Buscar

A1 - Redes

Prévia do material em texto

No caso de uma rede de computadores interconectada, um dos conceitos mais importantes que podemos dizer são os domínios de broadcast e colisão e os dispositivos que se comunicam na rede. O administrador de rede leva esses conceitos e dispositivos em consideração ao projetar uma rede, precisamente porque eles afetam diretamente a disponibilidade e o desempenho. Visto que a rede A está conectada por meio de um hub e a rede B conectada através de um switch, a rede A terá sérios problemas de conexão que não podem ser encontrados na rede B.
Os sinais de rede são transmitidos por cabos. Esses cabos são de vários tipos, desde as mais simples, como UTP (sem blindagem e mais barata) até as mais novas e caras fibras ópticas. Por se tratarem de sinais elétricos, é natural que os sinais que passam por esses cabos estejam sujeitos a interferências.
O domínio de colisão é uma área lógica na qual os pacotes de dados podem entrar em conflito uns com os outros, especialmente no protocolo Ethernet. Quanto mais colisões ocorrerem, menor será a eficiência da rede. Este tipo de colisão de pacotes é comum em redes onde os hubs são descobertos como dispositivos de conexão.
O termo “hub” pode ser traduzido como “ponto central”. Um hub tem a função de interconectar computadores em uma rede local, ou seja, os dados recebidos de um computador são re-transmitidos para outra máquina através do hub. Acontece que eles não têm poder de processamento, o que cria um fenômeno de inundação na rede, que causa conflitos e reduz a velocidade da rede.
Além disse, outros usuários não poderão enviar informações durante esse processo. Por exemplo, em uma rede com 7 computadores, quando dois deles se comunicam outros cinco devem aguardar sua vez. Portanto, as redes interconectadas por meio de hubs costumam ser muito lentas, especialmente quando há muitas máquinas conectadas entre si.
Devido às limitações de transmissão de dados, os hubs foram completamente substituídos por switches que minimizam os problemas de conflito. O switch é uma ferramenta autorizada para para resolver conflitos de rede. Na conexão de rede, uma placa Ethernet será criada e enviada ao hub. O quadro será armazenado na memória temporária e o endereço de destino será verificado e a transmissão será realizada.
Em suma, é possível distinguir os principais equipamentos existentes na rede, bem como o domínio de broadcast e o domínio de colisão. É importante notar também que os equipamentos de rede representam um significativo desenvolvimento tecnológico da antiga conexão de rede, resolvendo completamente o problema de desempenho. Vale ressaltar também que no que se refere ao problema da conexão A, um investimento interessante para solucionar seu baixo desempenho é substituir o hub por um switch.

Continue navegando