Luiz França, Head de HR Americas da Kordsa, conta como a empresa aumentou o engajamento de seus colaboradores a partir de uma gestão estratégica de pessoas, investimento na cultura organizacional, treinamento e desenvolvimento da liderança.
Fundada em 1973 na Turquia, a Kordsa é uma empresa e player global nas indústrias de pneus, compósitos e reforços de construção. Importante polo petroquímico, produtor de fios de poliéster e náilon que formam e reforçam a borracha de pneus de automóveis e aeronaves em todo o mundo.
Em 2010, a Kordsa estava com resultados negativos e inúmeros problemas em diversas frentes da empresa, recebendo reclamações e cobranças, de funcionários, clientes e até fornecedores.
Com um índice de satisfação em 16%, eram apenas 59 pessoas felizes, contra 319 que queriam deixar a empresa. Os investidores achavam que não valia a pena manter a operação da Kordsa no Brasil.
Luiz França conta que os principais líderes se reuniram e refletiram, “Não havia dinheiro para investimento, nem para comprar maquinário, mudar processos ou contratar uma boa consultoria. O que você faz quando não tem nada? Decidimos dar atenção e respeito às pessoas. Elas eram a única coisa que nós tínhamos”, relembra Luiz.
Assim, com uma gestão estratégica centrada no propósito e nas pessoas, a Kordsa conseguiu reverter a situação e se transformar totalmente de dentro para fora. Ao colocar as pessoas acima da busca por resultados financeiros, os resultados começaram a aparecer.
Em 2020, a empresa ganhou o prêmio “Lugar Mais Incrível para Trabalhar (médias empresas)” pela segunda vez consecutiva. Em 2019, entrou para a lista de Melhores Empregadores do Brasil. A Kordsa foi eleita uma das melhores empresas nacionais pelo Great Place to Work (GPTW), de 2016 a 2019. Além disso, a empresa também ganhou prêmios regionais no estado da Bahia, onde sua sede está localizada.
1. De acordo com Luiz França, o que é Missão?
2. O que é preciso fazer para “o sonho dar certo”?
3. Por que é necessário adquirir ferramentas de liderança e gestão de pessoas e por que implementá-las?