Buscar

Atividade para Av1_Dir Const II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unesa, 06 de Outubro 2020
Atividade para Av1 – Direito Constitucional
A intervenção federal nos hospitais do Rio de Janeiro trouxe detalhes jurídicos importantes que fazem a diferencia em relação ao assunto aqui tratado, foi por isso, que o Supremo Tribunal Federal (STF) a derrubou e devolveu a administração dos hospitais e dos respectivos servidores ao município do Rio de Janeiro.
Dois dos hospitais em questão eram municipais, ou seja, públicos. STF considerou a intervenção federal inconstitucional porque ela se deu em relação ao próprio município do Rio de Janeiro, que é pessoa jurídica de direito público interno, o que é contrário ao pacto federativo. 
A intervenção só seria possível nos Estados ou no Distrito Federal e não em Municípios, salvo se estes estivessem em território federal, o que não é o caso. Além disso, para ser possível, era necessária a decretação de estado de defesa, o que não aconteceu. 
Os ministros do STF interpretaram o decreto federal como “fraude constitucional”, “requisição à brasileira” e como “caso emblemático que revela, de forma escancarada, o momento vivido, de perda de parâmetros”, mostrando-se como “um retrocesso, passados tantos anos do regime de exceção”.

Outros materiais