Buscar

Requisitos da Petição Inicial - Estágio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Requisitos da Petição Inicial
Toda Petição Inicial solicita seus requisitos para que seja bem formulada e de fácil compreensão. Requisitos esses, que estão previstos no Art. 319 do Código de Processo Civil.
As condições necessárias para atingir tal objetivo contam com: 
O juízo a que é dirigida; Os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no CPF ou no CNPJ, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência das partes; Os fatos e os fundamentos jurídicos do pedido; O pedido com as suas especificações; O valor da causa; As provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados e a opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação. Vale ressaltar o parágrafo único, ainda no Art. 319, que consta que, caso o autor não cumpra a diligência, o juiz indeferirá a petição inicial. 
De acordo com o Art. 319, inciso I, um requisito primordial é para onde a ação será distribuída, no entanto a especificação do endereçamento é essencial para pontuar onde será ajuizada a ação, levando-se em consideração a Comarca. 
Além dos requisitos previstos no Art. 319, não podemos deixar de nos atentar à formatação e ao jeito que será redigida a petição. Para isso, é essencial saber o direito material, ler doutrinas relacionadas ao tema e ver os entendimentos dos Tribunais sobre o assunto. 
Também, adotar um modelo próprio de petição faz com que seu escritório se destaque entre outros e não da a chance ao cometimento de erros, além de se diferenciar de seus concorrentes. 
Ter uma Leitura boa, objetividade e usar a língua portuguesa claramente, também serve de grande ajuda para que o Juiz possa compreender melhor o caso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando