Buscar

Atividade reflexiva IV- interdiciplina meio ambiente

Prévia do material em texto

Bruna Wanzke Bargeri
RGM:20414951 
 No ensino fundamental já se pensa muito sobre o desenvolvimento de uma boa consciência ambiental nas crianças, pois quando falamos sobre conscientização ambiental com os alunos, eles levarão consigo essas informações que contribuem para sua formação social e para disseminação da informação, pois serão replicadores de informação reforçando aos pais a importante contribuição que eles podem ter na preservação do meio ambiente.
 Para conseguir atingir as crianças o melhor método é um bom plano de aula, que consiga levar experiencias e interdisciplinaridade, a final a vida e o ecossistema são complexos e precisamos entender de vários aspectos para compreender a necessidade de preservarmos nossos recursos.
 Os objetivos do plano de aula podem ser: Refletir sobre as mudanças ambientais e o impacto em nossas vidas e conscientizar sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente. Interligando as matérias de História, Geografia, Ciências Naturais e Meio Ambiente.
 Conteúdos que serão desenvolvidos: apresentação de textos e discussões sobre o tema, trazendo um pouco da História da cidade, refletindo sobre as mudanças que ela teve com o tempo em relação a poluição, mudança do clima etc.; Importância da reciclagem, entender os materiais que são feitas as embalagens e seu descarte correto; Diferenciação de solos, levar alguns tipos de “terra” (argila, areia, terra preta) e mostrar para a criança a diversidade de solos, conscientizando sobre a necessidade de não poluí-los; Experiencias com água e corante, mostrando como a poluição acontece de forma gradual, pois eles verão a água mudando de cor aos poucos.
 Os temas devem ser explorados ao máximo com uso de outros recursos como filmes, músicas, imagens etc. Esses meios devem ser combinados de forma inteligente para sempre acrescentar informações e deixar o assunto mais “leve” por meio de desenhos animados falando sobre preservação ou músicas que falam sobre a importância da água, entre outros.
 A avaliação deve ser continua sempre observando a participação dos alunos. Um portifólio pode ser uma boa opção, ele deverá ser composto por fotos, atividades coletadas durante o projeto, relatórios, fixas individuais relatando a participação do aluno nas atividades. 
 Dessa forma, com um bom plano de aula, com certeza o objetivo de conscientizar as crianças será efetivado, se tornarão cidadãos conscientes e replicadores de boas informações, fazendo diferença na comunidade e contribuindo para um planeta sustentável.
Referências
MANSANI, Mara. Como avaliar na educação infantil?. Nova Escola, 2018. Disponível em:<https://novaescola.org.br/conteudo/11906/blog-de-alfabetiza cao-como-avaliar-na-educacao-infantil>Acesso em: 13 de abril de 2020.

Continue navegando