínico - Paciente masculino, 84 anos, negro, deu entrada no pronto atendimento com quadro de precordialgia irradiando para mandíbula e membro superior esquerdo, sudorese e vertigens, há cerca de

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: FARMÁCIA
	DISCIPLINA: FARMACOLOGIA
	PROFESSORA: FLAVIA MENDONÇA
	TURNO: NOTURNO
	PERÍODO: 5º
	ALUNOS: BARBARA ISABELA BALDEZ, DANIEL VINICIUS DOS SANTOS NUNES, 
	TURMA: 6905420182A
	MARIA DALVA FERREIRA CRUZ, PABLO VINICIUS PEREIRA E SILVA e TATIANE
	DATA: 18/11/2020
	TIMOTEO FREIRE.
	
CASO CLÍNICO 2:
Paciente masculino, 84 anos, negro, deu entrada no pronto atendimento com quadro de precordialgia irradiando para mandíbula e membro superior esquerdo, sudorese e vertigens, há cerca de 40 minutos. Relata também, história familiar positiva para miocardiopatia e hipertensão, além de antecedentes pessoais, como: Injúria Renal Crônica, HAS e Diabetes Mellitus. Diz fazer uso de losartana 50mg 2x/dia, caverdilol 6,25mg 1x/dia, clopidrogel 75mg 1x/dia, AAS 100mg, sinvastatina 40mg 1x/dia, insulina NPH 20UI/manhã +10UI/noite, metformina 850mg 2x/dia. Nega outras alterações, além de alergias e traumatismos.
Quais desses medicamentos são utilizados para o tratamento da hipertensão arterial? Explique o mecanismo de ação.
R: Medicamentos: Losartana e Caverdilol
Losartana: A losartana é um composto sintético potente, ativo por via oral. Em bioensaios de ligação e farmacológicos, liga-se seletivamente ao receptor AT1. In vitro e in vivo, tanto a losartana quanto seu metabólico ácido carboxílico farmacologicamente ativo (E-3174) bloqueiam todas as ações fisiologicamente relevantes da angiotensina II, sem levar em consideração sua fonte ou via de síntese. Diferentemente de alguns antagonistas peptídicos da angiotensina II, a losartana não tem efeitos agonistas. Ligando-se seletivamente ao receptor AT1 e não se liga ou bloqueia outros receptores de hormônios ou canais iônicos importantes na regulação cardiovascular. Além disso, a losartana não inibe a ECA, a enzima que degrada a bradicinina. Consequentemente os efeitos não-relacionados diretamente ao bloqueio do receptor AT1.
Caverdilol: É um betabloqueador e com propriedades antioxidantes, foi demonstrado que a vasodilatação é essencialmente mediada pelo bloqueio seletivo dos receptores Alfa 1. A vasodilatação devido a ação do carvedilol reduz a resistência vascular periférica e os bloqueadores Beta controlam o sistema renina-angiotensina. A atividade da renina plasmática é reduzida a retenção de liquido é rara.

Continue navegando