Buscar

Microbiologia-CasosClínicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prof.ª Msc. Camila Amato Montalbano
Aluno:____________________________________________
Data:_____/______/_______
CASOS CLÍNICOS-MICROBIOLOGIA
1)Um adolescente com gripe confirmada foi hospitalizado ao apresentar estresse respiratório. Ele apresentou febre, erupção cutânea e pressão arterial baixa. Staphylococcus aureus foi isolado de suas secreções respiratórias. Discuta a relação entre os sintomas e o agente etiológico. O meio de cultura utilizado para o isolamento das bactérias foi o ágar sal-manitol. Por que esse meio é considerado seletivo para essa espécie? Explique como cepas de S. aureus são diferenciadas de outros estafilococos usando esse tipo de ágar.
2) Uma mulher vê seu filho com um prego enferrujado na mão e se desespera. Rapidamente ela pede para o menino largar o objeto e corre para o pronto atendimento com medo de o menino ter contraído tétano. Chegando lá o médico a tranquiliza e pede para a mãe retornar ao lar sem lhe prescrever nenhuma terapia. A atitude do médico está correta? Por que? 
3) Uma mulher sexualmente ativa de 28 anos se lamenta de dores abdominais ao urinar para seu médico e este solicita exame de Urina tipo I e cultura urinária. A mulher é diagnosticada com cistite, a urina apresenta-se turva e com nitratos no exame de urina tipo I e a cultura urinária aponta crescimento de Escherichia coli. O medicamento de escolha para o tratamento é o Cistec para a limpeza do trato urinário e o antibiótico Ciprofloxacino. Qual seria a hipótese para o fato de a mulher ter tido a infecção por Escherichia coli?
4) Qual é a diferença entre sepse, septicemia e bacteremia?
5) Uma amostra foi coletada de um paciente queimado (1) e inoculada em Ágar Sal-Manitol (2 e 3). Após período de incubação, detectou-se a presença de Staphylococcus aureus. Que imagem representa o meio com crescimento desse microrganismo? Como você consegue identificar a diferença entre o microrganismo que cresceu na imagem 2 daquele crescido na imagem 3? Que perigos S. aureus oferece ao paciente queimado? Cite pelo menos mais um microrganismo comumente associado à infecção de pacientes queimados e que problemas esse microrganismo causa.
06) Culturas aeróbias são relativamente fáceis de serem manipuladas e podem ser incubadas em estufas convencionais, geralmente em uma faixa de temperatura próxima à encontrada no corpo humano. Microrganismos anaeróbios, contudo, merecem cuidados específicos, como uso de câmera anaeróbia para processamento de amostras e incubação em estufas próprias, com atmosfera de CO2. Entretanto, como esses equipamentos raramente estão disponíveis na maioria dos laboratórios de Microbiologia Clínica, o processamento inicial deve ser realizado no menor tempo possível e a incubação deve ser feita em jarras de anaerobiose, como as mostradas no quadro a seguir. Pesquise e explique como é o funcionamento dessa jarra e que fatores favorecem o crescimento de anaeróbios em detrimento dos aeróbios. Quais os interferentes que podem afetar a confiabilidade do cultivo nas jarras?
07) Teste mais importante na identificação da família Micrococcaceae (composta pelos gêneros Planococcus, Micrococcus, Stomatococcus e Staphylococcus) é a prova da catalase. O gênero Staphylococcus apresenta 32 espécies, sendo que somente 15 espécies são encontradas em amostras humanas. Em termos práticos, os estafilococos são divididos em duas categorias: coagulase positivo e coagulase negativo, de acordo com a resposta ao teste da plasmo coagulase. Staphylococcus aureus é coagulase positivo e ainda produz as enzimas DNase e a endonuclease termoestável. Pesquise e explique como são realizados os testes da catalase, da coagulase e da DNase.
08) O antibiograma ou teste para detecção de resistência deve ser realizado a partir de bactérias isoladas de amostras clínicas representativas de um processo infeccioso, no qual a sensibilidade aos antimicrobianos não é previsível. O método de disco-difusão em ágar é o mais simples, confiável e, por isso, mais utilizado em laboratórios de Microbiologia Clínica. O quadro abaixo apresenta o resultado de um antibiograma realizado em placa utilizando a técnica de disco-difusão, que é um método qualitativo.
Faça uma pesquisa a respeito dos testes realizados para detecção de resistência a antimicrobianos e, depois, responda:
»» Como é realizado o teste de disco-difusão? Descreva as etapas de preparo do inóculo, inoculação das placas, aplicação dos discos, incubação e leitura.
»» Como ocorre a seleção dos antimicrobianos a serem testados?
»» Quais as limitações da técnica e que fatores podem afetar o resultado do
antibiograma?
»» Por que se diz que esse método é qualitativo?
»» Que outro teste pode ser realizado para conhecer a resposta de um determinado microrganismo aos antimicrobianos?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando