Buscar

Apostila Cronograma, Resultados, Discussões e Conclusão

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Paraíba
Departamento de Ciências Veterinárias
Metodologia do Trabalho Científico
Docente: Danila Barreiro Campos
Monitora: Rogeria de Souza Lima
Cronograma, Resultados, Discussão e Conclusão
Cronograma 
Etapas e passos necessários à realização dos objetivos pretendidos; estimar o tempo necessário, delimitando-se o início e o final de cada etapa. O cronograma pode ser apresentado em formato de quadro, conforme exemplo a seguir:
	Etapas/anos/meses
2020
	Jan. 
	Fev.
	Mar.
	Abr.
	Mai.
	Jun.
	Jul.
	Ago.
	Set. 
	Out.
	Nov. 
	Dez.
	Seleção do tema
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Levantamento das referências
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Levantamento e análise dos dados 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Desenvolvimento do projeto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Introdução 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Conclusão do projeto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Revisão do conteúdo
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Revisão da metodologia
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Revisão ortográfica
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Entrega final
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Resultados 
O propósito da seção de resultados, como o próprio nome indica, é revelar o que foi encontrado na pesquisa. Essa parte do artigo estará composta dos dados relevantes obtidos e sintetizados pelo autor. Primeiramente, apresentam-se as características dos sujeitos do estudo. São informações demográficas, socioeconômicas, clínicas ou de outra natureza que descrevem o grupo ou os grupos estudados. Em geral, essa comunicação é feita sob a forma de tabela. Outra conduta recomendada, para compor a parte inicial da seção de resultados, é relatar como se chegou à amostra final utilizada na análise dos dados. 
Após a apresentação de detalhes descritivos da amostra investigada, tem lugar a especificação dos resultados principais obtidos. Resultados principais são os diretamente relacionados ao objetivo do artigo. O autor revelará o que encontrou, na forma mais adequada de apresentação: diferenças de médias, medidas de associação (risco relativo, razão de chances, razão de prevalências) ou o que for mais apropriado para expressar os resultados. Na sequência, há ainda lugar para expor os achados secundários relevantes ou inesperados que mereçam menção.
Os resultados devem ser apresentados de forma lógica tanto em formato de texto como nas ilustrações. Ilustrações (tabelas e figuras) têm a propriedade de resumir importantes informações que, de outra forma, seriam difíceis de redigir e enfadonhas de ler. As tabelas são utilizadas quando se necessita apresentar dados precisos, grande quantidade de valores numéricos, já as figuras são mais bem empregadas para mostrar cenários, fluxos, tendências ou relação entre eventos. É preciso enfatizar somente informações importantes e não repetir no texto o que consta nas ilustrações, pois um texto de boa qualidade não contém duplicação de resultados em ilustrações e no texto. Duplicações mais entendiam o leitor do que o esclarecem.
Os principais achados devem ser expostos acompanhados do respectivo tratamento estatístico, se dele houver necessidade. Esse procedimento é comumente necessário, visto a variabilidade estatística inerente aos resultados que podem ser apresentados como desvios padrões, variância, intervalos de confiança, testes estatísticos, etc. 
Discussões 
A discussão é o local do artigo que abriga os comentários sobre o significado dos resultados, a comparação com outros achados de pesquisas e a posição do autor sobre o assunto. Uma maneira conveniente de iniciar a discussão consiste em realçar, com poucas palavras, os achados mais importantes ou os conhecimentos novos desvendados pela pesquisa. Após essa parte inicial, comenta-se o método empregado, de modo que o autor informe quão válida a pesquisa lhe parece.
Considera-se boa prática o próprio autor apontar as carências em vez de omiti-las propositadamente, à espera que passem despercebidas. Limitações importantes não assinaladas no texto diminuem a credibilidade da investigação. O relacionamento dos achados da investigação com o conhecimento relevante, disponível no momento da redação do artigo, é outro tópico a incluir. 
É preciso comparar os resultados obtidos com a literatura e expor, ao mesmo tempo, os estudos concordantes e discordantes. Caso existam estudos que divirjam dos resultados obtidos, seria oportuna a apresentação das possíveis razões da divergência, tais como, diferentes protocolos, regimes de tratamento, métodos de avaliação, entre outros. Não é justo nem mesmo eticamente justificável ignorar deliberadamente os estudos divergentes. Não se deve deixar de tornar evidente ao leitor em que medida os resultados do estudo contribuem para o tema. Em outras palavras, os autores estão em uma posição privilegiada para dizer o que há de novo no estudo e não devem se furtar a apontá-los.
O confronto de dados entre estudos metodologicamente homogêneos permite concluir, com maior convicção, se os resultados da literatura concordam ou não com os da investigação que se relata.
Conclusão 
Parte final do texto, no qual são apresentadas as conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. Na maioria das vezes retorna-se a ideia apresentada na introdução, mas com ênfase conclusiva. 
Expressões que podem ser usadas para concluir:
· Logo;
· Portanto;
· Dessa forma; 
· Quanto à questão norteadora dessa pesquisa;
· Em vista dos argumentos apresentados;
· Levando-se em conta o que foi observado;
· Tendo em vista os aspectos abordados;
· Os resultados apontam...
Referências 
PEREIRA, Mauricio Gomes. A seção de resultados de um artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 22, n. 2, p. 353-354, jun. 2013. Disponível em http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742013000200017&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 18 de novembro de 2020. 
PEREIRA, Mauricio Gomes. A seção de discussão de um artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 22, n. 3, p. 537-538, jul.-set. 2013. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/pdf/ess/v22n3/v22n3a20.pdf. Acesso em: 18 de novembro de 2020.
PONTÍFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Sistema Integrado de Bibliotecas. Orientações para elaboração de trabalhos técnicos científicos: projeto de pesquisa, teses, dissertações, monografias, relatórios entre outros trabalhos acadêmicos, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 3. ed. rev. atual. Belo Horizonte: PUC Minas, 2019.
SALDIVA, Paulo. Discussão. Rev. Assoc. Med. Bras., São Paulo, v. 58, n. 5, pág. 513, outubro de 2012. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302012000500001&lng=en&nrm=iso. Acesso em 18 de novembro de 2020.

Continue navegando