Buscar

APX2 Fundamentos da Educação III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial Adaptada 2 (APX2) – 1º SEMESTRE / 2020
Disciplina: Fundamentos da Educação III - História da Educação
Coordenador: Prof. Ramofly Bicalho dos Santos
Nome: Deocleciano da Silva Moreira Neto Matrícula: 18216090052
Polo: Cantagalo
ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO E ENVIO DA APX2:
Caros/as estudantes, 
1.A nossa APX2 ficará disponível entre os dias 09/06 (a partir das 16:00h) e 13/06 (até às 16:00h) – Não haverá envio após este dia e horário – fiquem atentos e antecipem o envio da sua APX2);
2. A avaliação deverá ser digitada neste mesmo formulário, respeitando o limite máximo de 10 (dez) linhas para cada questão discursiva;
3.Só existe uma opção a ser assinalada na questão objetiva. Em caso de duas ou mais opções assinaladas, a questão será zerada;
4.O envio do arquivo da sua APX2 deverá ser feito apenas em pdf ou word;
5.Caso o/a estudante esteja impossibilitado/a de realizar ou entregar a avaliação no prazo estabelecido, poderá ser solicitada a realização de APE, considerando as diretrizes definidas pelo CEA, ao final do período de isolamento, por meio da secretaria virtual na plataforma;
6. Sua avaliação é individual e intransferível. A desonestidade acadêmica seja cola, plágio ou outras ações danosas ao sistema educacional são passíveis de sanções disciplinares, sendo um direito imputado às instituições de ensino superior coibir tais práticas.
Atenciosamente,
Ramofly Bicalho dos Santos – coordenador da disciplina Fundamentos III - História da Educação e equipe de tutores presenciais e à distância.
1ª questão: (4,0 pontos)
Faça uma breve reflexão acerca da política educacional defendida e implementada no período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).
Durante a ditadura, os governos militares atuaram de várias formas sobre a Educação, estabeleceram controles sobre os conteúdos ensinados pela História e demais matérias, relacionando-os a ideologia implantada, utilizaram o ensino a serviço do regime ditatorial para formarem cidadãos dóceis, obedientes e ordeiros. Havia nesse período, ainda, a preocupação em formar indivíduos preparados para uma sociedade em industrialização. Pois a participação de empresários e intelectuais ligados ao ramo empresarial e industrial no Governo, deu um caráter burguês ao Regime Militar brasileiro. A política educacional militar foi implementada desde o ensino básico às Universidades, que sofreram um reforma no ano de 1968, que iam desde sua infraestrutura até suas diretrizes curriculares.
2ª Questão: (4,0 pontos)
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Lei 10.639/2003, apregoam que o Ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro. Com base no texto acima, discorra sobre a obrigatoriedade do Ensino de História da África e Indígena no Brasil, a partir dessas legislações.
Na década de 1990, acontece uma readequação do currículo aos temas contemporâneos, passasse a estudar a História como a história de todos os homens, e não só dos heróis ou dos vencedores. Surgem novas contribuições historiográficas, da história econômica, cultural e social e a incorporação de novos temas, e é nesse contexto que é implementada a obrigatoriedade do ensino de História da África e Indígena no Brasil. Essa obrigatoriedade tem como objetivo “corrigir injustiças, eliminar discriminações e promover a inclusão social e a cidadania para todos no sistema educacional brasileiro” (lei 10.639/03). Esta conquista se deu através de intensas lutas dos movimentos negros e indígenas e também das novas abordagens teóricas.
3ª Questão: Entre os mecanismos utilizados pelo regime implantado em 1964, para garantir a sua manutenção, destaca-se: (2,0 pontos)
A - O controle da estrutura partidária.
B - A descentralização do poder federal.
C - A manutenção da liberdade sindical. 
D - O alto investimento no ensino universitário.
E - O conjunto de restrições à penetração do capital estrangeiro.
Resposta correta: Letra A
Boa avaliação.

Continue navegando