Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Logística Reversa de pneus da Bridgestone
A Bridgestone, fundada em 1931, é a empresa considerada a maior fabricante de pneus do mundo, desenvolveu um projeto de parceria com a empresa RECICLANIP, voltado para ao investimento da Logística Reversa dos seus produtos, afim de minimizar os impactos ambientais do pós-consumo e vida útil dos pneus fabricados. 
A Reciclanip é uma instituição criada pela ANIP, especializada na coleta e destinação final de produtos para a sustentabilidade ambiental, que criou uma estrutura de coleta com cerca de 700 pontos, distribuídos em 21 estados, que até o ano de 2010, foi feita a destinação final apropriada a mais de 330 milhões de pneus inservíveis.
Os pneus são recolhidos e encaminhados para centros de picotagem e trituração, e o material resultante é destinado à empresas fabricantes de vários setores, como fabricantes de sapatos, indústrias de cimento, peças de reposição para automobilísticas, confecções de pisos/blocos, dentre outras. 
O processo de reciclagem do pneu é complexo e exige especialização
A Bridgestone é responsável por diversos projetos de proteção ambiental, junto a Bandang, que é uma empresa criada pela Bridgestone especializada em produzir materiais e equipamentos para a recapagem de pneus. Os projetos são dedicados conscientemente à visão de não degradação ambiental, investindo nos processos de logística reversa permitindo a devolução dos produtos pós consumo, sendo uma alternativa para a reduzir as montanhas de lixo geradas pelo acúmulo de resíduos, que degradam o meio ambiente.
	Aqui no Brasil, na estação da Luz em São Paulo, a Bridgestone patrocinou um projeto de Exposição chamado “Recicla Pneus”, mostrando a história do pneu e as diversas destinações possíveis após sua vida útil. Foi um projeto desenvolvido para até janeiro de 2017, com o apoio da secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural.
	A exposição mostrava algumas formas de reaproveitar o pneu inservível com tecnologias artesanais, como uma forma de conscientizar a sociedade das diversas possibilidades de reaproveitamento, promovendo a responsabilidade pós consumo.
Exposição itinerante apresenta como transformar pneus em brinquedos e ensina a importância do descarte consciente.

Mais conteúdos dessa disciplina