Buscar

EDVAN_PEREIRA_DOS_SANTOS_ATIVIDADE3+correçao+1

Prévia do material em texto

12
Edvan Pereira dos Santos
POTENCIAL BRASILEIRO PARA GERAÇÃO DE ENERGIAS SUSTENTÁVEIS
GOVERNADOR VALADARES
1
2020
 Edvan Pereira dos Santos
POTENCIAL BRASILEIRO PARA GERAÇÃO DE ENERGIAS SUSTENTÁVEIS
Projeto apresentado ao Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitáriada FaculdadePitágoras.
Orientador:Danielle
GOVERNADOR VALADARES
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	1
1.1 O PROBLEMA	1
2 OBJETIVOS	2
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO	2
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS	2
3 JUSTIFICATIVA	3
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	4
5 METODOLOGIA	8
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO	09
REFERÊNCIAS	10
2
1 INTRODUÇÃO
A energia é de suma importância para a sobrevivência humana: tecnologias, transportes, indústrias, telecomunicações, saneamento e saúde, constituem as bases indispensáveis para associar o ser humano ao desenvolvimento. Desse modo, a busca por fontes capazes de suprir as necessidades de infraestrutura é de extrema relevância, uma vez que os recursos figuram-se finitos. Por isso, deve-se avaliar a necessidade de uma preocupação sustentável na esfera da produção e das matrizes energéticas.
O pensamento que move a ideia para as alternativas sustentáveis procede da crítica a matriz geradora de energia no Brasil, segundo o BP (2018) o país possui 70% de sua energia derivada de fontes hidroelétricas, correspondendo 10% do consumo global, sendo o terceiro país do mundo, encontrando-se atrás do Canadá. Por ser uma fonte alternativa renovável (energia hidráulica), o país concentra sua demanda sobre a carga dos rios e represas, assim a reflexão do trabalho almeja a necessidade para obter alternativas sustentáveis ao abastecimento de energia, pois não há como pressupor até o quando haverá vazão e volume necessário para mover as turbinas para produção energética. 	Comment by tutor: Não é indicado o uso de citações na introdução.
É necessária a exploração para o abastecimento, mas isso deve ser feito de modo racional em consonância como a preocupação ambiental. Assim, uma boa opção, seria a energia maremotriz é a energia proveniente das marés, e trata-se de uma das formas de geração de energia mais de limpa e renovável, e devido a essa importância, está sendo cada vez mais utilizada.
1.1 O PROBLEMA
Há um grande debate, à nível mundial, sobre assuntos ligados ao Desenvolvimento Sustentável, uma vez que há uma preocupação com o futuro das próximas gerações e do planeta. O Brasil, por ser um país tropical, pode ter uma grande produção dessas energias, se analisado todos os fatores, adequadamente. Assim, fica exposto o seguinte problema de pesquisa: Quais são os tipos de fontes alternativa que podem ser produzidos no Brasil, e os benefícios que eles podem gerar? 
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Dissertar sobre energias sustentáveis (renováveis), seus benefícios e a capacidade brasileira para a produção dessas energias. 
2.1 OBJETIVOSESPECÍFICOS
· Caracterizar conceitos sobre desenvolvimento sustentável e sustentabilidade;
· Apontar algumas energias sustentáveis e os seus benefícios;
· Evidenciarqual é capacidade brasileira para geração de energias sustentáveis, e as medidas necessárias para aplicá-las e utilizá-las. 
3 JUSTIFICATIVA
Energias sustentáveis são aquelas que vêm de um recurso que poderá ser reabastecido no decorrer dos anos, por alguns recursos naturais, como a chuva, a luz, o vento, dentre outras. Assim, a utilização das diversas energias sustentáveis disponíveispode proporcionar muitas vantagens, essas sustentáveis,em comparação comas energias tradicionais, já utilizadas. 
Este estudo se justifica em apontarque a utilização das energias sustentáveis no Brasil pode proporcionar diversos benefícios, como por exemplo,a preservação do meio ambiente, mais economia nas tarifas de luz, e sobretudo, uma maior facilidade de se obter recursos naturais no Brasil. Para isso, busca-se estudar sobreo seu aproveitamento, tanto para uso residencial, quanto para estabelecimentos comerciais e indústrias, ajudando na economia brasileira, e sobretudo, nas questões sustentáveis;
Esteestudo será de grande relevância, pois demostrará a importância das energias sustentáveis e capacidade brasileira de geração dessas energias.Serão destacadas, alguns tipos de energias sustentáveis, como a eólica e a fotovoltaica, que tem sido amplamente utilizadas, e se mostrado eficientes, tanto para o consumo humanos, quanto para questões sustentáveis.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 SUSTENTABILIDADE
O planeta está em constante transformação, muitas delas, ocasionadas em virtude do comportamento humano, tanto das empresas, quanto do consumismo. O desenvolvimento sustentável, afirmaCavalcanti (2003), seria uma forma de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Esse desenvolvimento sustentável consiste em modificações de comportamentos e a aquisição de novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida para todos, visando sempre conservar o meio ambiente.
O crescimento urbano vem ocorrendo de formadesordenada.Por isso, questões ambientais e o crescimento da sensibilidade ecológica tomou grande crescimento nas organizações. Os governos se preocupamcada vez mais com questões que envolvem meio ambiente e os impactos que as organizações exercem sobre o mesmo (DIAS, 2006).
Essa preocupação ambiental, que consiste no cliente saber se os produtos oferecidos são ecologicamente corretos, etc (DIAS, 2006). Quanto a questão da preservação ecológica e sustentabilidade, irá direcionar a empresa para a preservação da sua imagem perante a sociedade, Governo clientes e todos os interessados.
Qualquer processo que a organização deseje implementar, pode envolver questões sobre meio ambiente e sustentabilidade, sendo portanto, um diferencial competitivo no atual mercado, que está cada vez mais competitivo. Dias (2006) finaliza dizendo que, com o mercado globalizado, há algumas exigências que não eram obrigatórias há algumas décadas atrás, como normas internacionais de certificação.
4.2 ALGUMAS ENERGIAS SUSTENTÁVEIS: ENERGIA EÓLICA E FOTOVOLTAICA
Energia eólica:A energia eólica, segundo Oliveira, Pereira e Veiga (2011),se trata da energia existente na movimentação dos ventos, ou também tida como aquela energia contida nas massas de ar da atmosfera. Estima-se que da energia total que está disponível dos ventos representa 2% da energia solar que é absorvida peloplaneta. É muito antiga a utilização dessa fonte de energia, e já era vista em moinho barcos a vela, moagem de grãos e até mesmo no bombeamento de água. Mas na década de 70, falou-se no uso da força do vento para obtenção de energia elétrica. Tudo isso em decorrência da crise do petróleo.
O aproveitamento da energia contida na força dos ventos, a eólica,transformando-a em energia elétrica, se baseia na conversão da energia cinética de translação para rotação, graças ao uso de turbinas eólicas, que se dá o nome de aerogeradores (OLIVEIRA; PEREIRA; VEIGA, 2011).
Assuntos como energia sustentável estão diretamente ligadas a questões de desenvolvimento sustentável. Isso ocorre, devido ao fato do aumento da população mundial e em consequenciate,vem aumentando a escassez energética, eisso tem sido alvo de muitas discussões e proporcionando estudos acerca do assunto. Oliveira, Pereira e Veiga (2011)dizem quea energia elétricaé o principal alvo dessas discussões devido à prevista escassez de recursos fósseis. Assim, emerge o debate sobre energia eólica surge, como uma alternativa que visa garantir o fornecimento de eletricidade, além de se tratar de uma fonte renovável, torna-se uma esperançadentro desse conceito de desenvolvimento sustentável.
Braga (2005) diz que essas questões energéticas surgem com a necessidade de suprir a demanda da crescente população mundial, com o objetivo de se manter ecologicamente sustentável. Entende-se que a energia é um dos setores primordiais da economia, tanto para cidadãos, quanto para as empresas. Umdos alicerces dasquestões que envolve sustentabilidade e economia de uma nação, é a sua capacidade de prever,logisticamente, qual seria a energia ideal para o desenvolvimento de sua produção, crescendo e se mantendo ecologicamente correto. 
Costa (2016) já diz que a energia elétrica é um fator essencial para qualquer setor socioeconômico, e acontecendo a interrupção de seu fornecimento comprometeria toda a qualidade e preços de mercado, abalando economicamente o país. 
Por fim, fica evidenciado por Braga (2005), que a energia eólica está se expandindo ao meio rural, haja vista sua importância para o meio ambiente e economia que ela proporciona. No Brasil, por exemplo, encontram-se muitas terras no meio rural com potencial eólico, e que não são difundidas. São áreas de reservas ambientais ou até mesmo de plantio ou rebanho. Economicamente falando, terras com alto índice de desemprego e baixo desenvolvimento social.
Energia fotovoltaica: A energia fotovoltaica, segundo Villalva(2012), se tratada energia oriunda da conversão direta da luz em eletricidade, que tem o nome de efeito fotovoltaico, sendo que a célula fotovoltaica, se trata de um dispositivo que é fabricado com o uso de um material semicondutor, o que fomenta nesse processo de conversão.
Os sistemas fotovoltaicossão capazes de se transformar em energia elétrica através das células fotovoltaicas, essas que são feitas para transformar a radiação do sol em energia elétrica, e o material mais utilizadoatualmente para fazer essa transformação, é o silício.Villalva(2012) diz que o Silício é um elemento químico, cujo símbolo é  “Si”  número atômico 14 e massa atómica  28 u, sendo normalmente encontra o estado sólido. Além disso, é o segundo elemento mais na Terra.É um componente encontrado no vidro, cerâmica e argila, e como dito, é um semicondutor, o que o faz ser usado na energia fotovoltaica. 
O efeito fotovoltaico geralmente acontece no momento que a luz, e segundo Zilles, Macêdo e Galhardo (2012), é absorvida pela célula fotovoltaica, então, nesse momento, energia dos fótons da luz é imediatamente transportada para os elétrons,e estes passam a movimentar-se. Com o movimento, acabam gerando a corrente elétrica. As células fotovoltaicas são dispostas de várias formas, e a mais comum é em formato de um painel. Além dos painéis, vê-se a utilizaçãode filmes flexíveis, com características semelhantes, ou com a incorporação de materiais, como o vidro, por exemplo. Essas diferentes formas de montagem são para à adequação do uso, alguns pensam em eficiência, já outros em questões arquitetônicas. 
Para Villalva(2012),os sistemas fotovoltaicos são classificados em duas classes: a primeira são os sistemas isolados, que são chamados de“off-grid”, e a segunda, os sistemas, que por usa vez, são conectados via rede, chamados de “grid-tie”. Os sistemas isoladosconfiguram aqueles que não se interligam a rede elétrica. Como características, eles são utilizados em locais afastados, ou porquê custo para se ter acesso à redeé muito alto. Esse sistema utiliza baterias, normalmente. Já os sistemas que utilizaminternet, servem normalmente como outroscanais para se conseguir energia,mas são utilizados como alternativas à fonte tradicional de energia.Não há necessidade de estocagem.
A energia fotovoltaica é considerada por muitos, uma tecnologia inovadora e promissora. Zilles, Macêdo e Galhardo (2012) salientam que, além dos benefícios já citados,ela tem a característica de não produzirresíduos,como a cinza, por exemplo, e a vantagem de não liberar calor residual, portanto, pelo lado sustentável, se analisa que a energia fotovoltaica não altera a biosfera. Para melhorar, evita o efeito estufa, pois não há queima de combustíveis. 
5 METODOLOGIA
Como metodologia para este trabalho, será utilizada a revisão de literatura, feita com base em livros de autores que abordaram bem o assunto como Villalva, Dias, dentre outros. Além de outros documentos, textos e artigos da Internet, dos últimos quinze anos, que servirão como um suporte para melhor entendimento do assunto.Serão utilizados como palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, meio ambiente, energias renováveis. 
6 CRONOGRAMA	Comment by tutor: Faça uma melhor distribuição das execuções das atividades em relação aos meses.(Exemplo de um Cronograma)
	ATIVIDADES
	2021
	2020
	
	JAN
	FEV
	MAR
	ABR
	MAI
	JUN
	JUL
	AGO
	SET
	OUT
	NOV
	DEZ
	Escolha do tema. Definição do problema de pesquisa
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	Definição dos objetivos, justificativa.
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	Definição da metodologia.
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	Pesquisa bibliográfica e elaboração da fundamentação teórica.
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	Entrega da primeira versão do projeto.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	Entrega da versão final do projeto.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	Revisão das referências para elaboração do TCC.
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Elaboração do Capítulo 1.
	
	
	
X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Revisão e reestruturação do Capítulo 1 e elaboração do Capítulo 2.
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Revisão e reestruturação dos Capítulos 1 e 2. Elaboração do Capítulo 3.
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	Elaboração das considerações finais. Revisão da Introdução.
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	Reestruturação e revisão de todo o texto. Verificação das referências utilizadas.
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	Elaboração de todos os elementos pré e pós-textuais.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Entrega da monografia.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Defesa da monografia.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
REFERÊNCIAS
BRAGA, B. et al. Introdução à Engenharia Ambiental. O desafio para o desenvolvimento sustentável. 2ª Ed. Pearson Prentice Hall. São Paulo, 2005
CAVALCANTI, Clóvis. (org.). Desenvolvimento e Natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez, 2003
DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006
OLIVEIRA, Adilson de; PEREIRA, Osvaldo Soliano; VEIGA, José Eli da. (Org.). Energia eólica. São Paulo: Senac, 2011
VILLALVA, Marcelo Gradella. Energia solar fotovoltaica: Conceitos e aplicações. Editora Érica; 2ª Edição2012
ZILLES, Roberto; MACÊDO, Wilson Negrão; GALHARDO, Marcos André Barros. Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica. Editora Oficina de Textos; 1ª Edição. 2012

Continue navegando