Buscar

Sistema Nervoso e Cérebro

Prévia do material em texto

Cérebro
Neste trabalho iremos abordar em pormenor o sistema nervoso, os neurónios e o cérebro.
Sistema nervoso
O sistema nervoso é composto por um conjunto de estruturas que são responsáveis pelos nossos comportamentos: os mais simples – os reflexos; os mais complexos- pensamento, memoria, imaginação e linguagem. Os órgãos dos sentidos captam informações do MEIO, essas informações são interpretadas e tratadas pelo sistema nervoso. O sistema nervoso coordena e determina as respostas aos estímulos que recebe. Essas respostas são efetuadas por: músculos e glândulas. Os mecanismos de receção são órgãos que recebem os estímulos do meio (externo ou interno). Como por exemplo a visão, audição, tato...Os mecanismos de coordenação são o sistema nervoso central e periférico. São estes dois sistemas que coordenam as informações recebidas pelos recetores e determinam as respostas dos setores. 
Os mecanismos de receção são os músculos e as glândulas, sendo ambos responsáveis por efetuarem as reações aos estímulos (=resposta).
O sistema nervoso é constituído por dois tipos principais de células: neurónios e células gliais. As células gliais, facultam os nutrientes (como o oxigénio e a glicose) que alimentam, isolam e protegem os neurónios; influenciam a comunicação cerebral, o funcionamento das sinapses e outras funções que afetam o funcionamento do sistema nervoso; têm um papel fundamental no desenvolvimento do cérebro no período fetal e na maturação dos neurónios; determinam quais os neurónios que estão aptos a funcionar e asseguram a manutenção do ambiente químico que os rodeia; O sistema nervoso é constituído pelo sistema nervoso central, que processa e coordena as informações, e pelo sistema nervoso periférico, que conduz a informação da periferia para os centros nervosos e as respostas destes para a periferia. O sistema nervoso central é constituído pela espinal medula e pelo encéfalo. A espinal medula encontra-se no interior da coluna vertebral, é constituída por substância branca no exterior e cinzenta no seu interior. Tem a função de coordenação e de condução. A função de coordenação remete para a responsabilidade em coordenar a atividade reflexa. A função de condução transmite mensagens do cérebro para o resto do corpo e vice-versa. A dor, a temperatura, etc., recebidos pelos órgãos recetores, são transportados pelos nervos sensoriais à espinal medula, que, por sua vez, os conduz ao cérebro que processara estas informações em áreas específicas. Depois, a espinal medula conduz as respostas processadas pelo cérebro para o corpo. 
O que é um neurónio?
Unidade estrutural e funcional básica do sistema nervoso. É a célula especializada na receção, condução e transmissão do impulso nervoso. É composto por corpo celular, dendrites e axónio. De acordo com a sua função, falamos de três tipos de neurónios: sensoriais, motores e interneurónios.
Os neurónios são constituídos por corpo celular ou soma (Centro metabólico que contém as estruturas necessárias para que o neurónio subsista, incluindo o núcleo celular que carrega a informação genética.); os axónios (Prolongamento que conduz os impulsos do corpo celular para outros neurónios, músculos e glândulas através de terminais. Por ser frequentemente revestido por uma bainha de mielina e por nódulos de Ranvier, o axónio faz lembrar uma cadeia de salsichas ligadas entre si) e por dendrites (Estruturas ramificadas que funcionam como antenas que recebem os sinais de neurónios vizinhos e enviam a informação para o corpo celular podendo estar cobertas por uma bainha de mielina interrompida por vários nódulos nódulos de Ranvier.)
Existem três tipos de neurónios: os Neurónios sensoriais ou aferentes que são afetados pelas alterações ambientais e ativados pelos vários estímulos (externos ou internos). Recolhem e conduzem as mensagens da periferia para os centros nervosos - espinal medula e encéfalo.; os neurónios motores ou eferentes que transmitem as mensagens dos centros nervosos para os órgãos responsáveis pelas respostas (efetores), os músculos e as glândulas; e os neurónios de conexão ou interneuronios que interpretam as informações e elaboram as respostas. A sua atividade torna possível as nossas funções superiores. EX: capacidade intelectual, emoções e comportamento.
Comunicação nervosa
Os neurónios, organizados em redes, trocam informações sob a forma de descargas elétricas e químicas que atravessas biliões de pontos de comunicação.
O papel do sistema nervoso consiste em transmitir sinais de um grupo de neurónios para outro. Essa informação que circula ao longo dos neurónios é o influxo nervoso.
Sinapse e comunicação
É através da sinapse que as mensagens entre os neurónios são transmitidas. A Sinapse é a junção funcional em que ocorre a transmissão de informação entre dois neurónios ou entre um neurónio e uma outra célula. Na sinapse estabelece-se uma comunicação entre um prolongamento do axónio ( neurónio emissor) com a dendrite do outro neurónio ( neurónio recetor). As membranas dos dois neurónios estão separadas pela fenda sináptica. A sinapse põe em comunicação três componentes fundamentais: O botão pré-sináptico a terminação axónica do neurónio emissor; A membrana pós-sináptica localizada na dendrite ou corpo celular do neurónio recetor; A fenda sináptica espaço cheio de líquido compreendido entre os dois neurónios. Nas terminações pré-sinápticas existem esferas chamadas vesículas sinápticas, que contêm substâncias químicas. Essas substâncias químicas, sob o efeito da atividade elétrica do axónio, libertam-se da fenda sináptica. Neurotransmissores são substâncias químicas que estabelecem contacto com as células vizinhas sobre as quais provocam respostas elétricas pela inibição ou pela excitação.
O que é o cérebro?
O cérebro é parte do sistema nervoso central que esta situado no interior da caixa craniana. É o principal órgão do sistema e o centro de controlo de todo o organismo, quer das ações voluntárias quer da maioria das ações involuntária. No ser humano adulto, o cérebro pesa cerca de 1450 gramas ( 4x mais do que ao nascer) e é composto por cerca de de 100 mil milhões de neurónios e muitas mais células da glia. Consome 1/5 da energia corporal. Inclui dois hemisférios (o direito e o esquerdo), cada um quatro lobos ou lóbulos.
O cérebro é constituído pelo cérebro posterior ou metencéfalo (bolbo raquidiano e cerebelo); pelo cérebro anterior ou protencéfalo (sistema reticular); e pelo cérebro medio ou mesencéfalo (támalo, sistema límbico, hipotálamo e córtex central). O Bolbo raquidiano estabelece as relações entre a espinal medula e o cérebro, desempenha também funções na atividade reflexa; Controla funções relativas ao ritmo cardíaco e respiratório, bem como à circulação sanguínea. O Cerebelo desempenha funções relacionadas com a manutenção do equilíbrio corporal e coordena os movimentos ( escrever, comer, andar...). A formação reticular é a rede de neurónios que intervêm no sono, na vigília e na atenção, procede a uma seleção dos estímulos sensoriais que serão depois tratados pelo córtex cerebral e contribui para a ativação cerebral. O Tálamo é a estrutura pela qual passam todas as mensagens que vêm e vão de e para o córtex cerebral; orienta as informações recebidas para várias áreas do córtex; coordena as impressões sensoriais e tem um papel importante no sono. O Sistema límbico é o conjunto de estruturas (hipocampo, amígdala e bolbo olfativo) que têm um papel importante em funções como a agressividade, a memória e a experiência de prazer. O hipocampo está relacionado com a memória. A amígdala está relacionada com as reações emocionais e com comportamentos agressivos. O Hipotálamo é a estrutura responsável pela regulação de necessidades básicas como a fome, a sede, o controlo da temperatura, o sono e o impulso sexual, com a hipófise, regula o funcionamento do sistema endócrino e desempenha o papel determinante no controlo do sistema nervoso. O córtex cerebral controla os movimentos voluntários,a perceção, o pensamento, etc 
 
Hemisférios cerebrais e lobos cerebrais 
O hemisfério direito controla a formação de imagens, as relações espaciais, a perceção das formas, das cores, das tonalidades afetivas e o pensamento concreto. O hemisfério esquerdo é responsável pelo pensamento logico, pela linguagem verbal, pelo discurso, pelo calculo e pela memória. Desta forma, apesar de os dois hemisférios terem funções especializadas, o seu funcionamento é complementar. Cada hemisfério tem quatro lobos e cada um dos lobos integra áreas corticais. 
Os lobos occipitais estão localizados na parte inferior do cérebro, processam os estímulos visuais e há zonas especializadas em processar a visão da cor, do movimento, da distância, etc. Na área visual primária recebe-se a informação visual e na área visual secundária coordena-se os dados recebidos na área visual primária permitindo reconhecer os objetos. Os lobos temporais estão localizados na zona por cima das orelhas e têm como função processar os estímulos auditivos. A área auditiva primária recebe os sons elementares e a área auditiva secundária identifica e reconhece os sons recebidos na área auditiva primária. A área de Wernicke está relacionada com a produção do discurso, pois permite-nos compreender o que os outros dizem. Os lobos parietais localizam-se na parte superior do cérebro e são constituídos por duas subdivisões. A zona anterior designa-se por córtex somatossensorial, tem por função receber as informações que têm origem na pele e nos músculos. A área posterior é uma área secundária que coordena e integra as informações sensoriais recebidas na área anterior. Os lobos frontais localizam-se na parte da frente do cérebro e são responsáveis pelas atividades cognitivas que requerem concentração, pelos comportamentos de antecipação, planificação de atividades, pelo pensamento abstrato, pela memória de trabalho, pelo raciocínio complexo e intervêm também na regulação das emoções.

Continue navegando