Buscar

COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS 4 AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS 4 AULA
Recursos coesivos e fatores de coerência
Indrodução
Nesta aula continuaremos nosso trabalho relacionado à produção textual, explorando o uso dos conectivos e apresentando os recursos de coesão e coerência textuais, tão importantes aos textos. Veremos formas práticas de emprego dos conectivos, assim como a identificação dos diversos mecanismos de coesão e coerência textuais.
Vamos estudar também que a coesão e a coerência têm a ver com a harmonia das informações, ou seja, que as informações devem ser organizadas de um modo que façam sentido para quem lê.
	 1a Questão
	A coerência:
I- está relacionada à possibilidade de se construir um sentido para o texto;
III- é construída a partir do texto, com base no conhecimento de mundo do leitor/ouvinte;
 Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	 
	I e III
	
Explicação: A coerência é construída a partir do texto, e não no texto. Problemas na compreensão de um texto e falhas na sua interpretação estão relacionados à questão da coerência.
	
	 2a Questão
	
	(Na rua)
- Senhor, você sabe que horas são?
- Sei. Tchau!
No diálogo apresentado, é possível identificar uma incoerência
		
	 
	Pragmática
	
Explicação: Podemos dizer que esse tipo de coerência é verificado através do conhecimento que possuímos da realidade sociocultural, que inclui também um comportamento adequado às conversações. Assim, percebemos que na sequência de falas deste exemplo não há coerência.
	
	 3a Questão
	
	Escrevi a mensagem, pois precisava disseminar a informação.
O conectivo em negrito tem valor de:
		
	 
	Explicação.
	
Explicação: Este conectivo tem valor explicativo.
	 5a Questão
	
	Assinale a alternativa que possui conectivo que indica relação de comparação:
		
	 
	As mulheres são tão inteligentes quanto os homens.
	
Explicação: "tão quanto" expressa relação de comparação.
	 6a Questão
	
	Para se reconstituir a coerência estilística da frase: O advogado observou que sua petição não prosperaria haja vista seu cliente ter - enfiado o pé na jaca - , dever-se-ia substituir a expressão popular entre aspas por:
		
	 
	Admitido erros e excessos.
	
Explicação: Para se reconstituir a coerência estilística da frase:
O advogado observou que sua petição não prosperaria haja vista seu cliente ter - enfiado o pé na jaca - , dever-se-ia substituir a expressão popular entre aspas por: "admitido erros e excessos"
 " A coerência estilística vem da utilização de linguagem adequada às possíveis variações do contexto. Na maioria das vezes, esse tipo de coerência não chega a perturbar a interpretabilidade de um texto. É uma noção relacionada à mistura de registros linguísticos (formal x informal, por exemplo). É desejável que quem escreve ou lê se mantenha em um estilo relativamente uniforme." ( Conteúdo online)
	 7a Questão
	
	De acordo com a matéria da aula 4, a coerência textual é a qualidade do texto que lhe assegura:
		
	 
	Sequência lógica e continuidade de ideias.
	
Explicação: "Primeiramente, devemos considerar que um texto não é a soma de sentenças ou um aglomerado de frases. Ele deve ser um todo orgânico, com encadeamentos que tornem suas partes interligadas. Isso implica, na leitura, que não devemos tomar as frases ou as partes do texto isoladamente, sem considerar o seu contexto. Se o texto é um todo orgânico, então, sua compreensão não pode se basear apenas em um fragmento isolado do contexto. Um texto precisa ser delimitado. Alguém já disse que um texto é ¿delimitado por dois espaços de não sentido, dois brancos, um antes de começar o texto e outro depois¿, ou seja, um texto tem início e fim, está delimitado num determinado espaço. Isso implica uma organização textual. Se o texto é uma unidade, ele deve ter começo, meio e fim (PLATÃO & FIORIN, 2003, p. 17). O texto deve ser, também, gerador de sentido. Caso isso não aconteça, não se produzirá um discurso, o texto não se realizará. Os sentidos têm de ser marcados pela coerência, devem ser, também, confirmados a partir de seu contexto. A produção de um texto não está isolada de seu contexto histórico. O texto é o produto de um sujeito que pertence ¿a um grupo social num tempo e num espaço¿, alguém que ¿expõe em seus textos as ideias, os anseios, os temores, as expectativas de seu tempo e de seu grupo social¿ Assim, ¿é necessário entender as concepções existentes na época e na sociedade em que o texto foi produzido para não correr o risco de compreendê-lo de maneira distorcida¿ (PLATÃO & FIORIN, 2003, p. 17,18).O texto deve ser, também, gerador de sentido. Caso isso não aconteça, não se produzirá um discurso, o texto não se realizará. Os sentidos têm de ser marcados pela coerência, devem ser, também, confirmados a partir de seu contexto." ( Livro proprietário, p.44)
	 8a Questão
	
	Leia atentamente a tirinha abaixo:
(Disponível em: . Acesso em 14/02/2019)
No último quadrinho, a expressão "em outras palavras" só não poderia ser substituída por:
		
	 
	Contudo.
	
Explicação: O contexto exige um conectivo que dê ideia de conclusão. Portanto, ¿contudo¿, por indicar adversidade, não cabe no contexto.

Outros materiais