Buscar

Métodos de controle entregar até 30 de outubro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO
Orientações: atividade individual. Deverá ser entregue até o dia 30/10. O texto de apoio está disponível na aba ARQUIVOS – 3. Métodos de controle de microrganismos, e serão abertas reuniões síncronas para sanar possíveis dúvidas. 
NOME DO ALUNO: Wellington e Camargo 
1) Diferencie os seguintes termos: desinfecção, esterilização, antissepsia e assepsia.
Desinfecção é feito quando se quer destruir ou remover os patógenos na forma vegetativa, embora possa não eliminar todos os microrganismos.
Esterilização método feito quando se quer fazer a destruição ou remoção de todas as formas de vida microbiana, incluindo os endósporos, possivelmente com exceção dos príons.
Antissepsia é a destruição de patógenos na forma vegetativa em tecidos vivos.
Assepsia é um processo, pelo qual, consegue afastar os microrganismos de um determinado ambiente, objeto ou campo operatório. 
2) Entre os métodos físicos de controle de bactérias está o congelamento. Podemos dizer que sua aplicação é por ser um agente bactericida? Justifique.
Não, seria uma bacteriostase pois seu efeito apenas irá inibir o crescimento, não levando os microrganismos a morte. Depende da resistência do microrganismo e da intensidade da aplicação. Sob refrigeração (0-7°C), a taxa metabólica da maioria dos microrganismos é reduzida e não podem se reproduzir ou sintetizar toxinas. Sob congelamento (< 0°C), os microrganismos tornam-se dormentes se essas temperaturas são obtidas rapidamente, porém o congelamento lento é mais nocivo às bactérias pois os cristais de gelo que se formam e crescem rompem a estrutura celular e molecular bacteriana.
3) Aponte uma aplicação da chama direta que utilizamos em laboratório. É um método esterilizante? Justifique.
Flambar a pinça microbiológica no bico de Bunsen, ate que a parte em contato com a chama fique vermelha, deixe esfriar e em seguida poderá colocar no tubo de cultura de microrganismo sem haver nenhuma possibilidade de contaminação do meio de cultura.
4) Em sua aula de microbiologia, Maria foi escolhida para explicar aos seus colegas o porquê da diferença entre tempo e temperatura quando são utilizados para esterilização o calor seco (estufa Pasteur) e o calor úmido (autoclave). Qual das alternativas a seguir contém a explicação correta utilizada por Maria?
a) No calor úmido (autoclave), a transferência da temperatura entre os materiais ocorre com menor rapidez devido a umidade por isso são empregados temperatura e tempo menores.
b) No calor seco (estufa Pasteur), a transferência da temperatura entre os materiais ocorre com maior rapidez devido a umidade por isso são empregados temperatura e tempo maiores.
c) No calor úmido (autoclave), a transferência da temperatura entre os materiais ocorre com maior rapidez devido a umidade por isso são empregados temperatura e tempo menores.
d) No calor úmido (autoclave) e no calor seco (estufa Pasteur), a transferência da temperatura entre os materiais depende do aparelho sendo o tempo e temperatura iguais em ambos os métodos.
e) No calor seco (estufa Pasteur), a transferência da temperatura entre os materiais ocorre com maior rapidez devido a umidade por isso são empregados temperatura e tempo menores.
Resposta correta seria letra C
5) Como atuam os agentes químicos nos microrganismos?
Os agentes químicos são usados para controlar o crescimento de microrganismos em tecidos vivos e objetos inanimados. Poucos agentes químicos proporcionam a esterilidade, porém a maioria deles reduz as populações microbianas em níveis seguros ou removem as formas vegetativas de patógenos. 
6) Se um desinfetante for adicionado a uma suspensão de microrganismos, todas as células morrerão instantaneamente? Explique sua resposta.
Não, pois vai depender da escolha do desinfetante sobre sua eficácia, segurança, toxicidade, efeitos corrosivos e facilidade de remoção, entre outros fatores. A eficácia dos desinfetantes é frequentemente afetada pela presença de materiais orgânicos, pH, temperatura, dureza da água, inibidores químicos, concentração, tempo de exposição e resistência bacteriana. 
7) Descreva as aplicações e a ação da clorexidina.
A clorexidina também conhecida por biguanida, apresentam um amplo espectro de atividade, sendo especialmente efetivas contra gram-positivas e maioria de gram-negativas (exceto pseudômonas). Não apresentam atividade esporocida, mas possuem alguma ação contra vírus envelopados. Afetam principalmente as membranas celulares bacterianas.
8) Os dados abaixo foram obtidos de um teste de uso-diluição comparando quatro desinfetantes contra uma bactéria chamada Salmonella choleraesuis. Qual dos desinfetantes testados se mostrou o mais efetivo? Justifique.
 C = presença de crescimento; NC = ausência de crescimento.
Entre os desinfetantes testados o que se mostrou mais efetivo foi o desinfetante A, pois tanto na diluição 1:2, 1:4 e 1:8 ocorreu ausência de crescimento da bactéria chamada Salmonella choleraesuis.
9) Observe a imagem abaixo e responda:
a) Qual grupo de bactérias é o mais resistente aos desinfetantes testados?
A bactéria mais resistente aos desinfetantes testados é a Pseudomonas aeruginosa.
b) Qual agente desinfetante foi efetivo contra todas as bactérias testadas no experimento?
O agente desinfetante que foi efetivo contra todas as bactérias foi o Cloro.
c) Contra quais microrganismos testes os quat foram efetivos?
Os quat foram efetivos contra os microrganismos Staphylococcus aureus e contra o Escherichia.
10) O hipoclorito de sódio utilizado em laboratórios é um:
a) Esterilizante que apresenta ação bastante eficaz mesmo na presença de matéria orgânica.
b) Antisséptico que deve ser utilizado em objetos e superfícies, inclusive quando estão contaminados com sangue e outros materiais orgânicos. 
c) Desinfetante que atua contra bactérias Gram-positivas e negativas, microbactérias, fungos, vírus envelopados e não envelopados.
d) Antimicrobiano que apresenta ação bastante eficaz e é o mais utilizado na higienização de metais.
Resposta de tetra (c)

Continue navegando