Buscar

Aplicação da Lei Processual Penal

Prévia do material em texto

1) Acerca da aplicação da lei processual penal no tempo e no espaço, assinale a opção correta. 
a) De acordo com o princípio da imediatidade, serão exercidos sob a disciplina de legislação superveniente os atos processuais de processo em andamento ainda não iniciados.
b) Em relação à aplicação de lei processual penal no espaço, o princípio da territorialidade é a regra geral, exceto em caso de crime contra a vida ou a liberdade do presidente da República, crime contra a administração pública e de delito de genocídio cometidos no estrangeiro. 
c) A lei processual penal posterior que, de qualquer modo, favoreça o agente deverá ser aplicada aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado. 
d) De acordo com o entendimento majoritário, a lei processual penal posterior e mais gravosa ao réu não deve ser aplicada a fatos cometidos na vigência de norma anterior, em decorrência do princípio tempus regit actum. 
e) Os prazos iniciados na vigência de determinada norma processual penal, em nenhuma hipótese, poderão ser afetados por norma processual posterior da verdade substancial ou na decisão da causa.
RESPOSTA CORRETA 
ALTERNATIVA A - De acordo com o princípio da imediatidade, serão exercidos sob a disciplina de legislação superveniente os atos processuais de processo em andamento ainda não iniciados.
Neste esteio, dispõe o Art. 2º do Código de Processo Penal, senão vejamos:
“Art. 2º A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior.” 
Neste interim, é importante ressaltar que a resposta de tal pergunta resta cristalina, uma vez que é irrazoável entender que o mencionado diploma afrontaria atos processuais já realizados, enquanto em verdade estes devem ser respeitados e, aplicando-se a lei nova tão somente aos atos processuais futuros, sem prejudicar o tramite já realizado.

Continue navegando