Buscar

Gestão Fin e Trabalho Ped na Edu Escolar e Não - ciclo2

Prévia do material em texto

Gestão Financeira e Trabalho Pedagógico na Educação Escolar e Não-escolar
Elisandra Colaço Misturini – RA 808546
(Portfólio - Atividade Ciclo 2)
								
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Gestão Financeira e Trabalho Pedagógico na Educação Escolar e Não-escolar
Tutor: Juliana Brassolatti Goncalves
POLO PORTO ALEGRE
2020
ATIVIDADE - PORTFÓLIO CICLO 2
Após a leitura do artigo de Lima, u. C.; Aragão, j. W. Intitulado “o conselho do fundeb e as práticas de participação institucionalizados, edufba, scielo books, 2010, responda as questões pontuadas abaixo. Você pode responder “questão por questão” ou mesmo elaborar um texto a partir delas.
1) A Educação do Brasil ao longo da História favoreceu a criação e formação de colegiados participativos de fato, como o Conselho do FUNDEB?
Pode-se dizer que sim, especialmente após o início da Nova República (1986 - 1996) quando houve o retorno da democracia e melhorias na educcao. Nos anos 90 surgiu necessidade de melhorar a distribuição de recursos públicos para a Educação. Porem, desde o período colonial até os dias de hoje tem havido luta por uma escola pública, gratuita e de qualidade para o povo brasileiro. O favorecimento da criação e formação de colegiados participativos ocorreu graças a Constituição Federal e a Lei nº 9394 de 1996, onde é assegurada a gestão democrática.
2) O que os Conselheiros entrevistados neste artigo entendem por democracia?
A visão dos conselheiros sobre democracia pode ser resumida da seguinte forma: o direito de opinar e ter decisões participativas; um espaço aberto onde cada um seja respeitado
nas suas ideias, nos seus anseios, mas que tenham responsabilidade para com essa democracia; a descentralização da questão política e criação dos conselhos.
3) O que significa ser membro PARTICIPANTE do Conselho do FUNDEB, para esses membros entrevistados?
Sobre a participação como membro do Conselho os entrevistados declararam ter o seguinte significado: a construção de um processo democrático de emancipação, autonomia: envolvimento, compromisso, responsabilidade social, olhar coletivo, engajamento, partilha.
4) Que tipo de práticas exercem nesse conselho e o que pensam sobre elas?
Segundo Lima e Aragão (2010) os conselheiros tem como atribuições acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, supervisionar o senso escolar e a elaboração da proposta orçamentária.
Os conselheiros julgam ser importante estarem habilitados para as funções que lhes cabem e relatam ser difícil o fato de não terem conhecimento contábil técnico para resolver as contas e papelada relacionada à função que exercem.
	
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Lima, U. C.; Aragão, J. W. O conselho do fundeb e as práticas de participação institucionalizados. edufba, scielo books, 2010. Acessado em 15 de maio de 2020.

Continue navegando