Buscar

APS EngenhariaSoftware

Prévia do material em texto

APS – ENGENHARIA DE SOFTWARE
Integrantes:
Jeffeson Gonçalves de Almeida – RA 7411441
Pedro Lucas Costa Franco – RA 7145821
Objetivo:
1. Analisar características, vantagens e desvantagens dos processos de desenvolvimento de software tradicionais e ágeis. 
2. Comparar os diferentes modelos de desenvolvimento 
3. Avaliar a aplicação de modelos tradicionais no desenvolvimento de software.
Introdução:
Modelo de Cascata
O modelo em cascata também é chamado de ciclo de vida clássico ou tradicional. Este modelo propõe um método de desenvolvimento de software sequencial e sistemático. Portanto, começamos com o levantamento das necessidades do cliente e, em seguida, entramos no estágio de planejamento, onde definimos estimativas, cronogramas e monitoramento, então começamos a modelagem, análise e design aqui e, em seguida, após a construção de codificação e teste, Continuamos a implantar ou trabalhar para fornecer, oferecer suporte e fornecer feedback de software completo.
Modelo Espiral
Este é um modelo orientado a riscos que oferece suporte a sistemas complexos e / ou grandes que não toleram falhas. Por isso, em cada iteração, existe uma atividade dedicada à análise de risco e é suportada pela geração de protótipos, que não são necessariamente acionáveis (por exemplo, capturas de ecrã), para que os clientes continuem a participar na tomada de decisões.
Cada iteração ou ciclo é dedicado a uma fase do ciclo de vida do software (viabilidade do projeto, definição de requisitos, desenvolvimento e teste etc.). Ao mesmo tempo, cada círculo é dividido em 4 setores, conforme mostrado abaixo:
1. Iteração: Viabilidade do projeto:
· Definição de objetivos;
· Avaliação e redução de riscos;
· Desenvolvimento e validação;
· Planejamento da próxima fase;
2. Iteração: Definição de requisitos do sistema:
· Definição dos objetivos;
· Avaliação e redução de riscos;
· Desenvolvimento e validação;
· Planejamento da próxima fase;
3. Iteração: Projeto do sistema:
· ...
· ...
· ...
· ...
4. Iteração: Desenvolvimento e teste de unidade
· ...
· ...
· ...
5. Iteração: Implantação
· ...
Modelo de Ciclo de Vida Associado ao RUP
O objetivo do RUP é produzir software de alta qualidade (melhores práticas de engenharia de software) que possa atender às necessidades do cliente dentro do prazo e orçamento definidos.
O modelo foi desenvolvido pela Rational Software Corporation e adquirido pela IBM. É definido da seguinte forma: "IBM Rational UnifiedProcess® ou RUP é uma plataforma de processo de desenvolvimento de software configurável que fornece melhores práticas eficazes e uma arquitetura configurável.
RUP comparado a Cascata e Espiral
O que é Agile
Agile ou tradicional?
Ciclos iterativos e incremental, sprints
Grandes empresas e seus modelos de desenvolvimento

Continue navegando