Buscar

prova Formação e Desenvolvimento de Coleções (BIB101)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Formação e Desenvolvimento de Coleções (BIB101)
Avaliação:
Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:650542) ( peso.:1,50)
Prova:
22435998
Nota da Prova:
10,00
Legenda: Ícone representando resposta correta Resposta Certa Ícone representando resposta incorreta Sua Resposta Errada 
1.	No processo de desenvolvimento de coleções, as coleções são formadas pela aquisição dos itens bibliográficos. Essa aquisição pode acontecer por meio de três itens. Quais são eles?
Ícone representando resposta correta a)	Compra, permuta e doação.
fundo_transparente_16x16.png b)	Alienação, permuta e doação.
fundo_transparente_16x16.png c)	Compra, imutabilidade e doação.
fundo_transparente_16x16.png d)	Compra, permuta e recebimento.
2.	O profissional da informação responsável por gerir uma coleção deve possuir conhecimento da unidade de informação que atua, dos seus usuários, dos recursos financeiros e humanos, da missão, objetivos, valores, prioridades e o alinhamento com a organização mantenedora da biblioteca. Oliveira (2019) destaca algumas responsabilidades inerentes ao profissional da informação. Sobre as responsabilidades dos bibliotecários, analise as seguintes afirmativas:
I- Responder aos desafios dos materiais selecionados.
II- Realizar atividades de contato e divulgação na comunidade.
III- Preparar orçamentos, gerenciar alocações e demonstrar gestão responsável de fundos.
IV- Gerenciar a coleta através do descarte informado, cancelamento, armazenamento e preservação.
Assinale a alternativa CORRETA:
OLIVEIRA, Andrie Bezerra de. Auditoria de inteligência para a gestão de coleções na biblioteca da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 2019. 213f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento), Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
fundo_transparente_16x16.png a)	As afirmativas I e IV estão corretas.
Ícone representando resposta correta b)	As afirmativas I, II e III estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png c)	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png d)	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
3.	O desenvolvimento de coleções pode ser entendido enquanto um conjunto de serviços de informação que requer um planejamento e o conhecimento da realidade onde a biblioteca está inserida, assim como seu ambiente interno e externo, sua missão, seus objetivos, seus usuários e suas funções. Sobre o diagnóstico da instituição, assinale a alternativa CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	O diagnóstico inclui traçar metas que levem em consideração os objetivos da instituição.
Ícone representando resposta correta b)	O diagnóstico da instituição coleta dados como: direção da unidade, política, legislação, mudanças sociais e demográficas, mercado e tecnologia.
fundo_transparente_16x16.png c)	Apresenta o entendimento da finalidade da biblioteca e dos atores que com ela se relacionam.
fundo_transparente_16x16.png d)	Atenta-se que para gerir um acervo, a tarefa de executar está intrinsecamente relacionada às especificidades e aos objetivos.
4.	A política de desenvolvimento de coleções deve ser elaborada didaticamente com a finalidade de atingir os objetivos da instituição a qual a biblioteca está inserida e o tipo de unidade de informação. Nesse sentido, ela precisa abarcar alguns elementos. Sobre os elementos da política de desenvolvimento de coleções, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Modelo de correspondência. 
II- Sumário.
III- Estoque de informação.
( ) Pré-textuais.
( ) Textual. 
( ) Pós-textual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	II - I - III.
fundo_transparente_16x16.png b)	I - III - II.
Ícone representando resposta correta c)	II - III - I.
fundo_transparente_16x16.png d)	III - II - I.
5.	O bibliotecário, durante a realização das suas atividades na formação e desenvolvimento de coleção, se depara com os termos coleção e acervo, que são termos com significações distintas, desde o início das atividades biblioteconômicas e do desenvolvimento de coleções. Sobre o desenvolvimento de coleções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O desenvolvimento de coleções é um processo decisório e um conjunto de atividades que carecem de um planejamento.
( ) O desenvolvimento de coleções é um processo que perpassa por algumas etapas definidas como: estudo de comunidade, atividades de seleção e aquisição, avaliação e desbastamento e descarte.
( ) O desenvolvimento de coleções é considerado um ciclo, ou seja, ininterrupto, com atividades regulares e contínuas, respeitando a especificidade de cada tipo de unidade de informação em função de seus objetivos e seus usuários.
( ) As atividades do desenvolvimento de coleções devem desenvolver um coleção voltada às áreas de interesse dos seus usuários, levando em consideração as características da instituição a que está inserida (área de atuação).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	F - V - V - F.
Ícone representando resposta correta b)	V - V - V - V.
fundo_transparente_16x16.png c)	V - F - F - V.
fundo_transparente_16x16.png d)	F - F - V - V.
6.	Litton (1975), no prefácio de sua obra "Como se forma um acervo bibliográfico", alertava que a formação de acervos de livros em uma biblioteca é tarefa exclusiva do bibliotecário, ou seja, os bibliotecários podem melhorar a gestão do acervo e a catalogação. Com relação às ideias de Litton, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: LITTON, G. Como se forma um acervo bibliográfico. São Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil, 1975.
Ícone representando resposta correta a)	As coleções devem refletir fielmente o tipo de instituição que a unidade está ligada, seja especializada, pública, escolar, universitária, comunitária, entre outras.
fundo_transparente_16x16.png b)	Não é animador os pacotes contendo as publicações novas, visto que elas são pouco solicitadas para atender às necessidades de determinados leitores.
fundo_transparente_16x16.png c)	A formação de acervo bibliográfico não proporciona ao bibliotecário a oportunidade de concretizar um trabalho cativante.
fundo_transparente_16x16.png d)	Preenchem lacunas específicas da coleção e não proporcionam um melhor serviço de informação.
7.	A formação e o desenvolvimento de coleções podem ser descritos como uma atividade primordial para manter os acervos e coleções das bibliotecas em constante atualização. Para isso, existem duas etapas muito importantes para o processo de desenvolvimento de coleções. Sobre essas etapas, assinale a alternativa CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	Estudo de usuários e seleção.
Ícone representando resposta correta b)	Seleção e aquisição.
fundo_transparente_16x16.png c)	Descarte e avaliação.
fundo_transparente_16x16.png d)	Aquisição e descarte.
8.	As bibliotecas contam com diversos serviços, funções e públicos. Elas podem ser divididas em biblioteca digital, especializada e especial. Sobre os tipos de bibliotecas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Biblioteca digital.
II- Biblioteca especializada.
III- Biblioteca especial.
( ) Consiste em uma unidade dedicada a publicações sobre um assunto específico e temáticas particulares.
( ) Diferentemente das bibliotecas especializadas, prestam suporte por meio de seus serviços a um determinado público, que se encontra em alguma situação específica.
( ) Oferece recursos informacionais em texto completo nos formatos digitais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)	II - III - I.
fundo_transparente_16x16.png b)	III - II - I.
fundo_transparente_16x16.png c)	I- III - III.
fundo_transparente_16x16.png d)	III - I - II.
9.	A política de formação e desenvolvimento de coleção tem como objetivo nortear o bibliotecário
na sua conduta com a coleção. Para elaborar um primeiro esboço da política, existem alguns passos para o seu aprimoramento. Sobre os passos para a elaboração da política, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Identificação da missão e os objetivos institucionais em consonância com a mantenedora da biblioteca.
( ) Perfil da comunidade: traçar o perfil da comunidade e suas características, possíveis usuários e suas necessidades informacionais.
( ) Perfil das coleções: nesse quesito, levantam-se informações sobre o acervo, sua distribuição percentual, sua idade e os idiomas cobertos pelas coleções.
( ) Descrição das áreas e formatos cobertos pela biblioteca: identifica-se o sistema de classificação utilizado, o nível da coleção segundo as diretrizes da ALA e a categoria dos gêneros literários (referência, básica, didática e corrente).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	F - V - F - V.
fundo_transparente_16x16.png b)	F - F - V - V.
fundo_transparente_16x16.png c)	V - F - V - F.
Ícone representando resposta correta d)	V - V - V - V.
10.	A política deve ser explicitada por um documento flexível e que permita acréscimos e modificações. Sobre os itens que uma política deve contemplar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Qual filosofia norteará o subdesenvolvimento da coleção.
( ) Como tomar decisão com base em dados que possuam exatidão, atualidade e confiabilidade quanto à tipologia de usuários/hábitos/gostos/necessidades - mediante elaboração de estratégias de pesquisa de mercado.
( ) Como serão feitas as avaliações do material incorporado e a ser incorporado, mediante compra, permuta e doação, apontando quando e sob quais condições o material poderá ingressar no acervo.
( ) Quais os objetivos e as metas específicas da organização para consolidar e garantir a oferta de uma coleção consistente, com crescimento harmonioso, mediante distribuição quantitativa dos recursos financeiros disponíveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)	F - V - V - F.
fundo_transparente_16x16.png b)	F - V - F - V.
fundo_transparente_16x16.png c)	V - F - V - F.
fundo_transparente_16x16.png d)	F - F - V - V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais