Buscar

Planos de aula atletismo ensino fundamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Planos de aula atletismo ensino fundamental.
 IDENTIFICAÇÃO: Luana ferreira da luz
UNIDADE ACADÊMICA: uniplan
CURSO: Educação Física – Bacharelado
DISCIPLINA: Atletismo
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 aulas de 50 minutos /total 100mi
ANO/SEMESTRE: 2020 – 1 TURNO/TURMA: Predominantemente matutino – 4º período
PROFESSOR: melque costa
Dados da Aula:
Objetivos especifico.
Nessa aula de corridas os alunos poderão: aprender as diferenças entre andar e correr; experimentar diferentes velocidades/intensidades de corridas; vivenciar diversos ritmos de corridas em relação a distâncias a serem percorridas; se familiarizar com algumas regras de organização desse esporte; perceber as diferenças entre os colegas em termos de resistência, força, velocidade; experimentar a corrida com obstáculos e o trabalho coletivo no atletismo (considerado um esporte mais individual); etc.
Duração das atividades.
2 aulas de 50 min./total: 100mi
* Idade entre 11 e 12 anos, com alunos da 6ª7 anos , atividades com meninas e meninos e com um 5 a 30 alunos
*Estratégias e recursos da aula
Espaços: Qualquer espaço aberto e amplo da escola ou dos arredores.
* Aquecimento
Ao sinal do professor os alunos darão 10 voltas ao redor da quadra de basquete. No final da primeira parte da aula, os alunos terão alongamentos dos grupos musculares exigidos nas atividades.
Materiais: Não são essenciais, mas sugiro bancos, latas ou algo que possa servir de obstáculos para as crianças; giz para marcação no chão, cones, cordas, etc; qualquer material disponível ou outros materiais adaptados; bastões, réguas, gravetos, garrafas tipo “squeeze” para a corrida de revezamentos.
Algumas dicas:
Professor, tente sempre iniciar suas aulas em círculo, com todos os alunos, anunciando e organizando as atividades da aula. Também é importante que as avaliações – a conversa do final da aula - tenham a participação de todos os alunos; novamente, a organização dos alunos em círculo permite que todos vejam todos.
Atividade 1. Pega-pega cada vez mais lento! (20 min. aprox.)
É interessante que os professores trabalhem com os alunos diferentes tipos de pega-pega, de acordo com a região do país onde se encontram. Nessa primeira atividade a proposta é escolher um “pegador” que deverá tocar os colegas considerando-os, assim, pegos. Todas as crianças começam a brincadeira podendo correr, mas a cada toque do “pegador”, o ritmo de corrida deverá ser reduzido de acordo com a seguinte progressão: 1º toque = corrida de frente, 2º toque = caminhada, 3º toque = virou o pegador! Dessa maneira, cada aluno poderá ser pego 2 vezes antes de ser o pegador. Na terceira vez, ele também vira pegador! A partir desse momento, a turma passa a ter mais de um colega “pegador”. A brincadeira termina quando todos os alunos forem pegos.
Atividade 2. Corrida pesada. 
Organizados em duplas, um colega segura na cintura um do outro oferecendo resistência à sua corrida. Os locais de saída e de chegada devem ser marcados no chão, sempre instruindo os alunos a trocarem de papéis a cada ida e volta, ou seja, se na ida A vai correndo e B oferece resistência, na volta B corre e A oferece resistência. Os professores devem estabelecer distâncias mais curtas para que os alunos consigam percorrer maior número de vezes o trajeto.
Essa atividade também pode ser feita com cordas, pedaços de câmara de ar de pneus, pedaços de panos, etc, para segurar o colega da frente.
Atividade 3. Vai de um jeito, mas volta de outro! 
Nessa atividade o professor pode dividir os alunos em quantos grupos achar necessário, não deixando que se formem grupos muito grandes (para que as crianças não permaneçam muito tempo nas filas). Duas vias de deslocamento devem ser traçadas: uma sem nenhum obstáculo e outra com obstáculos. Nas figuras abaixo você encontra algumas opções de obstáculos feitos com cones, cordas, pneus, etc. Uma outra opção também é fazer círculos no chão com giz, marcas de retas, um espaço que deve ser saltado, entre outras possibilidades.
Os alunos farão uma espécie de estafeta, ou seja, ao sinal do professor, o primeiro de cada fila corre até a marcação do outro lado da quadra (espaço demarcado), pela via sem obstáculos, e volta pela via de obstáculos batendo na mão do segundo da fila, que sairá imediatamente, fazendo o percurso da mesma forma que o primeiro. Os alunos continuam com essa dinâmica, sucessivamente, até que todos os alunos tenham participado. Ganha o grupo que completar o 
percurso primeiro, com todos os participantes. Obs.: nos momentos em que os alunos ficam em filas, ao mesmo tempo em que brincam, descansam. Então, os professores podem escolher o momento da aula mais adequado para essa atividade, trocando-a de lugar, quando necessário.
Atividade 4. Corrida de revezamentos.
Nessa atividade, os professores podem caminhar com alunos, marcando o percurso da corrida de revezamentos, marcando com eles os pontos onde ocorrerão as trocas de “bastão” ou outro material.
Conhecido e marcado o percurso, divida a turma em quartetos e /ou quintetos (sugestão). Combine com os alunos as formas de troca de bastões, quem ficará em cada ponto do percurso, quais os espaços permitidos para as corridas de duas pessoas da mesma equipe (durante as trocas), etc. Ganhará a corrida a equipe que completar todo o trecho primeiro. Essa corrida pode ser realizada com várias trocas entre as equipes para que os alunos vivenciem essa experiência com diferentes colegas.
Atividade 5. Avaliação (10min. aprox.)
Avaliação.
Pode-se avaliar os alunos pelo envolvimento em cada uma das atividades, perguntando diretamente para a turma. É interessante que o professor sempre reúna os alunos em roda para que todos vejam uns aos outros. É importante conversar sobre as impressões da aula e de cada atividade, especificamente, perguntando sobre as dificuldades e facilidades em brincar com grupos diferentes em cada atividade, em organizar as equipes e as corridas, em delimitar os espaços para as corridas, em entendimento dos combinados da aula e de cada “prova” do atletismo das quais participamos nesta aula.
Também é essencial conversar sobre as possibilidades que as aulas de Educação Física oferecem de vivência da prática distinta da do treinamento de alto nível. Portanto, os alunos que se dizem mais aptos para correr, mais velozes, por exemplo, podem ter dificuldades em manter a corrida por mais tempo. Por outro lado, um aluno que é menos veloz para corridas curtas pode ter ais resistência para maiores distâncias. O registro do aprendizado pode ser feito pelo próprio professor a partir dos relatos dos alunos.

Outros materiais