Buscar

ATIVIDADE 1 MATEMÁTICA FINANCEIRA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE 1 MATEMÁTICA FINANCEIRA
A matemática financeira faz parte do cotidiano de todas as pessoas, seja no âmbito familiar, seja no âmbito profissional. Trata-se de uma competência que deveria ser trabalhada desde o ensino básico. Dada a relevância desta disciplina e, os conceitos discutidos nesta unidade, discorra sobre a aplicabilidade da matemática financeira como um todo e, dos juros em operações do seu dia a dia, mencione exemplos da incidência de juros vivenciadas por você e explique a diferença associada a tomar um recurso emprestado no banco e fazer um investimento.
Muita gente pensa que quando entramos no terreno da Matemática Financeira estamos chamando atenção apenas de áreas como; financeiro, controladoria e contabilidade. Todavia, marketing, vendas e gestão de estoque - para citar uns exemplos - não escapam das aplicações da Matemática Financeira.
Através da utilização de diferentes conceitos matemáticos, como os cálculos dos juros (simples e compostos), os diferentes tipos de taxas e também os montantes e capitais, a matemática financeira é uma área matemática muito ativa no nosso cotidiano como:
Operações financeiras;
Tarifas e taxas de juros;
 Compras a prazo;
A mecânica de um empréstimo se baseia na tomada de recursos junto a um banco ou instituição autorizada a fazer esse tipo de serviço. Desse modo, você pede uma quantia de dinheiro emprestado para a financeira e, em troca, ela ganhará os juros que você pagará no processo.
Investimento é um desembolso em que há a expectativa de certo ganho ou resultado futuro. A partir desse raciocínio, vários itens podem ser considerados como capital para investir: tempo, energia, estudos, atenção e assim por diante. Assim, tanto investir tempo nos estudos para adquirir conhecimento quanto plantar uma lavoura são atitudes que podem ser entendidas como um investimento. Quando se fala de finanças, investir é basicamente aplicar dinheiro para que ele produza rendimentos no futuro. Isso é possível por conta do efeito dos juros compostos sobre as aplicações financeiras, que faz com que o dinheiro se multiplique.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando