Buscar

Trabalho Final de Negócios e Conectividade Global

Prévia do material em texto

Negócios e Conectividade Global, Trabalho Final
Tharick Matheus Ribeiro Bezerra UC18121945
Brasília
01 de Abril de 2020
AS FASES DO CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO: HAVAIANAS 
A partir do material das havaianas, explique:
1 – Comunicação é tudo. Nesse sentido, quais estratégias foram adotadas para a criação dos produtos Havaianas, no período de lançamento das primeiras unidades até 1973? E como se deu o Processo de inovação da partir de tal data?
Nascendo em 1962 baseadas no chinelo de palha de arroz japonês e mesclando o conceito de calçado versátil e simples com o "descontraído" e utópico Hawaii. A empresa desde seu primórdio, insistiu e cultivou a ideia de seu calçado disseminando a cultura e capilarizando sua venda e sua "marca" na demanda de uma parcela bem específica população, em uma "persona" de consumo, o trabalhador, elemento proeminente e muito presente na cultura Brasileira de 1960, já que, embora as Revoluções industriais houvessem acontecido já anos atrás, no Brasil elementos desse novo modelo cultural que afastava a população da vida no campo e aproximava do urbano, só começaram a se fortalecer com meados do fim do ciclo econômico do café, da borracha e do leite, levando parte de sua força de trabalho para para o setor industrial também instigado por a alguns estímulos econômicos recente, crises guerras e parcerias.
Em suma, a população possuía uma demanda e o comércio não a atendia corretamente, logo as Havaianas chegavam com um processo logístico rodoviário até bem elaborado para época, e de certa forma caricato para nossa cultura (note elementos culturais brasileiros sempre presentes na história das Havaianas, as entregas rodoviárias, as Kombis, as primeiras cores comercializadas e etc). 
Até 1964 "todo" trabalhador possuía seu calçado que seguia o modelo fordista de produção uma massa uniforme de chinelos, todos de única cor, até que em 1969 devido a um erro fabril a cor verde passou a ser comercializada e foi um sucesso, fazendo com que a empresa notasse esta nova demanda que ainda não havia sido contabilizada e passasse a produzir também outras cores, note aqui novamente elementos culturais, o verde e o azul. 
Deste período em diante, com a marca já estabelecida no mercado eles buscaram estabelecer sua ideia de originalidade, martelando o conhecido slogan "As legítimas".
2 – Explique o principal produto da empresa deixou de ser “básico” como arroz e feijão em 1980 para brilhar no Oscar em 2003
Com a marca já estabelecida naquela parcela da população, o trabalhador e sua família, as havaianas passaram a ser "a cara do povo", sendo até incluídas pelo Ministério da Fazenda na lista de produtos fundamentais o que fortaleceu foi muito positivo para sua base comercial e seu número de vendas, porém também aumentava a barreira para que atingissem outro tipo de perfil/cliente, reduzindo a possibilidade de identificação de clientes as classes econômicas de maior poder aquisitivo com a marca, e por conseguinte, reduzindo a chance de compra desta. Notando este impasse para atingir uma nova carteira de clientes, eles passam a trabalhar com outro Slogan, mudando de "As legítimas" para "Todo mundo usa", este presente até hoje, em conjunto com o novo slogan a marca investiu uma grande quantidade de recursos em estratégias de Marketing para este Rebranding elaborando propagandas que que visassem famosos utilizando seus calçados e etc, assim como lançando uma nova linha a "Havaianas Sky" que era um pouco mais sofisticada (até hoje investem cerca de 13% do faturamento em marketing).
 	Anos 90, as havaianas novamente se mostraram reativas (porém eficazes) com a demanda dos clientes criando um modelo monocromático, pois o produto já vinha sendo personalizado para ficar assim artesanalmente por clientes (Curiosidade, note que também foi assim no primeiro processo de alteração da gama de cores do produtos, uma reação).
Em 99 a estratégia de Rebranding iniciada em meados de 90 já mostra seus efeitos, aproximando as Havaianas do cenário onde dá de brinde pares aos indicados ao Oscar (2003), no ano de 99 as Havaianas aparecem calçando um modelo no desfile de Jean Paul Gaultier e daí por diante seguem o fazendo, diversificando mais, calçando mais pessoas de classes mais altas, e aumentando sua lista de produtos especializados até em elementos regionais, exprimindo para o mundo a cultura do seu país de origem (como o Special collection de 2001 que trazia elementos da cultura nordestina em seus pares) neste cenário seus produtos levam ao pé da letra o Slogan, "Todo mundo usa", agora as havaianas são globais. 
Em 2003, já envolvidas por uma “cara” e perfil completamente diferentes, as Havaianas presenteiam os indicados ao Oscar cada um com um par.
3 – O que a empresa fez para se reposicionar no mercado? E qual a importância dessa postura comercial para o desenvolvimento do negócio?
	Baseado na história apresentada ao longo dos anos, e na resolução das duas últimas perguntas, notamos um perfil estratégico de mudança exprimido na diversificação da sua lista de produtos e carteira de clientes, as Havaianas demonstraram tanto mudança ativa quanto reativa durante seu histórico, se adaptando as novas demandas, e criando outras, como o Special Collection em 2003 e as que brilham no escuro em 2000. Suas mudanças de Slogan também mostraram como a marca escolheu se posicionar em cada período, deixando bem clara as intenções de suas campanhas de Marketing. 
Em suma, logo de início as Havaianas foram criadas basicamente em um cenário de demanda movido por uma força exógena tecnológica, cultural e política, e dali por diante mostraram aptidão e adaptabilidade (eficaz) na implantação de mudanças tecnológicas (provindas da demanda e reatividade), culturais pois com a ascensão em números de classes além da trabalhadora, como a classe média e seu poder de compra que cresceu exponencialmente com a Globalização (lembrando que a classe média não se sentia muito confortável em se identificar com uma marca que se representava no momento principalmente com a classe trabalhadora). Logo, para prolongar e até mesmo dar início a novos ciclos de produtos e fases, a empresa investiu com força em expansão, rebranding, adaptação e estabelecimento de sua marca (lembre-se também da “As legítimas” que vieram antes do “Todo mundo usa”.)
Como brinde deixo abaixo uma curiosidade que corrobora para a ideia que tentei traduzir do “desempenho” da empresa.
Observação Pertinente sobre o ciclo de um produto, a marca e a efetividade da adaptação das Havaianas, hoje notamos o número de vendas da Havaiana Tradicional sendo “revivido”, pois para as novas gerações, o antigo se tornou “cool”, vintage, estiloso e cultural e as Havaianas souberam utilizar com maestria esta nova demanda do recurso, pois munidas de produtos antigos e irrigados (além de condutores) da cultura local só precisavam trabalhar no reestruturação do modelo do valor (na ótica do cliente) dos mesmos. Em anexo segue uma imagem retirada do site de vendas da Havaianas Modelo Tradicional (Branca com tiras azuis).
https://www.havaianas.com.br/havaianas-tradicional-azul-4001280-0031/p?idsku=18&gclid=CjwKCAjwg6b0BRBMEiwANd1_SPkMiFDDGYNLj2M7SYIAyDBuuNf06HCVAglVNWOALWKgYM_NqlUtBhoCgc0QAvD_BwE
image1.png
image2.png

Continue navegando