Buscar

Saúde Pública: Doação de Órgãos, Epidemias e Direitos Individuais

Prévia do material em texto

1
        Questão
	
	
	Em um hospital foi diagnosticada morte cerebral de um paciente e a família decidiu pela doação de órgãos para transplantes. Alguns pacientes da fila nacional de transplantes foram beneficiados: um paciente recebeu um rim, outro paciente as córneas, outro o fígado, outro o coração. No que diz respeito a alocação de recursos em saúde, é correto afirmar que um órgão a ser implantado em um paciente é um recurso indivisível e heterogêneo, por que:
		
	
	Cada órgão atenderá até quatro pacientes, mas nem todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	
	Todos os órgãos atenderão a todos os pacientes, que serão diretamente beneficiados.
	 
	Cada órgão atenderá a apenas um paciente e nem todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	
	Cada órgão atenderá apenas até três pacientes, mas todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	
	Cada órgão atenderá até cinco pacientes, mas nem todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	Respondido em 11/09/2020 16:14:03
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Marque a opção correta:
		
	
	O desconhecimento protege a população contra o pânico diante de uma epidemia/pandemia;
	
	É competência somente dos profissionais de saúde mental, cuidar do pânico gerado em epidemias e pandemias, pois os sanitaristas e demais profissionais devem ter um foco biológico;
	 
	Trazer informações objetivas e precisas, pode acalmar a população em casos de epidemias e pandemias;
	
	O profissional de saúde deve ser extremante técnico em seus discursos diante de casos de epidemias e pandemias, pois mesmo que a informação fique mais difícil de entendimento, a população sente segurança no profissional;
	
	As ações de prevenção ocorrem de maneira correta, mesmo que não haja divulgação de riscos;
	Respondido em 11/09/2020 16:12:59
	
Explicação:
Os profissionais de saúde devem fazer orientações claras e de fácil entendimento para a população diante de situações de epidemia e pandemia, para que assim as ações de prevenção sejam eficazes.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Em situações epidêmicas, sabemos que a manutenção dos direitos individuais:
		
	
	é uma consequência natural dos acontecimentos.
	
	é idêntica à aplicada em situações de normalidade.
	
	jamais deverá ser suplantada pelos direitos coletivos.
 
	
	é prioritária e não pode ser transgredida.
	 
	fica sempre condicionada à preservação dos direitos coletivos.
	Respondido em 11/09/2020 16:17:01
	
Explicação:
Os direitos individuais incluem a vida, a privacidade, a liberdade e a não-discriminação, entre outros. Todos estes direitos devem ser preservados. Contudo, em situações excepcionais como de uma epidemia (doença disseminada em larga escala local) ou pandemia (doença disseminada em escala mundial), estes direitos individuais podem ser suplantados pelos direitos coletivos. Assim, a regra básica em situações epidêmicas, é a de que a manutenção dos direitos individuais fica sempre condicionada à preservação dos direitos coletivos.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Existem casos excepcionais, onde os direitos individuais podem ser suplantados pelos direitos coletivos. São os casos de epidemias ou pandemias, que significam, respectivamente:
		
	
	Uma doença não transmissível que ataca simultaneamente um grande número de pessoas em uma determinada localidade. Uma epidemia de grandes proporções, podendo ocorrer em vários países ao mesmo tempo
	 
	Uma doença infecciosa e transmissível que ataca simultaneamente um grande número de pessoas em uma determinada localidade. Uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por vários países.
	
	Epidemia e pandemia são sinônimos, e referem-se à uma doença infecciosa que ataca simultaneamente um grande número de pessoas.
	
	Uma doença infecciosa e transmissível que ataca simultaneamente um grande número de pessoas por todo o mundo. Uma epidemia localizada.
	
	Doença de causa local, sem risco de se espalhar para outras localidades. Doença de causa local que pode facilmente se espalhar para outras localidades.
	Respondido em 11/09/2020 16:18:12
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Em situações epidêmicas e geradoras de pânico, cabe aos profissionais de saúde:
		
	 
	compreender como natural esta ansiedade coletiva e atuar de modo a contribuir para a restauração da calma e da ordem pública.
	
	se preocupar, apenas, em montar um satisfatório calendário de atuação nos Postos de Saúde para dar conta da demanda da população.
	
	não se envolver com a questão, pois a orientação que pode dar a uns e a outros em  nada contribuirá para diminuir a ansiedade da população.
	
	deixar que as autoridades governamentais orientem a população.
	
	minimizar a ansiedade vinculada ao pânico, entendendo-a como histeria coletiva.
	Respondido em 11/09/2020 16:18:37
	
Explicação:
Um dos primeiros e mais imediatos efeitos sociais em situações epidêmicas é o pânico que acomete a população em geral. O desconhecimento sempre nos faz superdimensionar os riscos de uma situação. Este é um mecanismo de defesa psicológico normal e o profissional de saúde, principal agente de informação nestas situações, precisa compreender esta ansiedade coletiva e atuar de modo a contribuir para a restauração da calma e da ordem pública
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Nos últimos anos, várias novas doenças têm sido descobertas, algumas de ampla gravidade e de difícil controle. Desde a descoberta do vírus da imunodeficiência humana (HIV), no início dos anos 1980, mais de vinte patógenos foram descritas e envolvidas em diversas doenças. Essas novas doenças vêm a acrescentar a outras já existentes ¿ cuja incidência tem aumentado ¿ e entre os novos agentes microbianos encontram-se diversos vírus para os quais o arsenal terapêutico disponível é insuficiente. (GRECO, 2008) Segundo Greco (2008), essa situação tem características peculiares, entre elas:
a) aumento da população mundial (mais de seis bilhões de pessoas);
b) grandes movimentações dessas populações, consideradas espontâneas (viagens de lazer ou negócios) ou induzidas (guerras, secas e outros desastres ambientais);
c) aumento das doenças pela maior exposição de grupos específicos a situações de risco, como institucionalizados em prisões, asilos para idosos, orfanatos, migrantes e em escolas, as populações de rua e também aquelas com condições precárias de moradia;
d) mudanças do meio ambiente intensa e rápida, relacionada ao desenvolvimento econômico e industrial;
e) diminuição do suporte social, aumento do desemprego, urbanização desorganizada;
f) utilização intensa e desordenada de antimicrobianos, facilitando, por um lado, o aparecimento de cepas resistentes e, paradoxalmente, por outro, também contribuindo para o desenvolvimento de resistência quando da falta de aderência aos tratamentos.
 
Marque a alternativa CORRETA.
		
	 
	- Todas as alternativas estão corretas.
	
	- Somente as alternativas A, B, e C estão corretas
	
	 
- Somente as alternativas A, B e F estão corretas
	
	- Somente a alternativa E está correta
 
	
	- Somente as afirmativas B, D e F estão corretas
	Respondido em 11/09/2020 16:20:02
	
Explicação:
¿ página 95 do Livro Didático da disciplina Capítulo 4
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Letícia vive em uma cidade que está com epidemia de dengue. Ela foi ao médico e este imediatamente notificou o caso às autoridades sanitárias. Ele fez isso porque a comunicação compulsória das informações de pacientes acometidos pela doença às autoridades sanitárias não caracteriza uma quebra de privacidade, pois seu objetivo exclusivo é:
		
	
	o descontrole epidemiológico
	 
	o controle epidemiológico
	
	a fofoca
	
	manter a amizade com o secretário de saúde
	
	expor a paciente
	Respondido em 11/09/2020 16:23:13
	
Explicação:
As doenças que estão dentro do hall das epidemias orecisam ser notificadas em seusnúmeros para que haja um controle epidemiológico.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Em relação ao princípio da precaução, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta. I ¿ Trata essencialmente da relação entre o risco existente em uma ação e as medidas necessárias para prevenir os efeitos negativos advindos desta ação. II ¿ Na ausência de absoluta certeza científica sobre os riscos ou danos envolvidos em uma ação, é necessário que tomemos medidas eficazes preventivas de evitação de todas as possibilidades possíveis de danos. III ¿ Toda e qualquer medida preventiva em situações epidêmicas deve ser descartada sem que esteja absolutamente comprovada a ausência de sua necessidade. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, II e III
	
	II e III
	
	III
	
	I e III
	 
	I e II
	Respondido em 11/09/2020 16:25:45

Continue navegando