Buscar

Atividade de Desenvolvimento Humano ll

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade Extra de Consolidação do Conhecimento
Disciplina
Desenvolvimento Humano II: Adolescência
Semestre
3º 
INSTRUÇÕES: atividade com valor máximo de 15 pontos
GABARITO
1
2
3
4
5
6
A
A
A
A
A
A
B
B
B
B
B
B
C
C
C
C
C
C
D
D
D
D
D
D
E
E
E
E
E
E
QUESTIONÁRIO!!!
Analise este treco do texto “A ADOLESCÊNCIA COMO IDEAL CULTURAL” - Capítulo 4. 
 “Verifica-se então o paradoxo seguinte: a adolescência, excluída da vida adulta, rejeitada num limbo, acaba interpretando e encenando o catálogo dos sonhos adultos, com maior ou menor sucesso. Mas, através de todas as suas variantes, ela sempre encarna o maior sonho de nossa cultura, o sonho de liberdade. Ou seja, por tentar dispensar a tutela dos adultos, a rebeldia adolescente se torna uma encenação do ideal cultural básico. Por esse motivo, as condutas adolescentes em todas as suas variantes se cristalizam, se fixam e se tornam objetos de imitação.” (CALLIGARIS, 2000)
Após a analise assinale a alternativa CORRETA: 
	A adolescência é um período do desenvolvimento humano no qual ocorrem alterações nas diversas áreas biológicas, psicológicas, sociais e culturais e sempre foi uma fase reconhecida no estudo ser humano.
A adolescência é uma fase transição do desenvolvimento biopsicossocial, e por ser um evento global, ocorre independente do contexto cultural.
	O conceito de adolescência é uma construção social, não existia nas sociedades pré-industriais só passou a reconhecido a partir do sec. XX na sociedade ocidental e se constitui como um fenômeno global, mesmo assumindo formas distintas em culturas diferentes.
	A adolescência atualmente é uma fase do desenvolvimento humano caracterizada, principalmente, pelas mudanças/amadurecimento físico e biológico.
	A fase do desenvolvimento biopsicossocial denominada adolescência dura dos doze aos dezoito anos de idade em todas as culturas.
2 Segundo o teórico Erik Erikson, o desenvolvimento humano, é divide em 08 estágios, cada estágio se refere a uma crise, a resolução (ou aquisição) positiva (ou com sucesso) de cada estágio resulta em uma personalidade saudável e com interações bem sucedidas com os outros. Segundo ele, a crise de desenvolvimento psicossocial que caracteriza o Estagio 5 é:
	autonomia X vergonha e dúvida
	confiança X desconfiança
	iniciativa X culpa
	Intimidade X isolamento
identidade X confusão de identidade
A psicanálise freudiana teve como um de seus elementos importantes a descoberta da sexualidade infantil, ou seja, que desde o início da vida existe função sexual, e não apenas a partir da puberdade.
Tomando em conta essa descoberta, a compreensão de Freud sobre o processo de desenvolvimento humano é denominada:
	sexual.
genital.
psicossexual.
cognitiva.
psicossocial.
4. “Hercowitz (2002) considera importante o desenvolvimento da sexualidade para o crescimento do indivíduo em direção a sua identidade adulta, inserção na estrutura social e determinação de sua autoestima e relações afetivas. Contudo, as mudanças no comportamento dos adolescentes em relação à sexualidade exigem atenção cuidadosa por parte dos pais e profissionais, devido às repercussões que incluem as vulnerabilidades relacionadas à saúde reprodutiva.” (Alencar et al, 2008, p. 160)
Após a leitura do trecho analise as proposições abaixo:
	é o momento em que a experimentação da sexualidade vai possibilitar uma estruturação de sua identidade.
os estudos mostram que a iniciação sexual dos/das adolescente/jovens tem sido cronologicamente adiada, principalmente na última década. 
é um ciclo decisivo para demarcação de diferenças de gênero no campo de identidade.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as proposições acima: 
	Apenas as alternativas I e III estão corretas
Apenas as alternativas I e II estão corretas
	Todas as alternativas estão corretas.
Apenas as alternativas II e III estão corretas
Todas as alternativas estão incorretas.
5. “Consiste em toda forma de maus tratos que ocorra em uma relação de responsabilidade ou poder e que resulte em dano à dignidade, saúde e desenvolvimento de crianças e adolescentes. As implicações da violência podem estender-se desde gastos em programas de proteção e sistema prisional até prejuízos nas esferas da saúde e qualidade de vida, além de óbito.” (MACEDO et al, 2016, p.487) 
A respeito da questão da violência contra crianças e adolescentes descrita no parágrafo acima, assinale a alternativa correta.
	A violência contra crianças e adolescentes no Brasil é causada exclusivamente por relações estruturais típicas de sociedades capitalistas geradoras de desigualdades socioeconômicas.
A violência doméstica contra crianças e adolescentes é menos frequente na realidade brasileira contemporânea que no passado.
	A violência interpessoal é a principal razão pela qual jovens de 10 a 19 anos perdem a vida precocemente no Brasil, revelou a Organização Mundial da Saúde (2019)
	A violência cometida contra crianças e adolescentes não foi tipificada como crime; logo, não há possibilidade de responsabilização dos envolvidos.
A violência sexual contra crianças e adolescentes constitui grave violação dos direitos humanos, mas não mereceu a atenção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), já que não é tipificada como crime.
6. “Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), as crianças e adolescentes representam respectivamente cerca de 30% e 14,2% da população mundial. Nessas populações, são encontradas altas taxas de prevalência de transtornos mentais.” (Thiengo, Cavalcante e Lovis, 2014, p. 361). Diante desta afirmação e dos conteúdos visto analise as proposições que seguem sobre a saúde mental dos adolescentes:
I – A maioria dos adolescentes tem uma saúde mental boa, segundo o OMS.
II – A vulnerabilidade social não é um fator relevante na saúde mental dos adolescentes, já que esta fase do desenvolvimento é marcada por muitas mudanças físicas e hormonais e emocionais próprias deste período.
III – A violência, incluindo pais severos/autoritários e bullying, e problemas socioeconômicos são fatores estressores na saúde mental do adolescente.
Assinale a alternativa correta sobre as afirmativas acima:
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II e a III são falsas.
Todas as afirmativas são falsas.
As afirmativas I e III são verdadeiras, e a II é falsa.
As afirmativas I e II são verdadeiras, e a III é falsa.

Outros materiais