Buscar

Atividade genética

Prévia do material em texto

Atividades
1) (FATEC) A Engenharia Genética consiste EM uma técnica de manipular genes, que permite, entre outras coisas, a fabricação de produtos farmacêuticos em bactérias transformadas pela tecnologia do DNA recombinante. Assim, já é possível introduzir em bactérias o gene humano que codifica insulina, as quais passam a fabricar sistematicamente essa substância. Isto só é possível por quê:
a) O cromossomo bacteriano é totalmente substituído pelo DNA recombinante.
b) As bactérias são seres eucariontes.
c) Os ribossomos bacterianos podem incorporar o gene humano que codifica insulina, passando-o para as futuras linhagens.
d) As bactérias possuem pequenas moléculas de DNA circulares (plasmídeos), nas quais podem ser incorporados genes estranhos a elas, experimentalmente.
e) As bactérias são seres muito simples, constituídos por um único tipo de ácido nucleico (DNA).
Gabarito comentado
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra d.
Os plasmídeos são bastante utilizados em técnicas de biotecnologia. Ao se inserir um gene de interesse nele, a bactéria o transporta e o insere no genoma de outro organismo.
2) A clonagem do DNA pode ser usada para produzir proteínas humanas com aplicações biomédicas, como a insulina. Outros exemplos de proteínas recombinantes incluem o hormônio do crescimento humano, que é ministrado a pacientes incapazes de sintetizá-lo, e o ativador de plasminogênio tecidual (tPA/APt), que é usado para tratar derrames e prevenir coágulos sanguíneos. Proteínas recombinantes como essas frequentemente são produzidas em:
a) Bactérias
b) Vírus
c) Príons
d) Fungos
e) Células embrionárias
Gabarito comentado
Infelizmente, você errou!
Resposta correta: letra a.
As moléculas de DNA construídas a partir de técnicas de clonagem são utilizadas para vários propósitos em Biologia molecular, como a produção de biofarmacêuticos, a partir de bactérias.
3) (UNIFESP-SP) Em abril de 2003, a finalização do Projeto Genoma Humano foi noticiada por vários meios de comunicação como sendo a decifração do código genético humano. A informação, da maneira como foi veiculada, está:
a) Correta, porque agora se sabe toda a sequência de nucleotídeos dos cromossomos humanos.
b) Correta, porque agora se sabe toda a sequência de genes dos cromossomos humanos.
c) Errada, porque o código genético diz respeito à correspondência entre os códons do DNA e os aminoácidos nas proteínas.
d) Errada, porque o Projeto decifrou os genes dos cromossomos humanos, não as proteínas que eles codificam.
e) Errada, porque não é possível decifrar todo o código genético, existem regiões cromossômicas com alta taxa de mutação.
Gabarito comentado
Infelizmente, você errou!
Resposta correta: letra c.
O código genético é degenerado e universal. Isso quer dizer que há mais de um códon (trinca de nucleotídeos) que pode corresponder a um mesmo aminoácido. E é universal, pois todos (ou quase todos) os organismos possuem esse mesmo código, com as bases nitrogenadas A (adenina), T (timina), G (guanina) e C (citosina). Então, não importa se é equinodermo, ave, angiosperma, protozoários ou humanos, essa regra vale para todos. O código genético é para todos os organismos, o homem não pode ter um código genético só dele. Com isso, eliminam-se as letras a e b, que falam que a notícia está correta. As opções d e e, apesar de apontarem que está errado, também mencionam que há o código genético humano. A única opção que não diz isso é a letra c, que ainda completa o significado de Código Genético ao afirmar que “diz respeito à correspondência entre os códons do DNA e os aminoácidos nas proteínas”.
4) De acordo com pesquisas desenvolvidas no Projeto Genoma Humano, o número total de genes do genoma humano situa-se entre 30 mil a 40 mil, resultado que surpreendeu a comunidade científica, que acreditava ser esse número maior que 100 mil. A próxima meta de pesquisadores, na área da genética humana, é inventariar todos os genes efetivamente transcritos pelas células do organismo humano. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
a) O genoma humano consiste em todo o material genético contido nas células, que está organizado sob a forma de 46 cromossomos no núcleo, além de várias cópias de um cromossomo mitocondrial. Cada célula, individualmente, abriga todo o genoma do organismo que a contém.
b) O Projeto Genoma Humano trouxe respostas a todas as questões que envolvem o funcionamento do organismo humano.
c) O sequenciamento de um gene envolve sua clonagem em um vertebrado e a posterior amplificação em uma reação em cadeia da polimerase.
d) O sequenciamento do genoma humano dificultará o desenvolvimento de novos fármacos.
e) O sequenciamento do genoma dificultará o desenvolvimento de novas moléculas.
Gabarito comentado
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra c.
Genoma é a sequência completa de DNA (ácido desoxirribonucleico) de um organismo, ou seja, o conjunto de todos os genes de um ser vivo.
5) É uma técnica de biologia molecular que em poucos anos se tornou protagonista de um avanço surpreendente na genética. Por meio dela é possível inativar genes (knockout), integrar transgenes em regiões específicas do genoma (knock-in), mapear genes nos cromossos, regular positiva ou negativamente a expressão gênica (CRISPRa e CRISPRi), rastrear RNAs na célula (RNA tracking), visualizar regiões no genoma (DNA labeling), substituir sequências alélicas (allelic replacement), deletar genes, entre muitos outros. A técnica em questão é denominada:
a) PCR
b) RNA tracking
c) CRISPR
d) DNA labeling
e) knockout
Gabarito comentado
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra c.
O termo CRISPR, em tradução literal, significa “Conjunto de Repetições Palindrômicas Curtas Regularmente Espaçadas”. Sempre convenientemente localizado perto dessas sequências de DNA está o gene que expressa a enzima Cas9. Essa enzima tem a capacidade de cortar precisamente o DNA. Em uma nova invasão de vírus, a bactéria produz a Cas9 associada com fragmentos de DNA de sua memória. Caso o invasor possua uma sequência idêntica, ele será picotado e neutralizado. Esse complexo pode ser otimizado para células de qualquer organismo. Portanto, CRISPR-Cas9 é o nome dado para uma técnica de edição genética utilizado para modificar sequências de DNA precisamente e que vem revolucionando a biotecnologia nos últimos anos.
6) (UNIFOR CE/2003) Ultimamente tem sido anunciada uma série de “Projetos Genoma”, com o objetivo de sequenciar o genoma de espécies de importância econômica, como o eucalipto e o café. Sequenciar o genoma de um organismo significa descobrir:
a) O seu código genético.
b) A sequência de bases do seu DNA.
c) As relações de parentesco do organismo.
d) Os genes importantes na produtividade.
e) Os seus genes de resistência a pragas e doenças.
Gabarito comentado
Infelizmente, você errou!
Resposta correta: letra b.
Genoma é um conjunto de genes que carrega a informação genética de um ser vivo. O mapeamento do genoma humano significa a localização dos genes nos cromossomos e o conhecimento das distâncias físicas e genéticas que os separam, bem como o sequenciamento do DNA de cada cromossomo. Os genes são segmentos de DNA, nos quais a sequência das quatro bases nitrogenadas (A, C, G e T) constitui o código genético.
Atividade
1. (UFMG) A hipofosfatemia com raquitismo resistente à vitamina D é uma anomalia hereditária. Na prole de homens afetados com mulheres normais, todas as meninas são afetadas e todos os meninos, normais. É correto concluir que a anomalia em questão é:
a) Determinada por um gene dominante autossômico.
b) Determinada por um gene dominante ligado ao sexo.
c) Determinada por um gene recessivo autossômico.
d) Determinada por um gene recessivo ligado ao sexo.
e) Determinada por um gene do cromossomo Y.
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta é a letra B.
Podemos concluir que é um tipo de herança ligada ao sexo, pois a doença se manifesta em proporções diferentes em homens e em mulheres. Nos cruzamentos de homens afetados com mulheres normais, percebe-se que, naprole, os homens são normais. Isso demonstra que o gene afetado deve estar no cromossomo X, uma vez que aos filhos homens o pai transmite apenas o cromossomo Y, motivo pelo qual não são afetados. Observe também que todas as meninas são afetadas, pois receberam do pai afetado o cromossomo X com o gene para a doença. Em virtude de as meninas possuírem apenas um cromossomo X com o gene para a doença e serem portadoras dela, podemos concluir que é um gene dominante.
2. Analise as afirmações a seguir:
I. Homens daltônicos e hemofílicos herdam a doença da mãe;
II. Mulheres que possuem apenas um gene para o daltonismo não são daltônicas, porém todos os homens que possuem o gene são daltônicos;
III. A hemofilia é uma doença determinada por um gene dominante.
Está(ão) incorreta(s):
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas II e III.
Gabarito
Infelizmente, você errou!
Resposta correta é a letra C.
A hemofilia é uma doença hereditária determinada por um gene de caráter recessivo ligado ao X.
3. (UFRGS 2017) No bloco superior a seguir, estão citados dois termos utilizados na determinação do padrão de herança monogênica nas famílias; no inferior, os critérios envolvidos na descrição dos termos. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1 - Autossômica
2 - Ligada ao X
( ) Presença igual em homens e mulheres.
( ) Transmissão direta de homem para homem.
( ) Homens afetados terão todas as filhas afetadas, se a característica for dominante.
( ) Mulheres afetadas terão todos os filhos homens afetados, se a característica for recessiva.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 1 – 2 – 2 – 1.
b) 1 – 1 – 2 – 2.
c) 1 – 2 – 2 – 2.
d) 2 – 1 – 1 – 1.
e) 2 – 1 – 1 – 2.
Gabarito
Infelizmente, você errou!
Resposta correta é a letra B.
Na herança autossômica dominante, um fenótipo é expresso da mesma maneira em homozigotos e heterozigotos. Toda pessoa afetada, representada em um heredograma, possui um genitor afetado, que, por sua vez, também possui um genitor afetado e assim por diante. A herança ligada ao sexo ou herança ligada ao cromossomo X é aquela em que os genes estão localizados em uma região não homóloga do cromossomo X. Nesse tipo de herança, as fêmeas apresentam três genótipos, e o homem apresenta apenas dois.
4. (UFMS/ 2006) Uma mulher de visão normal, cujo pai é daltônico, casou-se com um homem também de visão normal. Lembrando que o daltonismo é uma doença de herança ligada ao sexo feminino, a probabilidade é de que:
a) Um quarto das filhas do casal seja daltônico.
b) Metade dos meninos, filhos do casal, seja daltônica.
c) Metade dos meninos e metade das meninas, filhos do casal, sejam daltônicos.
d) Um quarto dos meninos, filhos do casal, seja daltônico.
e) Um oitavo de todos os filhos do casal, tanto meninos quanto meninas, seja daltônico.
Gabarito
Infelizmente, você errou!
Resposta correta é a letra B.
O daltonismo corresponde à incapacidade relativa na distinção de certas cores que, na sua forma clássica, geralmente cria confusão entre o verde e o vermelho. É um distúrbio causado por um gene recessivo localizado na porção heteróloga do cromossomo X, o gene Xd, enquanto o seu alelo dominante XD determina a visão normal.
5. (PUC-PR) Analisando o heredograma a seguir, conclui-se que dois dos dez indivíduos são vítimas de uma anomalia causada pela ação de um gene recessivo. Assinale a opção que contém os números que representam indivíduos cujos genótipos não podem ser determinados:
a) 1, 2, 3, 5 e 6
b) 5, 6 e 7
c) 3, 8 e 10
d) 1, 2, 5, 6, 7, 8 e 10
e) 7, 8 e 10
Gabarito
Infelizmente, você errou!
Resposta correta é a letra C.
Como os indivíduos 1, 2, 5 e 6 tiveram filhos afetados, sabemos que são heterozigotos. Já os indivíduos 4 e 9 são homozigotos recessivos. Como o indivíduo 7 é normal, mas filho de uma mulher afetada, sabemos que ele é heterozigoto. Desse modo, não é possível determinar o genótipo de 3, 8 e 10.
6. (Vunesp) Considere o heredograma que representa uma família portadora de caráter recessivo condicionado por um gene situado em um dos cromossomos sexuais.
A respeito dessa genealogia, podemos afirmar que:
a) A mulher 2 é homozigota.
b) As filhas do casal 3 e 4 são, certamente, portadoras do gene.
c) As mulheres 2 e 3 são, certamente, portadoras do gene.
d) Todas as filhas do casal 1 e 2 são portadoras do gene.
e) Os homens 1 e 4 são, certamente, portadores do gene.
Gabarito
Infelizmente, você errou!
Resposta correta é a letra C.
Quando uma característica está presente em um cromossomo sexual e é recessiva, se no cromossomo X do homem o gene estiver presente, ela se expressará, diferentemente da mulher, em que o gene deve estar aos pares. Assim, podemos concluir que as mulheres 2 e 3 são portadoras do gene, mas não o expressam. A mulher 3 passou esse gene ao filho, que manifestou a característica.
Atividades
1. Um dos fatores mais importantes para que a evolução ocorra é a mutação, uma vez que esse processo está relacionado com mudanças no material genético do indivíduo. As mutações garantem que:
a) A seleção natural escolha os organismos mutantes.
b) A variabilidade genética aumente em uma população.
c) As características sejam passadas de um descendente para outro.
d) Os organismos adquiram apenas características vantajosas para sua sobrevivência.
e) Os organismos consigam sobreviver no ambiente.
Gabarito
Infelizmente, você errou!
Resposta correta: letra B
As mutações garantem um aumento da variabilidade genética, permitindo, assim, que características adaptativas surjam. As mutações nem sempre são benéficas e ocorrem de maneira aleatória.
2. Nem toda mudança no DNA é benéfica. Algumas são neutras e até mesmo prejudiciais para um organismo. Levando em consideração essa característica das mutações, dizemos que elas são:
a) Especiais
b) Estratégicas
c) Aleatórias
d) Evolutivas
e) Direcionais
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra C
As mutações são chamadas de aleatórias, pois não surgem em um organismo com um objetivo específico. As mudanças no DNA ocorrem completamente ao acaso.
3. Denominamos mutação as alterações que ocorrem na estrutura do material genético. Uma dessas alterações é a troca de uma base nitrogenada por outra, uma alteração estrutural no cromossomo conhecida por:
a) Deleção
b) Inserção
c) Adição
d) Substituição
e) Inversão
Gabarito
Infelizmente, você errou!
Resposta correta: letra D
A troca de uma base nitrogenada por outra no DNA (substituição) pode, por exemplo, levar a mudanças na proteína a ser produzida ou desencadear uma produção incompleta da proteína.
4. As mutações podem ocorrer naturalmente quando o DNA não se replica de maneira adequada. Entretanto, algumas influências externas também podem causar mutações, como é o caso da radiação. As radiações podem ocasionar a perda de trechos de DNA, um tipo de mutação conhecido por:
a) Adição
b) Inserção
c) Deleção
d) Substituição
e) Inversão
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra C
Na deleção, ocorre a perda de parte do DNA, o que prejudica toda a síntese proteica.
5. (Adaptado de FUVEST-SP) O fungo Neurospora crassa é capaz de crescer sobre substrato pobre em nutrientes (substrato mínimo), pois consegue produzir a maioria dos nutrientes de que precisa. Em um experimento realizado nos anos 1940, a exposição de esporos a raios X produziu uma linhagem de fungo que não conseguia se desenvolver em substrato mínimo.
O quadro a seguir mostra como foram feitos os testes de crescimento dessa linhagem de fungo em diferentes substratos e parte dos resultados observados:
Agora, analise os seguintes questionamentos:
I. O experimento mostrou que a nova linhagem de fungo deixou de produzir o nutriente C, mas que produzia os nutrientes A e B. Quais foram os resultados observados nos tubos 3, 4 e 5 que levaram a essa conclusão?
II. Que alterações os raios X devem ter provocado nos esporos para levar ao surgimento de uma linhagem de fungo incapaz de sobreviver em substrato mínimo?
Assinale a opção que responde corretamenteessas perguntas:
a) Em relação à pergunta I, nos tubos 3 e 4, o fungo não cresceu e, no tubo 5, o fungo cresceu. Em relação à pergunta II, os raios X provocaram mutações, inativando genes que codificam as enzimas necessárias para a produção do nutriente C.
b) Em relação à pergunta I, nos tubos 1 e 4, o fungo não cresceu e, no tubo 5, o fungo cresceu. Em relação à pergunta II, os raios X provocaram mutações, ativando genes que codificam as enzimas necessárias para a produção do nutriente C.
c) Em relação à pergunta I, nos tubos 2 e 5, o fungo não cresceu e, no tubo 4, o fungo cresceu. Em relação à pergunta II, os raios X provocaram mutações, inativando genes que codificam as enzimas necessárias para a produção do nutriente B.
d) Em relação à pergunta I, nos tubos 4 e 5, o fungo não cresceu e, no tubo 3, o fungo cresceu. Em relação à pergunta II, os raios X provocaram adaptação, inativando genes que codificam as enzimas necessárias para a produção do nutriente A.
e) Em relação à pergunta I, nos tubos 3 e 4, o fungo cresceu e, no tubo 5, o fungo não cresceu. Em relação à pergunta II, os raios X provocaram adaptação, ativando genes que codificam as enzimas necessárias para a produção do nutriente C.
Gabarito
Infelizmente, você errou!
Resposta correta: letra A
Ao analisar a tabela apresentada no enunciado da questão e ao observar a pergunta A, pode-se afirmar que nos tubos 3 e 4, houve o crescimento do fungo, no entanto, em relação ao tubo 5, constata-se que o fungo não cresceu. No que diz respeito à pergunta B, pode-se considerar que os raios X acarretam mutações as quais estão relacionadas com a inativação dos genes que codificam as enzimas necessárias para a produção do nutriente C.
Atividades
1. (FUVEST) Um homem com cariótipo 47, XYY pode originar-se da união de dois gametas – um com 24 cromossomos e outro com 23. O gameta anormal é um(a):
a) Óvulo
b) Espermatozoide
c) Óvulo ou espermatozoide
d) Ovogonia
e) Espermatogônia
Gabarito
Infelizmente, você errou!
Resposta correta: letra B
O gameta anormal é o espermatozoide, uma vez que o indivíduo apresenta dois cromossomos Y, os quais não estão presentes em mulheres.
2. A Síndrome de Down é causada pelo aumento de um cromossomo 21. Assim, trata-se de:
a) Monossomia
b) Diploidia
c) Trissomia
d) Triploidia
e) Monoploidia
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra C
A Síndrome de Down ou Trissomia do 21 – um caso de alteração cromossômica bastante conhecido – é um exemplo de aneuploidia.
3. A Síndrome de Turner é um tipo de monossomia, que pode ser representado pela fórmula cariotípica:
a) 47, XX +21
b) 47, XX +18
c) 45, Y0
d) 45, X0
e) 45, 00
Gabarito
Infelizmente, você errou!
Resposta correta: letra D
A Síndrome de Turner é uma aneuploidia e ocorre apenas em um cromossomo X, cujo indivíduo do sexo feminino apresenta ovário rudimentar, pouco desenvolvimento das mamas e baixa estatura.
4. Todas as alterações cromossômicas a seguir são exemplos de aneuploidia, exceto:
a) Síndrome de Down
b) Síndrome de Turner
c) Síndrome de Klinefelter
d) Síndrome de Edwards
e) Síndrome do miado do gato
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra E
A síndrome do miado do gato é um tipo de anomalia cromossômica estrutural.
5. (ENEM - 2015) A cariotipagem é um método que analisa células de um indivíduo para determinar seu padrão cromossômico. Essa técnica consiste na montagem fotográfica, em sequência, dos pares de cromossomos e permite identificar um indivíduo normal (46, XX ou 46, XY) ou com alguma alteração cromossômica.
A investigação do cariótipo de uma criança do sexo masculino, com alterações morfológicas e comprometimento cognitivo, verificou que ela apresentava fórmula cariotípica 47, XY, +18. A alteração cromossômica da criança pode ser classificada como:
a) Estrutural, do tipo deleção
b) Numérica, do tipo euploidia
c) Numérica, do tipo poliploidia
d) Estrutural, do tipo duplicação
e) Numérica, do tipo aneuploidia
Gabarito
Infelizmente, você errou!
Resposta correta: letra E
No exemplo citado na questão, houve um aumento no cromossomo 18. Portanto, a fórmula cariotípica é 47, XY, +18. Nesse caso, ocorreu uma alteração numérica. Além disso, é uma aneuploidia, pois não foi modificado todo o conjunto cromossômico.
Atividades
1. Quando falamos em câncer, pensamos em uma única doença. Entretanto, o termo é utilizado para definir um conjunto de mais de cem doenças. Todas essas enfermidades têm em comum o fato de apresentarem células:
a) Maiores que o normal.
b) Menores que o normal.
c) Que migram por todo o corpo.
d) Com crescimento desordenado.
e) Que não sofrem divisão celular e formam tumores.
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra D
Os diversos tipos de câncer caracterizam-se por apresentar células anormais que possuem um crescimento incontrolável. Essas células invadem tecidos e órgãos, espalhando-se pelo corpo.
2. Quando um câncer se espalha para além do local de surgimento, dizemos que ocorreu:
a) Reação tumoral
b) Metástase
c) Translocação
d) Neoplasia
e) Carcinoma
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra B
Denominamos metástase a situação em que as células começam a se dividir e invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes.
3. (COVEST) Sob certas circunstâncias, as células podem passar a se dividir de forma anormal e descontrolada. Essa multiplicação anômala dá origem a uma massa tumoral que pode invadir estruturas além daquelas onde se originou.
Com relação a este assunto, analise as proposições a seguir:
Células tumorais malignas podem se disseminar por todo o corpo do indivíduo, através da corrente sanguínea ou do sistema linfático.
Radiação solar em excesso, exposição a radiações ionizantes e certas substâncias químicas se apresentam como fatores de risco para o surgimento do câncer.
Diversas formas de câncer diagnosticadas em pulmão, laringe, esôfago e bexiga urinária, no homem, estão associadas ao tabagismo.
Estão corretas:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) III apenas
e) I, II e III
Gabarito
Infelizmente, você errou!
Resposta correta: letra E
A afirmativa I refere-se à metástase, e as afirmativas II e III referem-se a importantes fatores externos que estão associados ao surgimento de câncer
4. (UFTM) A Organização Mundial de Saúde classifica 432 agentes como cancerígenos ou potencialmente cancerígenos. Eles estão divididos em três grupos. No grupo 1, estão agentes comprovadamente associados ao desenvolvimento de câncer. Entre eles podem ser citados: bebidas alcoólicas, tabaco,radiação ultravioleta, vírus da hepatite B, vírus da hepatite C e outros.
Adaptado de: Revista Veja, 8 jun. 2011.
Dos agentes que são comprovadamente associados ao desenvolvimento de câncer, podemos afirmar que: 
a) As bebidas alcoólicas e o tabaco causam câncer especificamente em órgãos dos sistemas digestório e circulatório.
b) A radiação ultravioleta danifica moléculas de RNA, presentes no interior do núcleo das células epiteliais, e isso desencadeia o câncer de pele.
c) Uma vez desencadeado o câncer em uma pessoa, que consiste em divisões meióticas descontroladas, seus descendentes também herdarão essa característica.
d) Somente o etanol, álcool presente em bebidas destiladas, pode desencadear sucessivas divisões celulares, enquanto o metanol, presente em bebidas fermentadas, não possui efeito mutagênico.
e) Os vírus, ao se reproduzir no interior das células hepáticas, podem alterar o controle gênico celular e, com isso, promover divisões celulares descontroladas.
Gabarito
Infelizmente, você errou!
Resposta correta: letra E
Os vírus são organismos que podem alterar as atividades de uma célula, fazendo com que ela se divida descontroladamente.

Continue navegando

Outros materiais