Buscar

COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS 1 AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 1: Administração da Linguagem
COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS
As relações interpessoais são essenciais ao ser humano e a necessidade de comunicação é inevitável, seja na vida pessoal ou profissional. No caso das empresas, a boa comunicação entre seus colaboradores é um fator essencial e pode ser o diferencial que vai fazer com que a organização atinja seus clientes e tenha um bom relacionamento com seus fornecedores.
A COMUNICAÇÃO
A comunicação quando feita de maneira correta, proporciona eficiência, eficácia e efetividade à instituição. Quem escreve ou fala deve adequar sua escrita ou oralidade ao contexto, às situações da realidade social, evitando a promoção de Ruído Comunicativo.
Outro aspecto importante é a influência da tecnologia sobre o uso da palavra, determinando novas formas de comunicação, em que a palavra se mescla com outras linguagens para alcançar o êxito na expressão. Comunicação Empresarial é um diferencial competitivo e um dos recursos mais importantes, para a obtenção do sucesso da organização. Por isso, é essencial que no ambiente profissional o indivíduo administre o seu comportamento, principalmente a sua fala e escrita, utilizando a pontuação de forma correta, evitando tons agressivos, gerúndio, pleonasmo etc.
A maneira correta de se comunicar dentro de uma organização, está mais relacionada a forma de administrar a linguagem, independente do canal a ser utilizado.
É preciso ter atenção para não se utilizar de vícios de linguagem, ruídos, tons agressivos, influências do meio tecnológico e até mesmo cuidar da forma de se colocar através do gestual.
	 1a Questão
	
	Assinale a alternativa que aponta os elementos necessários para interagir de forma adequada, de acordo com a teoria clássica da comunicação:
		
	 
	emissor, receptor, contexto, mensagem, código e contato.
	
Explicação: De acordo com a teoria clássica da comunicação, os elementos necessários para interagir de forma adequada são emissor, receptor, contexto, mensagem, código e contato.
	
	
	 2a Questão
	
	Imagine que o chefe do setor em que você trabalha pede para a secretária convocar a todos os funcionários para uma reunião de emergência. A secretária envia então um e-mail informando: "Nosso líder conclama a todos para premente confabulação hoje no auditório ao findar da lida coletiva". Apesar de isento de erros gramaticais, podemos dizer que o e-mail enviado foi ineficiente porque:
		
	 
	foi inadequado para avisar os funcionários do setor sobre a reunião.
	 3a Questão
	
	Assinale a alternativa cuja palavra perdeu o acento devido à mesma regra que a palavra ideia.
	 
	Bóia
	
	
	 4a Questão
	
	Considere as  afirmações abaixo sobre Falar em Público:
I.O volume da voz deve ser adequado e cumprir a função de tornar sua mensagem audível.
II.É preciso expressividade, espontaneidade e dinamicidade na nossa fala
III. O jogo fisionômico, o movimento dos braços, das mãos e a postura corporal podem comunicar muita coisa.
Assinale a opção que analisa corretamente as afirmativas acima:
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
Explicação: Ao falar em público devemos considerar que o volume, o tom e o gestual complementam e reforçam a nossa comunicação.
	
	 5a Questão
	
	Nas aulas sobre Administração da linguagem e Recursos de Modalidade, constatou-se a importância da colocação do pronome, do uso da crase e da pontuação na comunicação empresarial. Isto porque ela só será eficiente se não gerar mal-entendidos e reprocessamentos. Assim, o mau uso das normas gramaticais poderá gerar na comunicação o fenômeno chamado de
		
	 
	Ruído Comunicativo.
	 6a Questão
	
	As relações interpessoais são essenciais ao ser humano e a necessidade de comunicação é inevitável, seja na vida pessoal ou profissional. No caso das empresas, a boa comunicação entre seus colaboradores é um fator essencial e pode ser o diferencial que vai fazer com que a organização atinja:
		
	 
	seus clientes e tenha um bom relacionamento com seus fornecedores.
	
Explicação: No caso das empresas, a boa comunicação entre seus colaboradores é um fator essencial e pode ser o diferencial que vai fazer com que a organização atinja seus clientes e tenha um bom relacionamento com seus fornecedores.
	 7a Questão
	
	Leia o texto e responda ao que se pede. Falar português no Brasil Manuel, recém-chegado de Lisboa, resolveu comprar uma pequena padaria. Como ninguém conhecia o estabelecimento, decidiu anunciar os produtos na porta da loja, aos gritos. - Quem quer comprar cacete?! - Entre na bicha à sua frente! As senhoras que passavam na rua, diziam: - Que homem pornográfico! Os portugueses chamam de cacete os pães bisnaga e "cacetinho" o pão francês. A bicha é uma fila de tamanho razoável... O fenômeno comunicativo ocorrido, gerado pela deturpação da mensagem, por causa da incompreensão do vocabulário regional português, chama-se
		
	 
	Ruído na comunicação.
	
	 8a Questão
	
	No ambiente profissional, é importante que o indivíduo administre seu comportamento, principalmente a fala e a escrita, evitando gerundismo e pleonasmo, por exemplo. Seguindo essas recomendações, leia as afirmativas abaixo e marque a opção correta:
I. Vou estar entrando em contato para resolver o problema.
II. Estou resolvendo o problema.
III. Estou resolvendo ambos os dois problemas
		
	 
	Apenas a afirmativa I é exemplo de gerundismo.
	
Explicação: O gerúndio foi utilizado de maneira inadequada, no lugar do verbo no futuro.

Outros materiais