Buscar

Estudos do Lazer P1

Prévia do material em texto

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
	Disciplina: Estudos do Lazer 
	Tarefa: Atividade de Portfólio1
	Nome: Luís Fernando Daló Wendling
	RA: 
	Turma: 
	Parecer do Tutor: 
2
O segundo ciclo de estudos da disciplina Estudos do Lazer tem como eixo central a discussão em torno da formação e atuação profissional no campo do lazer. Vimos, a partir das reflexões realizadas, que se trata de um processo complexo e a busca por uma formação e atuação profissional, consistente e contextualizada é cada vez mais necessária nos dias de hoje. A fim de sistematizarmos a discussão proposta, você deve ler o texto Multiplicidade de profissionais e de funções (autoria de Luís Wilson Pina – páginas de 113 à 126), disponível no Livro Lazer: formação e atuação profissional (MARCELLINO, 2013: livro eletrônico disponível na Biblioteca Digital Pearson), selecionar duas características específicas (verificar o tópico “Os requisitos para o profissional) que devem ser buscadas pelo profissional do lazer e, produzir um texto dissertativo ,abordando a importância destas características na formação e atuação do profissional de Educação Física no referido campo.
A recreação deve ser encarada pelo praticante como um fim em s i mesmo sem que se esperem benefícios ou resultados específicos. A pessoa que busca sua recreação não pode ter outro objetivo com a prática e não ser o fato de se recrear. Há um total descompromisso e gratuidade na entrega ao teor das atividades como aproveitamento do acontecido. Não buscar qualquer tipo de retorno ou recompensa. A recreação deve ser de natureza a propiciar a pessoa exercícios de criatividade e levando a liberdade de atitudes de mudanças. Na medida em que se ofereça estimulação, essa criatividade ir á ao encontro da plenitude e satisfação pessoal. 
A animação cultural está diretamente relacionada ao trabalho com a comunidade. Ela visa lhe oferecer, enquanto instrumento educacional e recreativo, inúmeras vias de admissão ao universo da cultura e do conhecimento, seja através de manifestações expressivas naturais ou estruturadas. Este campo profissional também tem como meta aprimorar o caráter existencial de cada ser, por meio da evolução individual, a qual provoca ecos no grupo social. É preciso compreender nesse processo que a arte representa aquilo que as pessoas consideram enquanto arte, sendo necessário um trabalho de formação constante com as diversas camadas sociais para se apropriarem e dialogarem com as diferentes possibilidades de arte, bem como reconstruí-las. O animador cultural te m de terminadas qualidades que o distinguem dos demais profissionais, entre elas: ser expansivo, inventivo, dinâmico, flexível, interagir facilmente com pessoas de todas as faixas etárias e sociais, ser autêntico e natural no seu agir, e diplomático nas situações de confronto. Portanto, coloca-se como desafio para a formação profissional em Educação Física, voltada ao lazer, ampliar os espaços de formação no interior de seus currículos, possibilitar aos alunos, futuros profissionais, uma sólida base teórica, uma consistente compreensão do lazer enquanto política pública, uma significativa vivência nos espaços de atuação profissional e a prática da pesquisa na área do lazer, com isso, espera-se ter suscitado novos olhares em relação à formação na área do lazer. O esporte é um tema abordado constantemente em manifestações artísticas como teatro, cinema ou literatura. Contudo, a ligação entre a atividade física e as obras de arte não se limita à temática. As duas esferas se entrelaçam durante toda a história, e se complementam na edificação da identidade cultural de quem as apresenta.
Referência: 
PINA, Luiz Wilson. Multiplicidade de profissionais e de funções. In: MARCELINO, Nelson. C. Lazer: formação e atuação profissional. Campinas: Papirus, 2013.

Continue navegando