Buscar

AV1-Tributario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estácio
Disciplina: Direito Financeiro e Tributário II
AV1
1.Em relação ao crédito tributário e o respectivo procedimento de cobrança, analise a seguinte alternativa: A certidão de dívida ativa, título extrajudicial extraído pela fazenda pública após a inscrição do crédito tributário em dívida ativa para posterior propositura da execução fiscal, é dotada de presunção de certeza e liquidez, e pode ser substituída a qualquer momento se constatado erro material em seu conteúdo. A afirmativa está certa ou errada? Justifique.
Resposta: Errado, pois, segundo o artigo 203 do Código Tributário Nacional, o missão de qualquer dos requisitos constantes no artigo 202 do mesmo código, são causas de nulidade da inscrição e do processo, dela decorrente.
 
2.No exercício do controle fiscal, o tribunal de contas identificou que a secretaria de fazenda do estado vinha, de forma contumaz, retardando por mais de cinco anos a constituição de muitos dos créditos tributários oriundos de tributos sujeitos a lançamento de ofício, fato que gerou, como consectário lógico, a impossibilidade de cobrar do contribuinte o crédito tributário. Nesses casos, não havia possibilidade de a autoridade competente realizar o lançamento. A respeito dessa situação hipotética analise a seguinte situação hipotética: Caso um contribuinte apresente a declaração exigida por lei e efetive o pagamento antecipado de tributos sujeitos ao lançamento por homologação, desde que inexistente lei estadual que fixe prazo distinto, o prazo para a homologação será de cinco anos, contados da efetiva ocorrência do fato gerador de cada tributo. A afirmativa está certa ou errada? Justifique.
Resposta: A afirmação está correta, segundo o artigo 150, parágrafo 4° do Código Tributário Nacional, desde de que não exista lei que fixe prazo.
 
3.Em 2010, vigia lei que estabelecia a alíquota de 3% para o tributo X. Em anos posteriores, essa alíquota foi modificada sucessivamente: no exercício de 2012, passou a ser de 1,5%; em 2013, de 2,5%; e, em 2014, de 4%. Assertiva: Nesse caso, se o fisco viesse a lavrar auto de infração em 2014 para efetuar o lançamento do imposto X sobre fato gerador de 2010, deveria adotar, naquele ano, a alíquota de 4%. A afirmativa está certa ou errada? Justifique.
Resposta: Errada, pois a auto de infração neste caso é um lançamento tributário, logo se aplica o que determina o artigo 144, caput, do CTN, ou seja, devesse observar a data do fato gerador.
4.Criados para reforçar o cumprimento do dever tributário pelo sujeito passivo, os privilégios e garantias compõem a essência do regime jurídico do crédito tributário, são-lhe ínsitos e dele não se apartam. As garantias do crédito tributário incluem a presunção relativa de fraude à execução e a indisponibilidade judicial de bens do devedor regularmente citado que não paga, não indica bens à penhora tempestivamente e em cujo patrimônio não há bens penhoráveis. A afirmativa está certa ou errada? Justifique.
Resposta: Errado, a execução fiscal é dotada de presunção de certeza e liquidez. O artigo 184 do CTN determina que responda pelo pagamento do credito tributário, a totalidade dos bens e das rendas, de qualquer origem ou natureza, do sujeito passivo, seu espolio, ou sua massa falida inclusive os gravados por ônus real ou cláusula de inalienabilidade ou impenhorabilidade, seja qual for a data da constituição do ônus ou da cláusula, excetuados unicamente os bens e rendas que a lei declare absolutamente impenhoráveis.
5.Em relação ao ato administrativo do lançamento, que engloba cinco operações: verificação da ocorrência do fato gerador da obrigação tributária; identificação da base de cálculo; cálculo do montante devido com a aplicação da alíquota; identificação do sujeito passivo, e à atividade desenvolvida para a constituição do crédito tributário, analise a seguinte afirmativa: A declaração prestada pelo contribuinte nos tributos sujeitos a lançamento por homologação não constitui o crédito tributário, pois está sujeita a condição suspensiva de ulterior homologação pela administração tributária. A afirmativa está certa ou errada? Justifique com o CTN e a jurisprudência do STJ.
Resposta: Errado, Nos teremos do artogo 142 do CTN, esta é uma modalidade de constituir credito tributário, apesar de estar sujeita a condição suspensiva, pois tal declaração tem o prazo de cinco anos para que possa ser homologada, neste prazo a administração pode homologar ou fazer o lançamento de ofício se por ventura jugar que tal pagamento contém erro, assim determina o artigo 149, inciso IV do CTN. A extinção do crédito, como afirma o artigo 156, inciso VII do CTN, só si da com o pagamento e a homologação do pagamento. Como pacifica o STJ em n.º436 “A entrega de declaração pelo contribuinte reconhecendo débito fiscal constitui o crédito tributário, dispensada qualquer outra providência por parte do fisco”.

Continue navegando